Guia para os residentes em lares de idosos em Tomar
Por Sónia Domingues , 22 de Abril de 2025 Lares e Residências
Pertencente ao distrito de Santarém, Tomar é um concelho localizado no Ribatejo, parte da região centro de Portugal. Com uma população de 36.414 habitantes, Tomar tem muita história e é conhecida como «Cidade Templária», já que é uma antiga sede da Ordem dos Templários, possuindo até hoje monumentos que encantam pela sua riqueza artística e cultural.
A cidade conta com o Convento de Cristo, classificado como Património Mundial pela Unesco. A sua construção remonta a 1160 e está intimamente ligada aos primórdios do Reino de Portugal e ao papel então desempenhado pela Ordem dos Templários.
A cidade é conhecida por ter boa qualidade de vida e baixo custo, comparativamente às maiores cidades do país, por isso escolher Tomar para integrar um lar de idosos pode representar uma excelente decisão para um envelhecimento ativo com qualidade.
No concelho de Tomar existem 15 lares de idosos e residências sénior, 8 dos quais de natureza solidária. Já no distrito de Santarém existem 168 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 29 camas. O concelho tem 436 camas em lares de idosos de cariz social para idosos que optem por residir em Tomar.
As instalações dos lares da Redes Lares Online na cidade de Tomar são diversas, algumas em edifícios construídos de raiz, outras em casas adaptadas, mas todas com a infraestrutura necessária para oferecer uma melhor qualidade de vida aos idosos. A lotação média é de 29 residentes, tendo como comodidades em comum restaurante e um ginásio. Todos os lares da Rede Lares Online em Tomar oferecem acomodações em quartos individuais e duplos, equipados com camas articuladas e ar condicionado, não impondo quaisquer restrições horárias aos visitantes.
No plano de atividades dos lares da Rede Lares Online constam exercícios mentais, físicos e de ordem social, para assegurar o envelhecimento ativo dos seus residentes, designadamente através de manutenção física regular, estimulação cognitiva, expressão plástica, atelier de costura, e passeios e visitas culturais, entre outras atividades.
Os cuidados de saúde não podem ser descurados, quando se trata de responder às necessidades dos idosos. Por essa razão, todos os lares da Rede Lares Online em Tomar asseguram a visita de um médico de clínica geral uma vez por semana, serviços de enfermagem todos os dias, animação sociocultural quatro vezes por semana e consultas de nutrição incluídas na mensalidade.
Os valores médios mensais dos lares da Rede Lares Online no concelho de Tomar situam-se em 1 648€ para quarto partilhado. Se a opção recair no quarto individual, o valor da mensalidade média é de 2 157€. A este valor também acresce o valor de medicamentos, acompanhamento de especialistas, se necessário, e as possíveis deslocações a hospitais ou médicos especialistas.
Para o idoso que gosta de lugares especiais, Tomar tem particularidades de relevo desde logo através da presença da lendária Ordem dos Templários, que protegia os cristãos nas suas visitas à Terra Santa, mas também da importante presença de uma comunidade judaica. Tomar também se cruza com a maçonaria em Portugal, nomeadamente através da loja do Grande Oriente Lusitano. Estas influências foram muito marcantes para a cidade, adornando-a com uma mística especial, que o residente em lar de idosos no concelho poderá sentir em cada vestígio que ficou e na própria comunidade, que continua a ser especial e inconfundível na sua forma de estar.
O Centro Histórico de Tomar é, sem dúvida, um local privilegiado pela comunidade local e pelos inúmeros visitantes que percorrem as ruas e monumentos históricos. Desde logo, o idoso residente em lar vai apreciar um passeio pelas ruas estreitas feitas de calçada portuguesa, envoltas pelas casas tradicionais e bem conservadas. Desde o centro histórico é possível aceder aos monumentos mais marcantes da cidade, o Convento De Cristo e o Castelo de Tomar.

