SAMS – Comparticipação para Lares e Residências de Idosos em 2024
Por Madalena Silva , 18 de Junho de 2024 Comparticipações
Por Madalena Silva , 18 de Junho de 2024 Comparticipações
Por Madalena Silva , 18 de Junho de 2024 Apoios Sociais
Ser responsável pelas atividades quotidianas de um idoso não é tarefa fácil. O grau de dificuldade é proporcional à carga de trabalho exigida ao cuidador e a carga emocional representa, também, uma pressão acrescida.
O cuidador tem de cuidar da saúde, da alimentação, da higiene pessoal, da administração da medicação e proporcionar momentos de recreação e lazer do idoso ou da pessoa dependente. Não raras vezes, o cuidador acaba por se descurar a ele próprio em prol da pessoa cuidada.
Não é inusitado que o cuidador acabe por se anular e negligenciar a sua saúde física e mental. O cuidador informal é um familiar, um amigo ou uma pessoa próxima, que é o principal responsável por zelar pelo bem estar e segurança da pessoa dependente, o que exige uma grande disponibilidade, tempo e responsabilidade. Mas, existe uma figura de apoio social que o Governo criou para o descanso do cuidador. Neste artigo, vamos explicar-lhe o que é o Descanso do Cuidador, quem tem direito e como se processa o pedido.
Por Sónia Domingues , 17 de Maio de 2024 Notícias
Por Sónia Domingues , 19 de Abril de 2024 Comparticipações
A ADM (Assistência na Doença aos Militares) é um subsistema de saúde direcionado aos militares dos três ramos das Forças Armadas: Exército, Marinha e Força Aérea. Abrange os militares no ativo, na reserva ou reformados, assim como os ex-combatentes e membros da família militar que cumpram os requisitos vertidos na lei. Neste artigo, vamos explicar como os beneficiários podem solicitar reembolso das despesas médicas em 2024, como também a possibilidade de requerer apoios e comparticipações nos lares de idosos ou no apoio domiciliário e em que circunstâncias o podem fazer.
Por Sónia Domingues , 05 de Abril de 2024 Lares e Residências
Com um castelo a vigiar todo o concelho, Palmela é uma vila histórica que beneficia da proximidade com Lisboa, mas mantém a sua identidade própria e não permite que o urbanismo predominante da Área Metropolitana de Lisboa abale a nobreza e a tranquilidade do concelho.
O património azulejar é preservado e muito estimado pelo município de Palmela. Um pouco por toda a vila, os idosos podem observar os azulejos que adornam as fachadas de diversos edifícios, entre igrejas, moradias particulares e edifícios públicos. Existem exemplares hispano-mouriscos, azulejos do século XVIII, azulejos de fachada das habitações burguesas do início do século XX, entre outros.
Neste guia, vamos dar a conhecer as inúmeras vantagens de escolher um lar de idosos em Palmela.