Guia para os residentes em lares de idosos em Alcobaça
Por Sónia Domingues , 21 de Abril de 2025 Lares e Residências
A cidade de Alcobaça tem como imagem de marca o Mosteiro do mesmo nome. Mandado construir por D. Afonso Henriques após a ocupação, este magnífico mosteiro de estilo gótico, alberga os túmulos de Dom Pedro e Dona Inês, que protagonizaram a história de amor mais comovente e dramática de Portugal. Mas esta localidade continua a preservar o estilo clássico e histórico nas ruas em redor do mosteiro, que lhe dão um particular encanto. Alcobaça beneficia de uma excelente localização, a poucos quilómetros das praias da Nazaré e tem um clima ameno e solarengo, fazendo desta pequena cidade um recanto muito aprazível.
Numa localidade onde a vida flui com tranquilidade, os idosos podem encontrar as condições ideais para passar a velhice. Neste artigo, vamos conhecer melhor Alcobaça e porque pode ser o local perfeito para ingressar num lar de idosos.
Oferta geral de lares em Alcobaça
No concelho de Alcobaça, existem 20 lares de idosos e residências sénior, 13 dos quais de natureza solidária, com 625 camas disponíveis para o idoso que procura apoio e cuidados no concelho de Alcobaça. No distrito de Leiria, por sua vez, existem 175 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 126 camas.
Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Alcobaça
Os lares da Rede Lares Online em Alcobaça transmitem um ambiente caloroso, tradicional e muito familiar, como se pode observar pela decoração dos espaços, mas também pelo empenho em cumprir usos e costumes regionais, preservando as tradições e laços comunitários dos idosos residentes.
Em média, os lares da Rede Lares Online têm capacidade para 32 residentes e as visitas são feitas sem quaisquer restrições horárias. Em comum, todos os lares da Rede Lares Online em Alcobaça oferecem alojamento em quartos individuais, duplos ou triplos, todos equipados com sistema de chamada e camas articuladas. Todos os lares da Rede proporcionam aos residentes uma sala de biblioteca, onde os idosos podem desfrutar de um local mais resguardado, e também um ginásio equipado, para que os idosos se mantenham ativos fisicamente.

Os idosos residentes na Rede Lares Online em Alcobaça têm acesso a uma ampla gama de atividades, que lhes garantem uma vida social ativa e estimulante, designadamente através de aulas de expressão musical, estimulação cognitiva e funcional, assim como passeios e visitas culturais que se realizam com alguma frequência. Em comum, todos os Lares da Rede Lares Online em Alcobaça preservam a cultura católica dos residentes, promovendo regularmente, a Celebração da Palavra.

Os lares da Rede Lares Online em Alcobaça oferecem alguns cuidados de saúde incluídos na mensalidade, que beneficiam a qualidade de vida dos seus residentes. 50% dos lares garantem a visita de um médico de clínica geral uma vez por semana e cuidados de enfermagem três veze por semana. 25% dos lares da Rede promovem sessões de fisioterapia de grupo quinzenalmente e 50% dos lares oferecem animação sociocultural de segunda a sexta-feira.

Os valores médios das mensalidades praticadas pelos lares da Rede Lares Online em Alcobaça são de 1300€ para quarto partilhado, e 1600€ para os idosos que se queiram acomodar em quartos privados. Estes valores não incluem despesas extraordinárias, como hidratação da pele, medicação, deslocações e descartáveis.

O que distingue a cidade: Alcobaça
Foi nas ruas de Alcobaça que terminou o cortejo pungente de Dona Inês, cujos restos mortais foram trasladados de Coimbra até ao Mosteiro de Alcobaça, onde o Rei Dom Pedro mandou talhar dois túmulos, considerados como obras-primas da escultura gótica portuguesa. Esta escolha diz bem da importância que a localidade tinha para a nobreza. Alcobaça era um local de eleição para os nobres, que procuravam refúgio espiritual e tranquilidade. Ainda hoje, mantém uma aura de espiritualidade e grandiosidade aristocrática, que emana dos edifícios históricos, das ruas e jardins de uma beleza clássica que encanta os visitantes.
Zona emblemática: Alcobaça
Mesmo em frente ao Mosteiro que é Património Mundial da Humanidade, a Praça 25 de Abril ou o Rossio de Alcobaça, como é conhecida, é um dos espaços favoritos tanto para visitantes como para a comunidade local. As várias esplanadas protegidas do sol por árvores frondosas, têm uma vista privilegiada para o emblemático mosteiro. Esta praça é perfeitamente acessível para idosos e pessoas com mobilidade reduzida e é certamente um local perfeito para o residente em lar de idosos conviver, fazer compras e passar momentos sociais agradáveis, integrado na comunidade.