Tomar é um concelho recheado de bons pratos regionais, alguns deles bastante singulares e característicos, tal como a feijoada de caracóis, o coelho na abóbora e as couves à D. Prior, um prato que leva couve e carne picada por camadas, com pinhões e amêndoas de guarnição. A morcela de arroz também é muito representativa desta região, e acompanha com grelos. Mas os residentes em lares de idosos em Tomar podem optar por coisas mais tradicionais como o bacalhau, o cabrito e a dobrada. Da parte dos doces, quem nunca ouviu falar nas Fatias de Tomar? Um doce feito à base de ovos muito batidos, que são levados a cozer numa panela especial e depois, é cortado às fatias e envolto em calda de açúcar. Para comer com moderação por miúdos e graúdos.
A Universidade Sénior de Tomar (UST), com mais de trezentos alunos, constitui um ótimo exemplo na promoção de um envelhecimento ativo e muito rico em atividades e disciplinas. Esta academia de Tomar é muito ativa socialmente, através do Projeto de Intervenção na Comunidade, promovendo a participação dos idosos em inúmeros eventos, como as Marchas Populares. De resto, a UST ensina disciplinas como espanhol, francês, inglês, artes plásticas e artes decorativas, entre muitas outras. Ainda dinamiza a presença dos idosos em palestras e visitas culturais e recreativas.
Realizada de 4 em 4 anos no início do mês de julho, a Festa dos Tabuleiros é uma das celebrações mais antigas de que há memória em Portugal e vale a pena a espera de quatro anos. Tomar veste as ruas com flores de papel que pendem do alto das ruas, produzindo uma sombra colorida sobre os populares que passam por baixo. Os residentes em lares de idosos em Tomar irão assistir aos vários desfiles que se fazem por estes dias, nomeadamente o Cortejo dos Rapazes, onde os meninos e meninas da terra fazem um mini desfile, com tabuleiros, o Cortejo do Mordomo e o Cortejo dos Jogos Populares. Mas o auge da festa é o tão esperado e sentido Cortejo dos Tabuleiros, onde mulheres jovens carregam tabuleiros de pão e espigas de trigo, que dão em oferenda à Deusa Ceres, a deusa das colheitas e da agricultura.
Para aqueles que escolherem um lar em Tomar, é importante saberem que a cidade tem elevada probabilidade de ter céu encoberto por cerca de 8 meses por ano. Relativamente às temperaturas, Tomar tem máximas perto dos 31ºC nos meses mais quentes, que são em Julho e Agosto, e mínimas de 4ºC nos dias mais frios, no início do ano.

Nas margens do rio Nabão, também no coração do centro histórico de Tomar, podemos encontrar o Parque do Mouchão, que é um paraíso verdejante que contraria o movimento e a agitação da cidade. É um espaço ajardinado no meio do rio, uma pequena ilha ligada à cidade por pontes pedonais, que convida ao passeio e ao ócio dos idosos e da comunidade em geral.
Em Tomar, podem-se encontrar algumas áreas verdes como a Mata Nacional dos Sete Montes, que está situada no centro da cidade, junto a uma das suas principais avenidas. Esta mata tem cerca de 39 hectares e é o principal parque da cidade. Ela faz ligação ao castelo e é também conhecida como a Cerca do Convento, de que fazia parte integrante, sendo usada pela Ordem de Cristo como área de cultivo e recolhimento. Esta mata é ótima para caminhadas e outros exercícios ao ar livre.
Os residentes em lar de idosos em Tomar têm ao seu dispor diversos cuidados primários de saúde, que se concentram nos três centros de saúde do concelho. Em termos de cuidados de saúde hospitalares, o município é servido pelo Centro Hospitalar Médio Tejo E.P.E , que abrange os hospitais de Tomar, Abrantes e Torres Novas.
Num concelho e região tão ricos de património, o conjunto do Convento de Cristo destaca-se, em termos de imponência e em termos de importância histórica. Este conjunto monumental é composto pelo Castelo Templário de Tomar, o convento da Ordem de Cristo da época do Renascimento, a Mata dos Sete Montes, a Ermida da Imaculada Conceição e o Aqueduto dos Pegões. Esta é uma visita de excepcional significado que os idosos irão apreciar. De referir que o complexo foi alvo de algumas adaptações para o deixar acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Tomar tem também uma grande importância para a comunidade judaica em Portugal. É neste concelho que se encontra a Sinagoga de Tomar, o único templo hebraico existente em Portugal, que foi construído no século XV, a mando do Infante D. Henrique. A sinagoga está localizada na antiga Judiaria e alberga o Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto, onde o residente em lar de idosos pode visitar um acervo de documentos, objetos e lápides de origem judaica.

