Guia para os residentes de lares de idosos em Palmela

Por Sónia Domingues , 05 de Abril de 2024 Lares e Residências


Com um castelo a vigiar todo o concelho, Palmela é uma vila histórica que beneficia da proximidade com Lisboa, mas mantém a sua identidade própria e não permite que o urbanismo predominante da Área Metropolitana de Lisboa abale a nobreza e tranquilidade do concelho. 
O património azulejar é preservado e muito estimado pelo município de Palmela. Um pouco por toda a vila, os idosos podem observar os azulejos que adornam as fachadas de diversos edifícios, entre igrejas, moradias particulares e edifícios públicos. Existem exemplares hispano-mouriscos, azulejos do século XVIII, azulejos de fachada das habitações burguesas do início do século XX, entre outros. 

Neste guia, vamos dar a conhecer as inúmeras vantagens de escolher um lar de idosos em Palmela.



Oferta geral de Lares de idosos em Palmela


No concelho de Palmela, existem 20 lares e residências para idosos, 3 dos quais de natureza solidária. Já no distrito de Setúbal existem 152 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 127 camas e no distrito por 615.



Como são os lares de idosos da rede Lares Online em Palmela?


Os lares e residências de idosos em Palmela, habitualmente, estão instalados em moradias térreas, que beneficiam de luz solar abundante, iluminando os quartos e espaços comuns. Os lares de idosos da rede Lares Online de Palmela têm uma capacidade média de 21 residentes e possuem jardim para usufruto dos residentes. Os idosos podem optar pelo alojamento em quarto individual ou duplo. Alguns lares da Rede Lares Online possuem também quartos individuais com casa de banho privativa.  Os quartos da rede Lares Online estão equipados com camas articuladas e sistema de chamada. O horário de visitas é, geralmente, entre as 15H e as 17H.

Serviços dos Lares de Idosos em Palmela


Os lares da rede Lares Online de Palmela realizam uma série de atividades regularmente para promover um envelhecimento ativo e de qualidade aos seus residentes. Do plano de atividades constam manutenção física, atelier de costura, musicoterapia, expressão plástica, passeios e visitas culturais.

Atividades promovidas em Lares de Idosos em Palmela


Os lares da rede Lares Online de Palmela proporcionam cuidados de saúde  meticulosos e regulares aos seus residentes, nomeadamente enfermagem, psicólogo, médico de clínica geral e fisioterapia de grupo.

Cuidados de Saúde nos Lares de Idosos em Nelas


Os lares de idosos em Palmela têm mensalidades que vão desde os 1000€, em quarto partilhado ou 1200€, se o idoso optar por um quarto individual. Estes valores não incluem os extras, como descartáveis, cremes e medicação, entre outros.

Preços dos Lares de Idosos em Palmela


O que distingue a Vila: Palmela


Para os idosos que procuram um lugar calmo e inspirador para viver, a escolha de um lar de idosos em Palmela pode ser a solução harmoniosa de que necessitam. Considerada uma das mais vilas mais bonitas de Portugal, esta localidade é marcada pelo altivo castelo que domina a paisagem. Palmela é apreciada por ser um local mais tranquilo, mas muito próximo da capital, com muitos restaurantes e cafés, onde a comunidade e os visitantes passam largas horas, num ambiente descontraído e calmo. Palmela também oferece paisagens de cortar a respiração, com o mar e a serra tão próximos, o que faz deste concelho um local ideal para se instalar no lar de idosos.



Zona emblemática em Palmela


Feito de ruas e largos encantadores que levam até ao cimo do monte e ao Castelo, os residentes em lares de idosos podem encontrar no centro histórico deste concelho comércio variado, serviços, muita juventude e produtos locais. O centro histórico de Palmela é genuíno e transmite um sentir feito de um passado rico em lendas e tradições, onde os idosos podem evocar memórias do passado preservado em cada pedra da calçada.


Procura um lar de idosos no concelho de Palmela?


Pratos típicos de Palmela


O concelho de Palmela é muito conhecido por dois dos prazeres do mundo mais distintos: o vinho e o queijo. Para os idosos apreciadores da boa gastronomia, esta vila é famosa pela “sopa caramela”, “coelho com feijão à moda de Palmela” e a “galinha acerejada”, entre outros pratos que fazem as delícias dos comensais.



Envelhecimento ativo em Palmela


O município de Palmela tem ativo um projeto dedicado aos idosos que residem no concelho, que promove o envelhecimento ativo, saudável e a  relação entre gerações. Este projeto tem em vigor uma resposta para a inclusão digital dos idosos e programas de exercício físico e de índole recreativa e cultural, em parceria com associações juvenis, Segurança Social, Ipss, etc. 

A Universidade Sénior de Palmela, é um projeto educativo e de intervenção sociocultural dinamizado pela autarquia, em parceria com outras entidades. Os residentes em lares de idosos podem optar por estudar ou praticar diferentes disciplinas, como fotografia, desporto sénior, informática, português, inglês, jogos de tabuleiro, nutrição e saúde, história, e gestão das emoções na terceira idade, entre outras. 



Festas e eventos em Palmela


A Festa das Vindimas será seguramente o maior evento do concelho de Palmela, que compreende uma região reconhecidamente vinícola. 

