Perguntas Frequentes

Sobre o Lares Online

O que faz o Lares Online?

O Lares Online ajuda idosos e famílias a encontrar lares e outros serviços de apoio à terceira idade, com base no seu orçamento, necessidades e preferências. Se procura lares ou residências de idosos, apoio domiciliário, centros de dia, centros de convivio ou cuidados contiuados para si ou para um familiar, está no sitio certo! 

Porquê utilizar o Lares Online?

O Lares Online surgiu em 2011 e foi o 1º website especializado na divulgação de lares a prestar ajuda personalizada ás familias em Portugal, onde tem cerca de 6000 instituições listadas nas mais diversas valências e já  recebeu mais de 25000 pedidos. Somos uma plataforma informativa independente, que oferece apoio à familia. Não somos proprietários de lares, nem de qualquer equipamento representado na plataforma. A nossa missão é ajudar idosos e familias a encontrar a solução ideal. 

Quem paga os serviços do Lares Online?

Os serviços disponibilizados gratuitamente ás familias são pagos naturalmente, pelas instituições representadas na plataforma, onde os idosos são admitidos.

O que diferencia o Lares Online dos outros websites?

Na internet, é fácil encontrar anúncios de lares ou outros serviços de apoio a idosos, em motores de busca, listas telefónicas, diretórios ou sites de classificados. 
A maioria, permitem-lhe fazer uma pesquisa aleatória com base no tipo de resposta social que procura, assim como obter o contacto directo das instituições. 

O Lares Online foi desenvolvido para facilitar a vida das famílias, que muitas vezes não sabem por onde começar, nem se apercebam da importância de certas questões ou da diferença entre as muitas opções disponíveis. Basta que nos diga o que procura! Temos uma equipa de profissionais dedicados inteiramente ao seu dispor, para esclarecer as suas dúvidas, com conhecimento de vagas em tempo real e forma de saber quais são as instituições mais indicadas para o seu familiar idoso. Não podia ser melhor!

Ajuda

Como posso obter ajuda?

É muito fácil! Para obter ajuda, basta submeter um pedido de informações em qualquer um dos formulários, que se encontram na página de cada instituição ou ligar directamente para a nossa linha de apoio - 938 066 968. Mas, também pode submeter um pedido na página de ajuda.

Que tipo de ajuda posso receber?

Se ainda está a pensar vagamente numa solução residencial em lar de idosos ou qualquer outro serviço de assistência à terceira idade, sem uma data previsível de admissão, encaminhamos um pedido de informações para as instituições, na sua zona de preferência. As próprias, caso possam atender à situação que apresenta, irão gentilmente responder-lhe e fornecer-lhe algumas informações, para que possa fazer uma reflexão.

Se procura uma solução com alguma brevidade, identificamos por si instituições com vagas, que correspondam ás suas necessidades e orçamento familiar, evidenciando os pontos fortes fracos de cada uma e concedemos-lhe toda a informação que necessita para que possa tomar uma decisão consciente e informada.
 

Qual é a vantagem de solicitar ajuda ao Lares Online?

Irá poupar muito tempo e trabalho, porque a informação que importa chegará até si, sem esforço e sem sair de casa! 

Tenho que pagar alguma coisa ao Lares Online por solicitar ajuda?

Absolutamente! Não tem que pagar seja o que for ao Lares Online por solicitar ajuda. Nem assume qualquer compromisso. A plataforma é suportada pelas instituições, para poder ser disponibilizada ajuda gratuita aos idosos e ás familias. Mas, o nosso enfoque são sempre as suas necessidades e expectivas individuais.

Irei pagar alguma taxa adicional nas instituições por utilizar a ajuda do Lares Online?

De forma alguma! As instituições utilizam os serviços do Lares Online para facilitar a vida das familias. As próprias, aceitaram antecipadamente cobrar sempre os mesmos valores ás familias, quer lhes cheguem através do Lares Online ou por qualquer outra via. Assim como, será elegivel para descontos e promoções em vigor em cada instituição. Pelo que, não irão cobrar qualquer taxa adicional ou tentar recuperar o custo dos serviços que lhes prestamos, aos utilizadores da ajuda.

