Guia para residentes em lares de idosos em Albergaria-a-Velha

Por Sónia Domingues , 11 de Abril de 2025 Lares e Residências

Na região centro, quase encostado ao mar, fica localizado o concelho de Albergaria-a-Velha, que foi fundado no início do reinado de D. Maria II. A localidade calma alberga menos de vinte e cinco mil habitantes e distingue-se pela aposta nos espaços verdes, o que a torna um local ideal para quem pretende ingressar num lar de idosos. 

Albergaria-a-Velha foi habitada desde a pré-história, havendo inúmeros vestígios que o comprovam. Será talvez pelas linhas de água abundantes que percorrem o concelho, que foi sempre local privilegiado para a população se fixar. É também devido aos longos cursos de água, que Albergaria-a-Velha tem um património de centenas de moinhos de água, que a fazem ostentar o título de concelho com maior número de moinhos de água inventariados da Europa.

Neste guia, vamos passear pelo pacato concelho de Albergaria-a-Velha, que apresenta atributos surpreendentemente cativantes para quem procura um lar de idosos na região. 



Oferta geral de lares em Albergaria-a-Velha

Existem 7 lares de idosos e residências sénior no concelho de Albergaria-a-Velha, três dos quais de natureza solidária, perfazendo 139 vagas sociais nesta localidade. Se alargarmos a busca ao distrito de Aveiro, poderá encontrar 139 lares e residências para idosos. A Rede Lares Online no concelho de Albergaria-a-Velha é composta por 68 camas.



Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Albergaria-a-Velha


Espaçosos, com muita luminosidade e bastante recentes, são características que se encontram em muitos dos lares de idosos em Albergaria-a-Velha. As linhas elegantes e clássicas proporcionam verdadeiro conforto aos idosos residentes, que podem contar com espaços verdes em grande parte das instituições.


A capacidade média dos lares em Albergaria-a-Velha é de 34 residentes e as visitas fazem-se sem imposição de horários limitados. Os idosos podem ficar alojados em quartos individuais e duplos, dispondo de camas articuladas e sistema de chamada, entre outras comodidades. Em comum, os lares de idosos em Albergaria-a-Velha oferecem uma área exterior de jardim e sala de atividades, para o convívio dos residentes. 

Serviços dos Lares de Idosos em Albergaria-a-Velha

Entre as diversas opções de atividades propostas pelos lares de idosos em Albergaria-a-Velha, destacam-se a manutenção física, aulas de expressão plástica, ateliers variados, passeios e visitas culturais. Os idosos também são convidados a fazer pequenos trabalhos de jardinagem, que os mantém conectados com a natureza. 


Atividades nos Lares da Idosos em Albergaria-a-Velha

Em termos de serviços de saúde, os lares de idosos em Albergaria-a-Velha habitualmente oferecem cuidados abrangentes, que incluem a visita de um clínico de medicina geral semanalmente, 50% dos lares oferecem cuidados de enfermagem todos os dias, assim como os serviços de um nutricionista, que faz o planeamento das refeições, conforme as necessidades nutricionais e eventuais restrições alimentares dos residentes. 100% dos lares asseguram animação sociocultural quatro vezes por semana.


Cuidados de Saúde nos Lares de Idosos em Albergaria-a-Velha

O valor da mensalidade média praticada pelos lares de idosos em Albergaria-a-Velha, situa-se em 1 560€ para quarto partilhado e 1855 € para quarto individual. Estes valores não refletem o preço de outros elementos necessários à saúde e bem-estar do idoso, tais como medicação, descartáveis, consultas de especialidade e terapias individuais. 


Preços Praticados nos Lares de Idosos em Albergaria-a-Velha


O que distingue a cidade: Albergaria-a-Velha


Para o idoso que gosta de estar rodeado de natureza, Albergaria-a-Velha dispõe de um vasto património natural, complementado e bem aproveitado pela autarquia, que aposta em rotas e trilhos, expondo as maravilhas naturais do município. 