Pratos típicos de Alcobaça
Os monges de Cister foram de uma importância vital para este território, que fica entre terra e mar, sendo os responsáveis pela forte aposta na agricultura, e sobretudo, na fruticultura. A maçã de Alcobaça é um dos produtos mais conhecidos e saborosos da região, mas numa terra amplamente influenciada pelas comunidades católicas, os doces conventuais são o ex-libris deste concelho. Os residentes em lares de idosos podem deliciar-se com as conhecidas cornucópias, o pudim de ovos dos frades do Convento de Alcobaça, as gradinhas de Alcobaça, o pão-de-ló de Alfeizerão e as castanhas de ovos, entre muitos outros.
De resto, da gastronomia local, destaca-se o frango na púcara e os enchidos de carne de porco malhado de Alcobaça, uma das três espécies autóctones de Portugal.
Envelhecimento ativo em Alcobaça
O envelhecimento ativo da população do concelho é o propósito do projeto Séniores + Ativos, uma iniciativa da autarquia, que envolve diversas instituições de responsabilidade social do concelho, promovendo diversas atividades inovadoras para a população idosa, como musicoterapia, yoga sénior, sessões de reabilitação e ludoterapia, entre outras.
A Universidade Sénior de Alcobaça é um espaço de aprendizagem, mas também promove o convívio e desenvolvimento social para as pessoas com mais de 50 anos. Para além de lecionar diversas disciplinas, a Universidade Sénior de Alcobaça potencia a participação cívica, atividades culturais e de lazer, fomenta o voluntariado social e colabora na investigação científica para a gerontologia e andrologia. O residente em lar de idosos também tem a oportunidade de participar em ações de formação, seminário e palestras.
Festas e eventos em Alcobaça
Em Alcobaça, o maior evento é a Secular Feira de São Bernardo, onde se festeja o santo padroeiro e fundador da Ordem de Cister. Desde o século XVIII que há memória desta feira, que se realiza geralmente entre os dias 20 e 25 de agosto. Os residentes em lares de idosos de Alcobaça certamente irão apreciar a animação na feira, que conta com concertos, mostras de atividades económicas, artesanato e venda ambulante, provas de equitação e ciclismo, carrosséis e as tasquinhas das freguesias, onde podem provar as iguarias locais.
Esta feira realiza-se no centro da cidade e a entrada é gratuita.
O clima em Alcobaça
Apesar de ser algo ventoso, o concelho de Alcobaça tem um clima muito ameno e favorável para os idosos, principalmente aqueles que gostam de fazer atividades ao ar livre. O verão é cálido e longo, geralmente com temperaturas médias que rondam os 24º C. Os invernos são curtos e com temperaturas que rondam os 16º C. A temperatura mínima raramente fica abaixo dos 6º C.
Parques e jardins em Alcobaça
Localizado no centro da cidade de Alcobaça, o Jardim do Palácio da Justiça é um espaço multifuncional muito apreciado pela comunidade local e visitantes. Dotado de um agradável lago, o jardim está equipado com mesas e bancos, que convidam as pessoas a demorar-se. É populado por grandes árvores, que dão a necessária frescura nos dias de calor e dispõe de um pequeno café com esplanada, onde o residente em lar de idosos pode refrescar-se com uma bebida, nos dias de calor.
O parque Verde de Alcobaça foi inaugurado em 2019 e possui todas as características mais contemporâneas que se procura num espaço verde. Foi projetado para integrar o rio Alcoa, recuperando as suas margens para o lazer. É especialmente indicado para os idosos autónomos, que queiram praticar exercícios físicos de baixa intensidade, como caminhar ou andar de bicicleta. Tem espaço de restauração com sanitários, um parque infantil e um circuito de manutenção. É também possível ver parte do histórico aqueduto, que levava a água até ao Mosteiro.
A natureza em Alcobaça
A Mata Nacional do Vimeiro tem uma extensão de 267 hectares, maioritariamente formada por pinheiro-bravo. Neste pulmão da zona oeste de Portugal, os residentes em lares de idosos de Alcobaça podem inspirar o ar puro da mata e observar várias espécies que por lá fazem a sua casa, como os esquilos vermelhos, que são muito comuns na área, os gaios, as águias de asa-redonda e os sacarrabos (mangusto), entre outros. Para os idosos autónomos, a mata possui um trilho de cerca de quatro quilómetros. Também tem locais específicos para fazer pic-nics e uma área educativa, onde os idosos podem aprender mais sobre a conservação ambiental.
Hospitais e unidades de saúde em Alcobaça
Os residentes em lares de idosos em Alcobaça podem receber os cuidados de saúde primários no centro de saúde do concelho, que conta com uma unidade de cuidados continuados e unidade de cuidados de saúde familiar, entre outras valências. A nível de cuidados de saúde hospitalares, os idosos podem dirigir-se ao Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, que está integrado no Centro Hospitalar de Leiria. Alcobaça também tem várias opções privadas, entre elas se destacam a Clínica de Santa Maria de Alcobaça, a Clínica Senhora da Conceição e a Clínica do Atlântico.
Museus e cultura em Alcobaça
Os residentes em lares de idosos da região têm todas as condições necessárias para visitar o ex-libris da região, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O monumento, que merece o título de Património Mundial da Humanidade atribuído pela Unesco, é um dos maiores exemplos da arquitetura gótica em Portugal e é acessível para quem tenha mobilidade reduzida. Existem vários pontos de interesse a que os idosos podem aceder, designadamente a igreja do Mosteiro, os túmulos de Dom Pedro e Dona Inês, o Claustro de Dom Dinis, o Santuário da Sacristia e as salas medievais. A visita ao Mosteiro tem um custo de 6€ e é acompanhada de um áudio guia.
O Museu do Vinho de Alcobaça é um espaço muito autêntico, que mantém a genuinidade da antiga Adega do Olival Fechado. Os idosos podem visitar a coleção de dez mil peças, entre rótulos, garrafas e máquinas antigas, também podem fazer provas de vinho ou visitar exposições temporárias. Este museu faz desconto para seniores, que pagam apenas 1,80€ pela entrada.

Transportes e acessibilidades em Alcobaça
Alcobaça tem uma localização privilegiada no mapa de Portugal. Dista a menos de 1H30 de Lisboa e está a cerca de dez minutos de carro da linha de praias. As vias rodoviárias A8 e IC2 fazem a ligação entre Alcobaça e os principais pontos do país. Para se deslocar no concelho, os residentes em lar de idosos contam com os transportes urbanos da concelho, que fazem a ligação entre os vários pontos da cidade, assim como ligam o centro às diversas freguesias. De referir que Alcobaça é servida pela Linha Ferroviária do Oeste, através da Estação Ferroviária do Valado.