Posso solicitar ajuda apenas porque gostaria de ter algum apoio?

Sem dúvida! Estamos aqui para isso mesmo. Para lhe dar a segurança que necessita, para o alertar sobre determinadas questões, para o encoragajar e para o apoiar em todo o processo de pesquisa de lares ou quaisquer outros serviços dirigidos à terceira idade. A ajuda do Lares Online serve para todos, idosos e familias, mas sobretudo para os mais exigentes que sabem o que querem, para os mais desesperados por encontrar uma solução e naturalmente para os que estão muito distantes.

O que acontece a seguir à submissão do pedido de ajuda?

Será contactado por uma das nossas assistentes socias, que irá confirmar o seu pedido e dar-lhe seguimento, para que possa encontrar rapidamente uma solução! 

Obter Informações

Para que serve o pedido de informação?

O pedido de informação serve para aferir da possibilidade de admissão ou assistência ao seu familiar idoso em cada instituição.

Recebo ajuda ao submeter um pedido de informação?

Claro! Logo que submeta um pedido de informação, recebe o contacto de uma das nossas assistentes sociais. Oferecemos-lhe todo o apoio até resolver a situação. 

O que acontece a seguir à submissão do pedido de informação?

Analisamos em conjunto a situação do idoso e se a instituição, com base na informação disponivel, tiver condições e serviços para atender à sua situação individual, o pedido de informações é encaminhado para a instituição. Se a instituição não tiver vagas ou não for indicada para si, vamos ajudá-lo a encontrar uma alternativa!

Quando irei ter uma resposta ao meu pedido de informação?

Muito rapidamente, não se preocupe. Fique por favor, atento ao seu telefone e aguarde o nosso breve contacto!

O meu Caso Pessoal

Estou a ponderar entre lar de idosos e apoio domiciliário. Não sei o que fazer...

Uma das nossas assistentes sociais poderá ajudá-lo a perceber qual será a solução mais adequada à sua situação ou à situação do seu familar idoso. Se o idoso necessitar de assistência 24 horas por dia, o apoio domiciliário pode ficar mais caro do que o lar de idosos. Mas, se ligar para a nossa linha de apoio - 938 066 968, podemos falar melhor, sobre esta e outras questões.

Procuro um lar de idosos, mas considero várias zonas. Têm informação a nível nacional?

Podemos facultar-lhe informação sobre qualquer valência ou resposta social, quer seja estrutura residencial para pessoas idosas (tradicionalmente chamadas por lares de idosos), apoio domiciliário, centro de de dia, centro de convívio ou cuidados continuados, em qualquer parte do país. Basta que nos indique quais são as zonas da sua preferência, para que o possamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Pretendo contactar directamente um lar de idosos. Porque haveria de ligar para o Lares Online?

Porque será muito melhor para si! Se ligar para o Lares Online, pode saber mais sobre o lar de idosos que deseja contactar. Tal como, podemos ajudá-lo a avaliar as condições que oferece em relação às demais opções disponíveis, na zona onde se encontra. 

Tenho um orçamento limitado. Posso encontrar uma solução à medida do valor que posso pagar?

Temos forma de filtrar as instituições em função dos valores que o idoso e a familia podem pagar. Submeta um pedido, na página de ajuda e aguarde o nosso contacto!

Procuro um lugar onde a minha mãe seja feliz. Será que me podem ajudar ?

Essa é a nossa missão! Ajudá-lo a encontrar um lugar onde a sua mãe seja feliz, ajudar os idosos e familias a encontrar a melhor solução. A solução ideal é única cada cada um. Cada pessoa idosa tem a sua história, a sua individualidade. Tal como as pessoas, os lares de idosos são todos diferentes. Diga-nos o que procura e fale-nos um pouco de si ou do seu familiar idoso. Temos forma de saber quais são os equipamentos mais adequados para corresponder ás suas necessidades ou expectativas.

Procuro apenas vagas comparticipadas. Posso saber onde existem?

As vagas comparticipadas ou vagas sociais existem apenas nas instituições do sector solidário. E, são muito escassas para a procura, porque 85% dos idosos em Portugal tem reformas abaixo dos 400 €. Ou seja, estas raramente são imediatas. Podemos ajudá-lo a encontrar vagas comparticipadas, mas será mais fácil encontrar vagas privadas nas mais diversas instituições, sejam instituições lucrativas ou instituições não lucrativas.

