Guia para os residentes de Lares de Idosos em Santarém

Por Madalena Silva , 30 de Julho de 2024 Envelhecimento

A cerca de 80 km de Lisboa, encontramos Santarém, também chamada cidade das sete colinas, capital de Distrito e capital da província do Ribatejo. Com um centro histórico incomparável, bonitos miradouros para mirar o Tejo e diversos monumentos, Santarém é um destino cada vez mais procurado e é especialmente apelativo para os idosos que procuram um lar de idosos para residir. Outrora considerada, pelo seu passado artístico imponente e glorioso, “capital do gótico português”, vários são os estilos arquitectónicos que se encontram presentes em cada rua, e que podem ser apreciados pelos residentes em lares de idosos de Santarém.

Ao contrário do Alentejo, o distrito de Santarém é formado por vastas planícies verdes que se estendem pelo horizonte e são muitas vezes inundadas pelo rio Tejo – daí a designação de “Lezíria”. 
Com um clima tão aconchegante quanto a sua população, o concelho de Santarém é ideal para os idosos que procuram uma cidade que tem tanto de tradicional como de contemporâneo, disponibilizando os serviços mais inovadores, mas preservando os valores intemporais de uma localidade histórica.

Oferta geral de lares de idosos em Santarém


Já imaginou abrir a janela numa manhã de primavera e dar de caras com uma imensa planície verdejante, com o rio Tejo a brilhar ao fundo? Pois esse é o cenário que muitos lares de idosos de Santarém oferecem. O distrito de Santarém tem 167 lares de idosos, enquanto que o concelho de Santarém tem à disposição 22 lares de idosos, onze dos quais de natureza solidária. A Rede Lares Online disponibiliza 100 camas neste concelho.



Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Santarém


Muita luminosidade natural e quartos amplos, com vistas magníficas são características que estão presentes nos lares de idosos da Rede Lares Online da região. A capacidade média é de 33 residentes e têm horário de visita entre as 14H30 e as 18H30. Os lares da Rede Lares Online têm todos alojamento em quarto individual e duplo, assim como sala de atividades e internet. Os quartos estão equipados com camas articuladas e sistema de chamada.

Serviços prestados nos Lares de Idosos da Rede Lares Online em Santarém

Os lares da Rede Lares Online de Santarém têm em comum um plano de atividades diversificado, de modo a proporcionar um envelhecimento ativo aos residentes. Entre as atividades programadas, destacam-se as sessões de manutenção física e estimulação cognitiva, aulas de expressão plástica, prática de jardinagem e também passeio e visitas culturais, que organizam regularmente.


Atividades nos Lares de Idosos da Rede Lares Online em Santarém

Como cuidados de saúde, 67% dos lares da Rede Lares Online disponibilizam serviços de enfermagem todos os dias e 100% têm a visita de um médico de clínica geral semanalmente. 33% dos lares da Rede Lares Online de Santarém integram consultas de psicologia na mensalidade e 67% mantêm um animador sociocultural em horário laboral


Cuidados de Saúde nos Lares de Idosos da Rede Lares Online em Santarém

Para ingressar num lar de idosos em Santarém, o preço médio da mensalidade é de 1183€ em quarto partilhado. Já para os idosos que preferem quarto individual, a mensalidade média é de 1337€. Estes valores não incluem as despesas extraordinárias com transportes, descartáveis, medicação e outros produtos ou serviços de carácter individual.

Preços Praticados nos Lares de Idosos da Rede Lares Online em Santarém

O que distingue a cidade: Santarém


Existem vários motivos que levam as famílias a optarem por um lar de idosos em Santarém, desde logo pela beleza e tradições da cidade, que fazem deste destino muito apelativo para quem quer passar um envelhecimento rodeado de uma notável herança histórica, mas sem prescindir de serviços altamente especializados.

Apelidada como a “princesa das nossas vilas” por Almeida Garrett, Santarém é uma cidade que muito preza as antigas tradições equestres e ligadas à tauromaquia, uma herança de outros tempos que os idosos da região muito apreciam. Na região de Santarém, os idosos podem encontrar um lar perfeito para gozarem a sua reforma.



