Guia para os residentes de lares de idosos em Loures

Por Madalena Silva , 29 de Julho de 2024 Envelhecimento

Terra tradicional saloia, Loures é uma cidade que se localiza nos arredores de Lisboa. Rica em gastronomia, vinhos e tradições, estas características não contrariam a crescente urbanidade desta localidade, que pertence à Área Metropolitana de Lisboa.
O concelho de Loures veste orgulhosamente as suas vestes de saloio, com as tradições herdadas de outros tempos. Pelas suas características diferenciadas, os lares de idosos em Loures são muito diversificados. 

Atualmente, o concelho é dividido pelas cidades de Loures e Sacavém, sete vilas e ainda uma zona mais rural, localizada a norte do município, onde se produz o famoso vinho de Bucelas. 
Neste Guia, vamos descobrir as benesses de integrar um lar de idosos no concelho de Loures. 


Oferta geral de lares de idosos em Loures


No concelho de Loures, existem 38 lares de idosos e residências sénior, 12 dos quais de natureza solidária, pelo que o idoso que procura apoio e cuidados tem muitas opções de escolha. No distrito de Lisboa, por sua vez, existem 408 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 300 camas.



Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Loures?


Os lares de idosos da Rede Lares Online no concelho de Loures ocupam maioritariamente vivendas e prédios. Muitos são de média dimensão, com lotação média de 25 residentes. Habitualmente, os lares de idosos oferecem a possibilidade dos idosos se alojarem em quartos individuais ou duplos, mas existem alguns lares da Rede Lares Online que oferecem alojamento em quarto individual com casa de banho privativa.

A maioria dos lares de idosos da Rede Lares Online em Loures têm em comum o facto de não apresentarem restrições horárias nas visitas, e dispõe de Sala de Fisioterapia e Jardim. 

Serviços dos Lares de Idosos em Loures

Existem diversas atividades que são realizadas nos diferentes lares de idosos da Rede Lares Online de Loures, mas algumas são comuns a todos, nomeadamente: manutenção física, estimulação cognitiva, expressão plástica e expressão musical. Os lares de idosos da Rede Lares Online convidam também os residentes a fazerem passeios e visitas culturais com regularidade.


Atividades nos Lares da Idosos em Loures

Os lares de idosos da Rede Lares Online em Loures asseguram o acesso a vários cuidados de saúde aos residentes, procurando oferecer conforto e qualidade de vida. Cerca de 58% dos lares da Rede Lares Online em Loures garantem Médico de Clínica Geral semanalmente, 67% têm serviços de enfermagem de segunda-feira a sexta-feira e 50% oferecem fisioterapia personalizada, incluída na mensalidade. O reconhecimento da importância de uma vida ativa e social na Terceira Idade, 75% dos lares têm animador sociocultural, semanalmente.


Cuidados de Saúde nos Lares de Idosos em Loures

O preço médio de um quarto partilhado num lar de idosos em Loures é de 1483€ por mês. Para aceder a um quarto privado, a mensalidade média é de 1646€. Estes valores não abrangem despesas extraordinárias, como medicação, produtos descartáveis, cremes, deslocações e outros valores que não estão incluídos na mensalidade.

Preços praticados nos Lares de Idosos em Loures


O que distingue a cidade: Loures


Apesar do concelho se encontrar muito próximo de Lisboa, Loures tem uma identidade muito própria que se reflete na forma como a comunidade local se relacioma. Poder-se-á dizer que é amistosa e simples. Loures apresenta as condições ideais para o idoso que se quer instalar num lar. A crescente urbanização do território não apaga as raízes históricas do concelho, pelo contrário, mantém as tradições e os costumes intactos. Para os idosos que prezam a natureza, Loures preserva as zonas rurais e protege os produtos produzidos na região, mas mantém uma proximidade segura com os serviços prioritários na vida dos idosos, como os que estão destinados a preservar a saúde e serviços sociais elementares para a Terceira Idade. 



Zona emblemática: Loures


Loures, apesar de ser um concelho muito urbano e citadino, é fruto da sua herança saloia e possui diversas zonas típicas.

O Largo Monumental situa-se em Santo Antão do Tojal e é constituído pelo Palácio dos Arcebispos, a Igreja Matriz, a Fonte Monumental e o Aqueduto, com dois quilómetros de extensão, onde se acomodam 90 arcos. Este conjunto, da autoria do arquiteto italiano António Canevari, foi construído no século XVIII e é considerado como a mais importante referência barroca em Portugal.  Tem boas acessibilidades e está apto para receber idosos com algumas dificuldades a nível de mobilidade.

A Vila de Santa Iria de Azóia, com vistas privilegiadas para o rio Tejo, é uma das freguesias mais conhecidas do concelho de Loures. As construções históricas misturam-se na paisagem urbana com os mais recentes prédios e pequenos jardins, que salpicam de verde as urbanizações.




Pratos típicos de Loures


Para os idosos que apreciam a gastronomia simples e tradicional, Loures é uma excelente opção. O concelho preserva as suas tradições gastronómicas com grande esmero, como se pode constatar pelo famoso Festival do Caracol Saloio, que se realiza anualmente. 
Fruto da riqueza histórica da terra, não é de estranhar que a gastronomia goze de uma condição central nas mesas dos lourenses, onde não podem faltar pratos como a Sopa de Feijão, o Cozido Saloio, o Bacalhau à Saloia ou o Coelho no Tacho. Na doçaria, o destaque vai para os Saloios e para os Manjoeiros. 