Procuro outra instituição, porque não estou satisfeito(a). Posso contar com a vossa descrição?

Sem a menor dúvida! Basta que nos diga se devemos excluir alguma instituição na pesquisa. É muito frequente a mudança de instituição. Esta decisão é muitas vezes tomada sob pressão. Pelo que existem muitos casos de inadaptação, insatisfação ou mesmo más escolhas. A nossa missão é ajudá-lo encontrar uma solução, independentemente da razão.

Tenho urgência em encontrar uma solução. Posso saber de vagas imediatas?

Claro que sim! Essa é a mais valia da nossa central de ajuda. Em qualquer momento, em qualquer lugar do mundo onde se encontre, diga-nos apenas o que procura, que a informação sobre vagas que tanto precisa chegará de imediato até sí. Nunca mais vai prescidir do nosso apoio!

Preenchimento do Formulário

No meu pedido, refiro o valor de reforma do idoso ou o valor que a família pode suportar?

Uma coisa é o valor de conforto, outra coisa é o valor limite. Refira sempre o valor limite, porque o valor condiciona o número de respostas disponíveis para atender cada situação. Se a reforma for baixa deve referir um valor que inclua a comparticipação da familia (filhos ou descendentes que possam ajudar a suportar a assistência ao idoso). Se a família não tiver recursos financeirso, deve contactar a Segurança Social na sua área de residência ou inscrever o idoso em lista de espera para uma vaga comparticipada, em instituições do sector solidário.

Assistentes Sociais do Lares Online

Que tipo de apoio posso receber das assistentes sociais do Lares Online?

As assistentes sociais do Lares Online são profissionais qualifica​d​a​s muito experientes e atenciosas, com quem vai gostar muito de conversar! O apoio que poderá receber passa antes de mais, pelo levantamento das necessidades individuais do idoso e maiores preocupações ​da família. Depois, pela resposta ​a algumas ​dúvidas ​que possa ter e pela facultação de algumas informações sobre apoios sociais a idosos, que possam ajudar a financiar os serviços prestados pelas instituições.

Estruturas Residenciais

Como se procuram as estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI)?

Quando alguém procura uma ERPI, basicamente procura um "lar". Os lares desenvolvem a sua atividade, desde à muito, sob diversas designações: casa de repouso, lar de idosos ou lar de terceira idade. A designação residência, embora maioritariamente utilizada por instituições com tipologias habitacionais (apartamentos e/ou moradias), as ditas residências assistidas, também é utilizada por algumas instituições com alojamento em quartos, para se demarcarem da conotação asilar associada à palavra “lar”. Designações como residência geriátrica, residência sénior, residência de idosos, clube de idosos, clube de repouso, clube sénior, hotel de idosos ou hotel sénior, constituem o léxico de instituições mais recentes.

Lares e estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) são a mesma coisa?

Desde o século XV que existem lares, anteriormente designados de asilos. Desde os anos 50/60 que a palavra “lares” é associada ao conjunto das respostas residenciais para pessoas idosas ou outras que, por diversas razões independentemente da idade, possam necessitar de assistência. A presente legislação integra estas respostas, sob uma designação legal comum, “Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas”. Portanto, são a mesma coisa! Mas, no Lares Online chamamos-lhes apenas Estruturas Residenciais, considerando que todas as soluções que apresentamos são para pessoas idosas.

Existem lares ou estruturas residenciais para idosos com € 300 de reforma?

Não, propriamente. Existem algumas instituições onde o idoso paga de acordo com os seus rendimentos, mesmo que muito baixos. Mas, são muito poucas e raramente com vagas. Se a familia não pode efectivamente pagar mais do que € 300, contacte a Segurança Social na sua área de residência ou inscreva o idoso em lista de espera para uma vaga comparticipada, nos lares do sector solidário. Se a situação carece de uma resposta imediata, submeta o seu pedido nos distritos do interior do pais, onde poderá encontrar lares muito mais acessíveis, assim como algumas vagas comparticipadas, devido à menor procura destas regiões.

