Guia para os residentes em lar de idosos em Pombal
Por Sónia Domingues , 28 de Março de 2024 Lares e Residências
Coroada pelo Castelo Templário, a cidade de Pombal tem um encanto próprio, que se define pela frescura da urbe moderna caracterizada pelas avenidas airosas, pelos edifícios recentes e pelos espaços verdes. O concelho abrange praias de uma beleza natural quase intocada, que se escondem por detrás da Mata Nacional do Urso. Para quem procura um lar de idosos, o concelho de Pombal poderá reunir as condições ideais para um envelhecimento ativo e harmonioso.
Pombal é uma terra muito recente, apesar de ter vestígios de população que remetem ao Neolítico. Esta região começou a ganhar mais população desde a construção da Fortaleza Militar pelos Templários. O Marquês do Pombal foi responsável pelo arranjo da parte inferior da vila, onde mandou construir, na Praça Velha, a cadeia e o celeiro. No entanto, as invasões francesas provocaram a destruição da vila e da estrada que a ligava ao resto do país. Pombal acabou por ficar despovoada, depois do surto de cólera. Contudo, em 1855, a via férrea voltou a restaurar a esperança da população e a reestruturação de Pombal.
Neste guia, vamos passear pela bela cidade de Pombal e dizer-lhe as razões pelas quais deve escolher um lar de idosos nesta localidade.
Oferta geral de lares em Pombal
Em Pombal, existem 29 lares de idosos e residências sénior, 15 dos quais de natureza solidária, pelo que o idoso que procura apoio e cuidados tem muitas opções de escolha. No distrito de Leiria, por sua vez, existem 159 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 80 camas.
Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Pombal?
Os lares de idosos e residências sénior que pertencem à rede Lares Online em Pombal são geralmente moradias térreas e têm amplos espaços ajardinados para usufruto dos residentes. O mobiliário é clássico, em tons de madeira, que remete para as moradias familiares. Os idosos podem optar por quartos individuais ou duplos. Alguns quartos individuais têm casa de banho privativa. Os quartos estão geralmente equipados com aquecimento central, camas articuladas e colchões anti-escaras.
Os lares de idosos da Rede Lares Online em Pombal abriram entre 2001 e 2014 e têm uma capacidade média de 40 utentes, o que lhes confere um caráter mais familiar. Todos têm sala de fisioterapia e gabinete de estética para os idosos. As visitas aos residentes idosos devem ocorrer entre as 14:30h e as 18:30h, mas existem alguns lares da Rede Lares Online que não impõem restrições horárias às visitas.
A experiência acumulada pelos lares e residências sénior da Rede Lares Online em Pombal evidencia uma constante preocupação com o bem estar da pessoa idosa e com a prevenção do envelhecimento, que se traduz numa oferta diversificada de atividades de animação, estimulação ou lazer por todos estes lares aos seus utentes idosos, nomeadamente: manutenção física, aulas de informática, estimulação sensorial, passeios e visitas culturais, estimulação cognitiva, expressão plástica, e atelier de costura.
As lares de idosos da Rede Lares Online em Pombal proporcionam cuidados de saúde diferenciados que se adequam às diferentes condições de saúde dos residentes. Em termos de cuidados de saúde, o residente em lar de idosos da Rede Lares Online em Pombal pode contar com cuidados de saúde incluídos nas mensalidades, nas seguintes modalidades: enfermagem de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00, médico de clínica geral 1 vez por semana, animação sociocultural, 8 horas de 2ª a 6ª feira e ainda psicólogo incluído.
A mensalidade no lar de idosos da rede Lares Online em Pombal pode apresentar um valor médio de 1150 € para quarto partilhado e um valor médio de 1400 € para quarto individual. De referir que estes valores são de base, ou seja, não incluem despesas extraordinárias com medicação, descartáveis, cabeleireiros ou terapias individuais, entre outras.
O que distingue a cidade: Pombal
Com uma construção essencialmente recente, datado de finais da segunda metade do século XX, Pombal tem ruas e avenidas modernas e plenamente acessíveis para os idosos que optarem por um lar em Pombal.
Esta é uma das cidades mais prósperas da região e apresenta uma vasta indústria instalada no concelho, assim como comércio e restauração, de modo a fazer face às necessidades da população. Por ser uma cidade de construção relativamente recente, Pombal é dotada de muitos espaços verdes, que lhe conferem a frescura procurada pela população idosa, que pode desfrutar de espaços verdes e infra-estruturas de fácil acesso.
Zona emblemática em Pombal
Nas cidades é frequente existirem espaços mais frequentados pela comunidade, os chamados pontos de encontro. Em Pombal, o ponto de encontro é o Largo do Cardal.
O Largo do Cardal é o centro nevrálgico de Pombal. Com a monumental igreja da Senhora do Cardal em destaque, junto aos Paços do Concelho, onde funcionam ainda alguns serviços da câmara municipal, o largo é ponto de encontro dos pombalenses, que neste espaço encontram esplanadas, comércio e a entrada para o Centro Histórico. Para o residente em lar de idosos em Pombal, o Largo do Cardal é ideal para realizar pequenos passeios centrais, para estar em contacto com os locais e para aproveitar o tempo numa das várias esplanadas ali instaladas.
Pratos típicos de Pombal
O residente em lar de idosos poderá apreciar a rica gastronomia local mediterrânica de Pombal, como a sopa à lavrador, o carneiro guisado e couves migadas com feijão-frade. Como doçaria típica, Pombal apresenta os biscoitinhos de Louriçal, as bolinhas de triga-milha, os sonhos de canela e a broa de azeite, entre outras delícias típicas.