O Caminho de Santiago passa por Albergaria-a-Velha e marca a identidade local. Foi neste concelho que nasceu a primeira albergaria do país e foi fundada pela Rainha D. Teresa, mãe de Afonso Henriques, para que os peregrinos tivessem um local para descansar do fatigante caminho.



Zonas emblemáticas de Albergaria-a-Velha


Inaugurado nos anos setenta do século passado, o Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha foi alvo de uma requalificação dos espaços interiores e na envolvente exterior, que vieram dar uma renovada vida àquele espaço. Na praça, o idoso pode encontrar 46 espaços de venda de frutas e legumes, pão e pastelaria, charcutaria e queijaria, mercearia, talhos, peixarias, hortícolas, flores e biológicos. Também poderá fazer refeições nos espaços de restauração existentes e aproveitar para conviver com a comunidade local.


A central Praça Fernando Pessoa é uma zona de descanso para os populares de Albergaria-a-Velha, que aproveitam as esplanadas e comércios que envolvem a praça, para descansarem da azáfama diária. A praça é ladeada por passeios largos e acessíveis, que fazem do espaço uma opção até para os idosos com menor mobilidade.


Guia para residentes em lares de idosos em Albergaria-a-Velha



Pratos típicos de Albergaria-a-Velha


Conhecida pelo seu festival do pão que se realiza anualmente, esta terra tem como pratos tradicionais o famoso leitão, as enguias e lampreia do rio e os tradicionais rojões. Para o idoso que tem uma queda para doces, deixamos o convite para provar os turcos, biscoitos doces cuja receita está no segredo dos Deuses.



Envelhecimento ativo em Albergaria-a-Velha


O residente em lar de idosos do concelho pode explorar o Programa Idade Maior (PIM) levado a cabo pelo município de Albergaria-a-Velha, que visa proporcionar atividade de diversa índole, de forma a que os idosos do concelho possam usufruir de um envelhecimento ativo. O PIM tem disponível várias oficinas, como trabalhos manuais, teatro e roda do conto, entre outras. Também disponibiliza aulas de educação física adaptada à condição física dos participantes e aulas de hidroginástica. 

A Associação de Educação e Cultura de Albergaria-a-Velha promove uma universidade sénior, com uma vertente de aulas de culinária, aulas de hortícolas e aromáticas, grupo de cavaquinho, entre outras atividades e convívios que garantem um saudável e muito social ambiente entre os idosos.


Guia para residentes em lares de idosos em Albergaria-a-Velha


Festas e eventos em Albergaria-a-Velha


O maior evento de Albergaria-a-Velha realiza-se no final de junho e início de julho. O Albergaria ConVida reúne milhares de pessoas à volta do artesanato e gastronomia locais e muita animação. Uma festa que há de tudo um pouco, para pessoas de todas as idades, onde certamente o residente em lar de idosos irá encontrar um ambiente multigeracional e muito popular.



O clima em Albergaria-a-Velha


Albergaria-a-Velha goza de um clima privilegiado. Situada perto da linha do mar, o sol é uma constante durante os longos meses de verão. A temperatura média nos meses mais quentes situa-se nos 32 ºC e a mínima habitualmente situa-se acima dos 15 ºC. Para o idoso que não suporta temperaturas extremas, Albergaria tem um inverno curto e ameno, com temperaturas entre os 5 ºC e 16 ºC, fruto da pluviosidade que se faz sentir no concelho.



Parques e jardins em Albergaria-a-Velha​


Para o residente em lar de idosos que gosta de dar breves passeios pela cidade, o Jardim da Praça Ferreira Tavares, mesmo em frente ao belo edifício que alberga a câmara municipal, é perfeito. De linhas clássicas e retas, e com o busto do benemérito local Napoleão Luiz Ferreira Leão a ocupar o centro, a praça tem arvoredo que proporciona belas sombras, onde o idoso se poderá recolher do sol, sentado num dos bancos existentes.