Em que diferem as estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) entre si?

Embora partilhem do mesmo objetivo, as ERPI diferem entre si no modelo de alojamento, que poderá ser em tipologias habitacionais (residências) e/ou em quartos (lares), assim como nas atividades que desenvolvem, nas comodidades de que dispõem, nos serviços e nos cuidados de saúde que prestam ou nos valores que cobram. Salvo algumas exceções, as ERPI recebem idosos, com diversos graus de dependência. As residências assistidas, embora se enquadrem nos mesmos pressupostos e finalidades, devido às suas características, são indicadas para idosos autónomos ou pouco dependentes, apresentando-se como um hotel ou condomínio, concebido para idosos que desejam elevados padrões de conforto e serviços complementares de manutenção da saúde.

Divulgar Instituição

Quero divulgar a minha instituição. Por onde devo começar?

Comece por se registar. Não tem qualquer custo associado. Se representa uma instituição solidária ou lucrativa, que tem várias respostas sociais, pode divulgar a sua instituição, assim como todos os seus equipamentos. As famílias procuram soluções no Lares Online. Mostre que os seus equipamentos existem e que estão ao seu dispor.

Quero aumentar a visibilidade da minha instituição. O que devo fazer?

Para aumentar a visibilidade da sua instituição, responda ás famílias que procuram uma solução. A visibilidade da sua instituição depende da exposição da sua oferta, o que exige uma comunicação activa com o seu público-alvo. E, quanto melhor descrever os seus serviços, mais as pessoas vão se interessar.

Porque deve a minha instituição estar presente no Lares Online?

O Lares Online é a plataforma de referência no terceiro sector. Através do Lares Online, a sua instituição é facilmente encontrada. Mesmo que uma familia não a conheça. Sendo um agregador de informação sobre respostas sociais para a terceira a idade, que acrescenta informação detalhada sobre cada equipamento, permite ás familias encontrar num único local, todas as ofertas que existem ao seu dispor.

Responder aos Pedidos

Quero responder aos pedidos que recebemos. Como posso responder?

Os pedidos são enviados para as instituições, mas para responder aos mesmos, estas utilizam os meios de contacto (telefone e/ou e-mail) disponibilizados pelos interessados, na área reservada a profissionais do Lares Online. 

Não tenho vagas na minha instituição. Devo responder aos pedidos?

Claro que sim! Mesmo que a sua instituição não tenha vagas, devem sempre responder aos pedidos. Tal como, devem sempre atender o telefone e abrir a porta a potenciais clientes. A divulgação constante dos seus serviços é fundamental para a sustentabilidade da sua instituição.

A minha instituição não tem capacidade de resposta, porque tem lista de espera...

As listas de espera valem o que valem. Sabemos que a maioria das pessoas que se inscreve em lista de espera, faz várias inscrições, em várias instituições. E caso tenham urgência, irão procurar outra solução. A inscrição em lista de espera é um procedimento comum, que serve de pouco quando surgem efectivamente vagas. 

Os pedidos são qualificados para a minha instituição?

Os pedidos são enviados para equipamentos localizados na zona indicada pelos interessados. Se os valores practicados nos seus equipamentos estiverem disponiveis e coincidirem com os valores indicados pelos interessados, só lhe serão enviados pedidos qualificados (por zona e por valor).

 

Imagens Certificadas

O que ganho com a certificação das imagens?

Com a certificação das imagens, podemos garantir aos visitantes da sua página que aquilo que estão a ver, corresponde ao que irão encontrar. 

A quem é atribuído o selo de imagens certificadas?

Aos equipamentos com imagens captadas pelos nossos fotógrafos. Não podendo neste caso, ser incluidas imagens com outra proveniência.

Já tenho imagens do meu equipamento... podem ser certificadas?

Pode utilizar as imagens que tem, desde que sejam reais e tenham a qualidade necessária para ser publicadas. Mas, não as podemos certificar.

Tenho que pagar alguma coisa pela certificação das imagens?

Não. A certificação das imagens é gratuita, mas é disponibilizada exclusivamente a Membros com planos pagos associados.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação.

Ajuda?

+351 939 667 800