A cidade de Tomar está situada numa zona com fácil acesso a Lisboa através da A1 fazendo-se o percurso em cerca de 1h30 de carro. Mas este concelho também fica bastante próximo do Porto, a apenas 200 quilómetros, dispondo de uma estação ferroviária que faz as ligações aos diferentes pontos do país.
Em termos de transportes urbanos, os residentes em lares de idosos podem fazer diversos percursos que percorrem toda a extensão da cidade, com bilhetes e passes com preço reduzido para idosos.
A cidade conta com o Convento de Cristo, classificado como Património Mundial pela Unesco. A sua construção remonta a 1160 e está intimamente ligada aos primórdios do Reino de Portugal e ao papel então desempenhado pela Ordem dos Templários.
A cidade é conhecida por ter boa qualidade de vida e baixo custo, comparativamente às maiores cidades do país, por isso escolher Tomar para integrar um lar de idosos pode representar uma excelente decisão para um envelhecimento ativo com qualidade.
Oferta geral de lares em Tomar
No concelho de Tomar existem 15 lares de idosos e residências sénior, 8 dos quais de natureza solidária. Já no distrito de Santarém existem 168 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 29 camas. O concelho tem 436 camas em lares de idosos de cariz social para idosos que optem por residir em Tomar.
Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Tomar
As instalações dos lares da Redes Lares Online na cidade de Tomar são diversas, algumas em edifícios construídos de raiz, outras em casas adaptadas, mas todas com a infraestrutura necessária para oferecer uma melhor qualidade de vida aos idosos. A lotação média é de 29 residentes, tendo como comodidades em comum restaurante e um ginásio. Todos os lares da Rede Lares Online em Tomar oferecem acomodações em quartos individuais e duplos, equipados com camas articuladas e ar condicionado, não impondo quaisquer restrições horárias aos visitantes.

No plano de atividades dos lares da Rede Lares Online constam exercícios mentais, físicos e de ordem social, para assegurar o envelhecimento ativo dos seus residentes, designadamente através de manutenção física regular, estimulação cognitiva, expressão plástica, atelier de costura, e passeios e visitas culturais, entre outras atividades.

Os cuidados de saúde não podem ser descurados, quando se trata de responder às necessidades dos idosos. Por essa razão, todos os lares da Rede Lares Online em Tomar asseguram a visita de um médico de clínica geral uma vez por semana, serviços de enfermagem todos os dias, animação sociocultural quatro vezes por semana e consultas de nutrição incluídas na mensalidade.

Os valores médios mensais dos lares da Rede Lares Online no concelho de Tomar situam-se em 1 648€ para quarto partilhado. Se a opção recair no quarto individual, o valor da mensalidade média é de 2 157€. A este valor também acresce o valor de medicamentos, acompanhamento de especialistas, se necessário, e as possíveis deslocações a hospitais ou médicos especialistas.

O que distingue a cidade: Tomar
Para o idoso que gosta de lugares especiais, Tomar tem particularidades de relevo desde logo através da presença da lendária Ordem dos Templários, que protegia os cristãos nas suas visitas à Terra Santa, mas também da importante presença de uma comunidade judaica. Tomar também se cruza com a maçonaria em Portugal, nomeadamente através da loja do Grande Oriente Lusitano. Estas influências foram muito marcantes para a cidade, adornando-a com uma mística especial, que o residente em lar de idosos no concelho poderá sentir em cada vestígio que ficou e na própria comunidade, que continua a ser especial e inconfundível na sua forma de estar.
Zona emblemática: Tomar
O Centro Histórico de Tomar é, sem dúvida, um local privilegiado pela comunidade local e pelos inúmeros visitantes que percorrem as ruas e monumentos históricos. Desde logo, o idoso residente em lar vai apreciar um passeio pelas ruas estreitas feitas de calçada portuguesa, envoltas pelas casas tradicionais e bem conservadas. Desde o centro histórico é possível aceder aos monumentos mais marcantes da cidade, o Convento De Cristo e o Castelo de Tomar.