Com 560 metros dedicados ao percurso de baixa intensidade, o Circuito de Manutenção situa-se na zona industrial de Albergaria-a-Velha e poderá ser o local perfeito para o idoso se manter ativo fisicamente, uma vez que tem diversos equipamentos desportivos, mas de pouca dificuldade. O residente em lar de idosos pode aproveitar as sombras do parque de merendas, para desfrutar de um bom descanso e convívio.



A natureza em Albergaria-a-Velha


No baixo Vouga, muito próximo da entrada da Ria de Aveiro, existe um verdadeiro paraíso para as aves e outros animais. Trata-se de Pateira de Frossos, uma lagoa pouco funda, que atrai cegonhas, garças, pica-paus, lontras e texugos, entre outras espécies. Para o residente em lar de idosos que gosta de contacto com a natureza, a Pateira de Frossos é um local privilegiado, mas que dá acesso a equipamentos de apoio, como casas-de-banho, cafés e restaurantes.


Na freguesia de Valmaior, perseguindo a linha do rio Caima, situa-se o Parque de Valmaior, um espaço verdejante, de arvoredo que é perfeito para o lar de idosos promover um passeio seguro em plena natureza. O residente em lar de idosos pode sentir-se em sintonia com a natureza, desfrutando das benesses do ar puro que emana da floresta, beneficiando dos equipamentos de apoio lá instalados, como o parque de merendas, instalações sanitárias e os espaços para jogos tradicionais.



Guia para residentes em lares de idosos em Albergaria-a-Velha

Hospitais e unidades de saúde em Albergaria-a-Velha


O idoso que escolha um lar em Albergaria-a-Velha pode contar com oito unidades de saúde de cuidados primários, entre os quais um centro de saúde, unidades de saúde familiares, uma unidade de recursos assistenciais partilhados e unidades de cuidados na comunidade. Já no que respeita a cuidados hospitalares públicos, o residente em lar de idosos pode dirigir-se ao hospital de Aveiro, que fica a apenas vinte minutos de distância. A nível de hospitais privados, os idosos também terão de dirigir-se à localidade vizinha, onde podem encontrar o Hospital da Luz.



Museus e cultura em Albergaria-a-Velha


Já por si, a singularidade e arte do Palacete e Castelo da Quinta da Boa Vista, que alberga a biblioteca, merecem uma visita do idoso atento. A construção do edifício foi iniciada no final do século XIX e foi idealizada pelo arquiteto Joaquim António Vieira. Em 2001, a Quinta foi adquirida pelo município de Albergaria-a-Velha, que a adaptou para servir de casa à nova biblioteca, preservando os traços arquitetónicos exteriores e os elementos decorativos relevantes que se encontravam no interior. Para além da ampla seleção de obras literárias, o residente em lar de idosos pode frequentar os inúmeros eventos, palestras e exposições que decorrem naquele espaço. 


No meio da Zona industrial está o sítio arqueológico das Mamoas do Taco, composto por sepulturas coletivas do período neolítico com cerca de 6000 anos. Desde o final do século XIX que o concelho sabe da existência destes raros monumentos. O município entretanto inaugurou um original pólo museológico ao ar livre, que congrega outros monumentos megalíticos que foram encontrados e recuperados. O residente em lar de idosos em Albergaria-a-Velha irá gostar de visitar este espaço único e apreciar a arte das pedras com gravuras rupestres. 



Transportes e acessibilidades em Albergaria-a-Velha


Tratando-se de uma cidade pequena, Albergaria-a-Velha não dispõe de uma linha de transportes urbanos, mas existem transportes rodoviários que fazem a ligação entre as diversas freguesias do concelho e cidades vizinhas.
​ 



Procura um lar de idosos em Albergaria-a-Velha?

​Para uma escolha segura, submeta um pedido ou ligue (+351) 939 667 800.