Perguntas Frequentes
Que documentos necessito para fazer uma inscrição num lar?
Para efetuar a inscrição no lar, é necessário providenciar os documentos de identificação tanto do idoso, bem como do seu responsável legal, que frequentemente é um dos filhos. Além disso, é recomendado incluir documentos relacionados à situação clínica do idoso, como a nota de alta hospitalar, o relatório do médico de família e o guia terapêutico, isto é lista de medicação e instruções de toma.
Aconselha-se a também disponibilizar o boletim de vacinas, normalmente obtido no Centro de Saúde. É também comum algumas instituições pedirem uma declaração do médico de família atestando a ausência de doenças contagiosas.
Nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), para ser efetuado o cálculo da mensalidade, é comum solicitarem a nota de liquidação de IRS dos idosos, podendo requerer também dos filhos, além da possibilidade de uma declaração de bens. Geralmente, a documentação necessária encontra-se especificada no Regulamento Interno de cada instituição.