Pratos típicos de Tomar
Tomar é um concelho recheado de bons pratos regionais, alguns deles bastante singulares e característicos, tal como a feijoada de caracóis, o coelho na abóbora e as couves à D. Prior, um prato que leva couve e carne picada por camadas, com pinhões e amêndoas de guarnição. A morcela de arroz também é muito representativa desta região, e acompanha com grelos. Mas os residentes em lares de idosos em Tomar podem optar por coisas mais tradicionais como o bacalhau, o cabrito e a dobrada. Da parte dos doces, quem nunca ouviu falar nas Fatias de Tomar? Um doce feito à base de ovos muito batidos, que são levados a cozer numa panela especial e depois, é cortado às fatias e envolto em calda de açúcar. Para comer com moderação por miúdos e graúdos.
Envelhecimento ativo em Tomar
A Universidade Sénior de Tomar (UST), com mais de trezentos alunos, constitui um ótimo exemplo na promoção de um envelhecimento ativo e muito rico em atividades e disciplinas. Esta academia de Tomar é muito ativa socialmente, através do Projeto de Intervenção na Comunidade, promovendo a participação dos idosos em inúmeros eventos, como as Marchas Populares. De resto, a UST ensina disciplinas como espanhol, francês, inglês, artes plásticas e artes decorativas, entre muitas outras. Ainda dinamiza a presença dos idosos em palestras e visitas culturais e recreativas.
Festas e eventos em Tomar
Realizada de 4 em 4 anos no início do mês de julho, a Festa dos Tabuleiros é uma das celebrações mais antigas de que há memória em Portugal e vale a pena a espera de quatro anos. Tomar veste as ruas com flores de papel que pendem do alto das ruas, produzindo uma sombra colorida sobre os populares que passam por baixo. Os residentes em lares de idosos em Tomar irão assistir aos vários desfiles que se fazem por estes dias, nomeadamente o Cortejo dos Rapazes, onde os meninos e meninas da terra fazem um mini desfile, com tabuleiros, o Cortejo do Mordomo e o Cortejo dos Jogos Populares. Mas o auge da festa é o tão esperado e sentido Cortejo dos Tabuleiros, onde mulheres jovens carregam tabuleiros de pão e espigas de trigo, que dão em oferenda à Deusa Ceres, a deusa das colheitas e da agricultura.
O clima em Tomar
Para aqueles que escolherem um lar em Tomar, é importante saberem que a cidade tem elevada probabilidade de ter céu encoberto por cerca de 8 meses por ano. Relativamente às temperaturas, Tomar tem máximas perto dos 31ºC nos meses mais quentes, que são em Julho e Agosto, e mínimas de 4ºC nos dias mais frios, no início do ano.

Parques e jardins em Tomar
Nas margens do rio Nabão, também no coração do centro histórico de Tomar, podemos encontrar o Parque do Mouchão, que é um paraíso verdejante que contraria o movimento e a agitação da cidade. É um espaço ajardinado no meio do rio, uma pequena ilha ligada à cidade por pontes pedonais, que convida ao passeio e ao ócio dos idosos e da comunidade em geral.
A natureza em Tomar
Em Tomar, podem-se encontrar algumas áreas verdes como a Mata Nacional dos Sete Montes, que está situada no centro da cidade, junto a uma das suas principais avenidas. Esta mata tem cerca de 39 hectares e é o principal parque da cidade. Ela faz ligação ao castelo e é também conhecida como a Cerca do Convento, de que fazia parte integrante, sendo usada pela Ordem de Cristo como área de cultivo e recolhimento. Esta mata é ótima para caminhadas e outros exercícios ao ar livre.
Hospitais e unidades de saúde em Tomar
Os residentes em lar de idosos em Tomar têm ao seu dispor diversos cuidados primários de saúde, que se concentram nos três centros de saúde do concelho. Em termos de cuidados de saúde hospitalares, o município é servido pelo Centro Hospitalar Médio Tejo E.P.E , que abrange os hospitais de Tomar, Abrantes e Torres Novas.
Museus e cultura em Tomar
Num concelho e região tão ricos de património, o conjunto do Convento de Cristo destaca-se, em termos de imponência e em termos de importância histórica. Este conjunto monumental é composto pelo Castelo Templário de Tomar, o convento da Ordem de Cristo da época do Renascimento, a Mata dos Sete Montes, a Ermida da Imaculada Conceição e o Aqueduto dos Pegões. Esta é uma visita de excepcional significado que os idosos irão apreciar. De referir que o complexo foi alvo de algumas adaptações para o deixar acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Tomar tem também uma grande importância para a comunidade judaica em Portugal. É neste concelho que se encontra a Sinagoga de Tomar, o único templo hebraico existente em Portugal, que foi construído no século XV, a mando do Infante D. Henrique. A sinagoga está localizada na antiga Judiaria e alberga o Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto, onde o residente em lar de idosos pode visitar um acervo de documentos, objetos e lápides de origem judaica.

Transportes e acessibilidades em Tomar
A cidade de Tomar está situada numa zona com fácil acesso a Lisboa através da A1 fazendo-se o percurso em cerca de 1h30 de carro. Mas este concelho também fica bastante próximo do Porto, a apenas 200 quilómetros, dispondo de uma estação ferroviária que faz as ligações aos diferentes pontos do país.
Em termos de transportes urbanos, os residentes em lares de idosos podem fazer diversos percursos que percorrem toda a extensão da cidade, com bilhetes e passes com preço reduzido para idosos.