Zonas emblemáticas: Santarém


O centro histórico de Santarém, para além do comércio tradicional que abunda nas ruas, é uma área urbana que conta com mais de duas dezenas de edifícios classificados, que representam vários estilos arquitetónicos, com predominância para os góticos. 
Pelas ruas estreitas do centro histórico de Santarém, os idosos podem passear sem pressas, e aproveitar os cafés e restaurantes para fazerem uma pausa e confraternizar com os populares que por lá passam. 

Inaugurado em 1930, o Mercado Municipal de Santarém é um local histórico de encontro dos idosos e demais população, que podem encontrar neste local os legumes mais frescos da região, entre outros produtos. Os residentes em lares de idosos na região podem aproveitar o passeio e beneficiar de alimentos saudáveis e ricos para a saúde. 
O Mercado está decorado com cinquenta e cinco painéis de azulejos figurativos e oito decorativos encomendados à Fábrica de Sacavém, que representam os valores paisagísticos, culturais, monumentais e etnográficos da capital do Ribatejo.




Pratos típicos de Santarém


Na gastronomia típica de Santarém, o residente em lar de idosos pode desfrutar do magusto com bacalhau assado, a Sopa de Peixe do Rio ou a fataça assada na telha, pratos que tiveram a sua origem na pesca avieira. As Favas com Entrecosto também são servidas em casas e restaurantes por todo o concelho. Para os amantes de doces, os Arrepiados de Almoster e Celestes de Santa Clara são os que mais se destacam em Santarém.



Envelhecimento ativo em Santarém


Existem várias actividades e diversos projetos em Santarém que promovem o envelhecimento ativo na população sénior do concelho. 
O projeto Contadores de Memórias é desenvolvido pela Divisão de Ação Social e Saúde, que tem por objetivo a aprendizagem intergeracional, através da transmissão de saberes e ofícios tradicionais pelos idosos às gerações mais novas. 

A UTIS - Universidade da Terceira Idade de Santarém abriu portas em 2004, numa parceria entre a autarquia, a Junta de Freguesia de Marvila e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Está aberta a todos os idosos e a pessoas acima dos cinquenta anos e tem uma ampla variedade de disciplinas. Informática, inglês, literatura e culturas africanas, psicologia e sociologia, ensino da arte do arraiolos, danças de salão, astrologia e hidroginástica são apenas exemplos das mais de cinquenta disciplinas que podem ser frequentadas pelas residentes de lares de idosos de Santarém, que quiserem aumentar os seus conhecimentos e partilhar de momentos de convívio social.



Festas e eventos em Santarém


Existem vários eventos que marcam o concelho de Santarém de uma forma especial. A histórica Feira da Golegã, ou Feira do Cavalo, apesar de não ser tradicional do concelho, é vivida pelos populares e por todos os que apreciem este tipo de atividades. Teve a sua primeira edição em 1571 é um evento à volta da celebração da vida equestre, celebrado na Golegã. Ralis, Raids, Jogos Equestres, Campeonatos, Maratona de Carruagens, Exibições, estes são apenas alguns dos motivos que valem uma visita anual a este evento. Os residentes em lares de idosos podem apreciar os cavalos e todo o ambiente de festa que se vive à volta do cavalo. Habitualmente realiza-se no mês de novembro. 

A Feira Nacional da Agricultura, que geralmente se realiza em junho, apresenta todo o setor agropecuário e agro alimentar portugueses. Os idosos certamente gostarão de apreciar exposições de animais pecuários, máquinas agrícolas, serviços, artigos comerciais, associações e cooperativas, artesanato e a gastronomia típica que é servida. Este é um momento alto vivido na região com muito entusiasmo e expectativa, que aguça a curiosidade de crianças, jovens, adultos e idosos, que encontram nesta feira, um espaço alegre e de convívio entre as gerações.



O clima em Santarém


Com um clima quente e temperado, em Santarém existe muito mais pluviosidade no inverno do que no verão. A temperatura média é 16°C, sendo que em Janeiro é quando cai mais chuva e há mais humidade no ar, com uma temperatura média de cerca de 10ºC. No mês de Agosto, o mês mais quente do ano, a temperatura média é de 22.1°C, ideal para os idosos que gostam de climas solarengos e quentes.



Parques e jardins em Santarém


Existem vários espaços verdes em Santarém, dos quais o residente em lar de idosos pode usufruir. O residente em lar de idosos em Santarém também não precisa afastar-se muito do concelho para encontrar belas paisagens.