Envelhecimento ativo em Pombal
Universidade Sénior de Pombal: Centenas de alunos com mais de 55 anos estão inscritos na Universidade Sénior de Pombal, que pretende combater a solidão, o isolamento e a exclusão social. Proporcionar bem-estar na comunidade sénior é o objetivo fundamental desta academia, que promove aulas de dança, ginástica, crochet e tricot, pilates, yoga, francês, inglês, informática e saúde, entre outras.
Festas e eventos no Pombal
Festas do Bodo: De uma praga de gafanhotos e lagartos que foi ultrapassada miraculosamente depois de uma procissão que terminou na Capela de Nossa Senhora de Jerusalém, surgiram as Festas do Bodo. Este evento surge como o mais antecipado pela comunidade local e pelos visitantes que são atraídos pelo cartaz. Exposições, concertos, desporto, tasquinhas e muito convívio é o que o residente em lar de idosos no Pombal pode esperar destes festejos, que ocorrem no final de julho.
Feira Nacional do Artesanato e Tasquinhas: No mês de setembro, Pombal recebe a Feira Nacional do Artesanato e Tasquinhas, que reúne habitualmente mais de uma centena de artesãos e tasquinhas representativas das freguesias do concelho. São dias de alegria e diversão para miúdos e graúdos que certamente os residentes em lar de idosos apreciarão.
O clima em Pombal
O residente em lar de idosos em Pombal pode beneficiar do clima ameno desta localidade e aproveitar a orla costeira para se refrescar. O verão tem temperaturas entre os 15ºC e os 35ºC. O inverno é curto, com temperaturas entre os 5 ºC e os 17 ºC.
Parques e jardins em Pombal
Existem vários jardins em Pombal que se traduzem em espaços de tranquilidade e de contacto com a natureza para a comunidade local.
Jardim da Várzea: Foi no antigo jardim da Várzea que foi oferecido um banquete em virtude do juramento público de paz entre D. Dinis e o príncipe D. Afonso IV, celebrado na Igreja Matriz de Pombal. Em 1930, este pequeno espaço foi recuperado e ganhou uma nova vida. Para além do fontanário de grande beleza, o residente em lar de idosos pode aproveitar os bancos de jardim para descansar à sombra das árvores que compõem o jardim.
Jardim do Cardal: No centro da cidade está o Jardim do Cardal, com o Busto do Marquês do Pombal a contemplar o espaço. Com bancos para os idosos se sentarem, este jardim é de uma beleza ímpar, destacando-se o coreto circundado de flores e arbustos e a Casa Cor-de-Rosa, do arquiteto Ernesto Korrodi.
A natureza em Pombal
Mata Nacional do Urso: Plantada com o intuito de proteger as dunas e dar a madeira para construir as caravelas que partiram à conquista do mundo, a Mata Nacional do Urso é constituída essencialmente por pinheiros. O residente no lar de idosos pode apreciar a beleza desta mata, que integra ainda a bela Lagoa da Ervedeira, que tem passadiços e uma pequena praia, onde os idosos podem descansar e apreciar a beleza natural da mata.
Praia do Osso da Baleia: A Praia do Osso de Baleia está situada na Mata Nacional do Urso e é considerada a Praia Dourada, porque apresenta características geológicas extraordinárias. Diz-se que recebeu o nome porque apareceu um esqueleto de baleia no areal, no início do século XX. A praia tem alguns percursos pedestres sinalizados, que o residente em lar de idosos pode realizar sem aplicar um grande esforço físico.
Hospitais e unidades de saúde em Pombal
Pombal tem 17 unidades de cuidados de saúde primárias, entre unidades de saúde familiar e unidades de cuidados de saúde personalizados. Em termos de cuidados hospitalares, o residente no lar de idosos pode dirigir-se ao Hospital Distrital de Pombal. Relativamente a unidades de saúde privadas, Pombal dispõe da Unidade de Saúde do Pombal do Centro Hospitalar São Francisco, da clínica do Hospital da Luz e da Polipom - Policlínica do Pombal.
Museus e cultura em Pombal
Museu Marquês do Pombal: O residente em lar de idosos em Pombal não pode deixar de visitar o Museu Marquês do Pombal, que contém um acervo documental extraordinário, como documentos legislativos e manuscritos do estadista Sebastião José Carvalho e Mello. O idoso pode, ainda, observar a coleção de quadros do século XVIII e as coleções de fotografias, de cerâmica, entre outras. O Museu é totalmente inclusivo, com áudio-guias e informação em braille. Também dispõe de guias de orientação e linhas de segurança em locais de risco, nomeadamente em corrimãos e escadas.
Museu de Arte Popular Portuguesa: O Museu de Arte Popular Portuguesa está instalado no Celeiro, mandado fazer pelo Marquês do Pombal. O residente em lar de idosos pode apreciar a arquitetura do edifício construído em 1776, que se encontra no centro de Pombal, e apreciar os artefactos presentes no museu, que está disposto geograficamente e que representa as regiões do país.
Transportes e acessibilidades em Pombal
Pombal fica a menos de duas horas de carro de Lisboa e apresenta facilidade de acessos, através da A17 e A1, que passam por este concelho. O concelho dispõe de linha ferroviária, que liga esta localidade aos concelhos vizinhos e à capital. Em termos de transportes públicos urbanos, conta com sete linhas de autocarros, que fazem a ligação entre diversos pontos da cidade e também das freguesias mais afastadas da sede do concelho. O passe sénior é gratuito, o que constitui uma grande vantagem para os residentes autónomos que pretendam passear por si só.