​O festival reúne uma série de atividades, entre as quais se destaca a eleição da Rainha das Vindimas, o Mercado de Vinhos, a Pisa da Uva e Bênção do Primeiro Mosto. Certamente será um cartaz que o residente em lar de idosos irá apreciar. O certame inclui também concertos que animam as noites do concelho.



O clima em Palmela


Em Palmela, o clima é moderado, com predominância para dias soalheiros, com poucas nuvens a ensombrar o céu. Os residentes em lares de idosos em Palmela, podem contar com um verão seco e ameno, em que a temperatura média máxima ronda os 30º. Os invernos têm alguma precipitação e é habitual sentirem-se ventos fortes. No entanto, as temperaturas não costumam ser inferiores a 3º. A temperatura mínima média no inverno é de 7º, sendo que a máxima se fixa nos 14º.



Parques e jardins em Palmela


O Parque Venâncio Ribeiro da Costa, mais conhecido como Esplanada ou Mata do Castelo, fica localizado mesmo junto ao castelo. Construído no início do século XX, os residentes em lares de idosos em Palmela podem usufruir da sua localização central para darem passeios por entre as alamedas rodeadas de árvores frondosas. Os idosos podem aproveitar o circuito de manutenção para fazerem atividade física moderada. O parque também integra uma zona de merendas, local onde, na primeira segunda-feira a seguir ao domingo de Pascoela, a população se reúne para almoçar na chamada “Segunda-feira das Merendas”. 



A natureza em Palmela


Na Península de Setúbal, entre os municípios de de Palmela, Setúbal e Sesimbra, encontra-se o Parque Natural da Arrábida, o local ideal para os residentes em lares de idosos de Palmela entrarem em contacto com a natureza e, ao mesmo tempo, respirar os ares do mar, mesmo ali ao lado. O Parque ocupa cerca de 17 mil hectares, dos quais mais de 5 mil são de superfície marinha.  Os idosos podem visitar o parque em qualquer altura do ano, dada a amenidade do clima, mas em termos de paisagem, aconselha-se a visita na primavera ou no outono, onde as cores da vegetação abundante são mais diversificadas. 


Procura um lar de idosos no concelho de Palmela?


Hospitais e Unidades de Saúde em Palmela


Os residentes em lares de idosos de Palmela têm acesso a 15 unidades de saúde de cuidados primários, entre elas unidades de cuidados continuados, unidades de cuidados de saúde personalizados e unidades de cuidados na comunidade. A nível de cuidados hospitalares, os residentes de Palmela são servidos pelo Hospital de 
São Bernardo, em Setúbal, Hospital Garcia da Horta, em Lisboa, e o Hospital Ortopédico de Sant’iago de Outão, em Palmela. No que refere a cuidados hospitalares privados, os residentes em lares de idosos podem deslocar-se aos concelhos vizinhos, onde existem várias opções.



Museus e cultura em Palmela


Com raízes muçulmanas, o Castelo de Palmela foi alvo de conquistas e reconquistas, entre os povos islâmicos e os lusitanos. Tem traços medievais, góticos e de outras eras e foi sede definitiva da Ordem de Santiago, de 1443 até à sua extinção, em 1834. Desde 1910, o castelo de Palmela é considerado monumento nacional. Para além das vistas, o castelo oferece aos residentes em lares de idosos um passeio inesquecível a outros tempos. 

Dentro da fortificação, existem vários edifícios, como  a Pousada Histórica de Palmela, que ocupa o antigo convento da Ordem de Santiago; a Igreja de Santiago; as ruínas da Igreja de Santa Maria, lojas de artesanato e produtos regionais e  um café com esplanada, onde os idosos podes descansar do passeio. No Castelo, os idosos podem aceder ao Espaço Arqueológico, Espaço de Transmissões Militares e  Reserva Visitável de escultura de São Tiago. 

A Casa Mãe da Rota dos Vinhos de Palmela, localizada no centro da vila de Palmela, é uma antiga adega que foi convertida para agregar a tradição que liga ancestralmente o concelho aos vinhos e, mais recentemente, ao enoturismo. Os residentes em lares de idosos podem visitar a Casa Mãe da Rota dos Vinhos e agendar visitas e atividades não apenas ligadas ao vinho, mas ligadas ao turismo do concelho, como o artesanato, as queijarias ou a observação de golfinhos e passeios de barco pelo Sado.

Mas a Casa Mãe da Rota dos Vinhos também vende os vinhos certificados com Indicação Geográfica Península de Setúbal e Denominação de Origem Palmela e Setúbal. Os idosos podem aproveitar para desfrutar dos vinhos brancos, os tintos castelão e também os moscatéis de Setúbal, entre outras variedades.



Transportes e acessibilidade em Palmela


Palmela integra a Área Metropolitana de Lisboa, beneficiando de linhas de transporte público que fazem a ligação aos vários pontos do concelho. Os residentes em lares de idosos podem também viajar sem dificuldade para os municípios vizinhos que também integram a rede. Com o passe «Navegante», os idosos usufruem de um desconto de 50%. O Navegante permite que o idoso utilize todas as empresas do serviço público de transporte regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Palmela fica situada mesmo ao lado de Setúbal, tendo uma rede viária extensa para todos os concelhos envolventes. Fica também situada muito próxima da Galé e Comporta, duas estâncias balneárias  muito apreciadas pelos idosos e a população em geral.



Procura um lar de idosos em Palmela?

Nós podemos ajudar. Ligue 939 667 800 ou submeta um pedido, livre de quaisquer encargos.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.