O Jardim das Portas do Sol é considerado um dos mais belos jardins da região, com uma vista privilegiada sobre o rio Tejo e a lezíria. Está localizado junto à muralha e ruínas de duas portas medievais. Mas, para além do património arqueológico, o jardim está populado por árvores de grande porte, onde os idosos residentes poderão desfrutar de belas sombras, sentados nos bancos numerosos que estão espalhados pelo espaço. Também tem parque infantil e acolhe ainda o Centro de Interpretação Urbi Scallabis, com achados arqueológicos da antiga Alcáçova. Este jardim é acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

O Jardim da Liberdade goza de uma excelente localização para os residentes em lares de idosos do concelho. Fica entre o Centro Histórico e a parte nova da cidade, e é excelente para os idosos que queiram dar um pequeno passeio para ativar a circulação. É amplo e tem boa acessibilidade.



A Natureza em Santarém


Criado em 1979, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros constitui uma área protegida que envolve 39 mil hectares, que integra os municípios de Alcobaça, Porto de Mós, Alcanena, Santarém, Torres Novas e Ourém. Para os residentes em lares de idosos do distrito de Santarém, que gostem da natureza, este Parque é imperdível. Zona de pedra calcária, o parque integra grutas, que podem ser visitadas por idosos que se encontrem fisicamente aptos. 

Com 40 hectares de extensão, a Reserva Natural do Cavalo da Sorraia é dedicada à conservação desta raça portuguesa. Para idosos que apreciam animais, este é um passeio a não perder. Esta espécie de cavalo, de pequena dimensão, também conhecida como Cavalo Ibérico, é possivelmente o antepassado genético do cavalo Lusitano e do Cavalo Andaluz e apenas existem menos de duzentos exemplares em todo o mundo, daí a necessidade da Reserva Natural. Para além do Cavalo da Sorraia, os idosos também podem desfrutar do ar puro, bosques, centro de jardinagem e falcoaria e dos lagos, onde podem ser encontradas várias espécies de aves aquáticas. 




Hospitais e unidades de saúde em Santarém


Na região de Santarém, os residentes em lares de idosos podem ter acesso a três dezenas de unidades de saúde, um hospital público no concelho e outros três no distrito, em Tomar, Abrantes e Torres Novas. A nível de unidades hospitalares privadas, Santarém dispõe de três hospitais privados. 



Museus e cultura em Santarém


O Museu Diocesano de Santarém, incorporado no conjunto arquitetónico da Sé de Santarém, possui um vasto património de arte religiosa, nomeadamente pinturas, esculturas e outras obras de arte, datadas do século XII até ao século XIX. Estas obras pertencem às 111 paróquias da Diocese de Santarém, fazendo parte da Rota das Catedrais.
Este Museu situa-se numa parte do antigo Colégio dos Jesuítas, um edifício que foi construído entre 1575 e 1711 e que por si só, merece uma visita. O circuito museológico inclui a visita à catedral, sacristia e museu. O preço da entrada para seniores é de 3€.

Encastrado numa ilhota a meio do rio Tejo, o Castelo de Almourol é um monumento que nos leva atrás até ao tempo da reconquista cristã. O castelo remonta ao século XII e pertenceu à Ordem dos Templários. Os residentes em lares de idosos em Santarém poderão visitar um dos grandes postais de Portugal, que se situa no concelho de Vila Nova de Barquinha, distrito de Santarém. O acesso faz-se de barco, o que torna este passeio mais especial para os idosos, que podem apreciar o ar do rio e a envolvente verdejante da natureza que rodeia o castelo.



Transportes e acessibilidades em Santarém


Os residentes em lares de idosos no concelho de Santarém, podem usufruir gratuitamente do transporte coletivo sénior, Mobi.Sénior. Para os munícipes e idosos com mais de 60 anos ou pessoas com incapacidade superior a 60 por cento, o Mobi Sénior disponibiliza um minibus com 15 lugares sentados e um lugar para cadeira de rodas, que faz um percurso com 36 pontos de paragem. Para além do serviço Mobi.Sénior, a autarquia tem um serviço de transportes públicos com quatro linhas, que ligam os diferentes pontos do perímetro urbano. 



Procura um lar de idosos em Santarém?

Submeta o seu pedido, totalmente gratuito ou ligue 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.