Envelhecimento ativo em Loures


O concelho de Loures tem um amplo programa destinado aos idosos que visa promover a qualidade de vida e a participação ativa na comunidade. Em parceria com as unidades de saúde do concelho, as freguesias e outras entidades colaborantes, o programa abrange várias esferas no âmbito do cuidado aos idosos, como a saúde oral, a atividade física, o lazer e a socialização. 



Festas e eventos em Loures


O concelho possui um vasto património edificado dominado pela Praça Monumental, que lhe confere uma aura ancestral. Talvez por causa deste cenário histórico, a autarquia promove anualmente a Feira Setecentista no Largo Monumental em Santo Antão do Tojal, que conta com a participação de centenas de figurantes trajando as vestes do reinado de D. João V. Também por ocasião do entrudo, sai à rua o já histórico Carnaval de Loures, que remonta à década de 30 do século passado.

No Festival de Natal de Loures, podem encontrar-se produtos regionais como doçaria e enchidos, assim como peças de artesanato singular, onde os idosos podem encontrar presentes únicos para a família.



O clima em Loures


O clima é muito agradável em Loures, com calor seco moderado no verão, e inverno chuvoso, mas com temperatura amena, ideal para os idosos. No verão, a temperatura máxima é de habitualmente à volta de 29 °C e a mínima situa-se nos 19 ºC em média. Já no inverno, as temperaturas não costumam baixar mais do que 8º e a máxima situa-se nos 15 ºC. 



Parques e jardins em Loures


O Parque da Cidade de Loures, com mais de quatro hectares de extensão, é conhecido por acolher o antigo Pavilhão de Macau da Expo 98, onde está instalada a Galeria Municipal Vieira da Silva, mas também por ser um espaço agradável que acolhe zonas de merendas, parques geriátricos e parques infantis. Tem passeios amplos e com inclinação reduzida, o que faz deste espaço um local ideal para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

O Parque Municipal do Cabeço de Montachique, situado na zona norte do concelho de Loures, tem 32 hectares e está especialmente vocacionado para o convívio e atividade desportiva da população e dos idosos, em particular. Tem uma vasta área florestal, constituída por sobreiros e carvalho. Está equipado com um circuito de manutenção, quatro campos de ténis, parede bate-bolas e polidesportivo. Mas o destaque vai para o parque de merendas que tem capacidade para receber duas mil pessoas. 




A natureza em Loures


A natureza é muito presente no concelho de Loures, apesar da extensa área urbana. Pelas janelas dos edifícios urbanos de Loures, os residentes em lares de idosos podem ver a norte uma extensa manta verde, de onde provém os produtos agrícolas do concelho.
O percurso ribeirinho de Loures, junto às margens do rio Tejo permite aos residentes em lares de idosos fazer  passeios a pé ou em bicicleta, com uma paisagem ribeirinha de tirar o fôlego. O percurso tem pouco mais de seis quilómetros e liga Lisboa a Vila Franca de Xira.  

Entre Loures e Mafra, ergue-se a serra de Monfirre, com pequenas aldeias espalhadas pela serra acima, e um local repleto de trilhos e tesouros escondidos cheios de encanto. Na ponte de Lousa, um relógio de sol sobressai na paisagem, encostado aos antigos lavadouros. Também ali se encontra uma pedra do Termo da cidade de Lisboa. Mas a serra de Monfirre esconde grutas, ribeiras e muitos trilhos para seguir, para os residentes em lares de idosos que sejam autónomos e fisicamente ativos.



Hospitais e unidades de saúde em Loures


Em termos de saúde,  Loures beneficia dos poucos quilómetros que a separa de Lisboa, o que faz com que os residentes em lares de idosos possam usufruir dos serviços de ponta da capital do país. No entanto, Loures também conta com oferta pública com o Hospital Beatriz  ngelo. Do lado da oferta privada, o concelho conta com o hospital Trofa Saúde. Também dispõe de 29 unidades de cuidados de saúde primários. 



Museus e cultura em Loures


Situado em Bucelas, coração da tradição vinícola de Loures, os residentes em lares de idosos do concelho poderão visitar o Museu do Vinho e da Vinha, que tem uma exposição permanente  dedicada ao vinho, à vinha e às vindimas, e tem também outro espaço para exposições temporárias.
O Museu possui acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Em Santa Iria da Azóia, ergue-se o Castelo de Pirescoxe, um paço senhorial fortificado, cujas origens remontam ao século XV. Foi alvo de restauros em 2001, acolhendo desde então, exposições temporárias de artistas emergentes e também uma exposição permanente sobre o próprio castelo, expondo achados  arqueológicos que foram recuperados nas obras de restauro. Os idosos podem fazer uma pausa na cafetaria que tem esplanada. 

O arquiteto italiano António Canevari foi o autor do imponente Palácio do Correio-Mor, em Loures, construído no século XVIII.  Em volta do edifício decorado com pinturas de José da Costa Negreiro, existe  uma mata mediterrânica protegida, cascatas e jardins de buxo ao estilo francês. 



Transportes e acessibilidades em Loures


Loures dista apenas 17 quilómetros de Lisboa e 12 quilómetros do aeroporto Humberto Delgado, beneficiando das boas acessibilidades da capital. Os transportes públicos fazem parte da rede da àrea Metropolitana de Lisboa, dispondo de um tarifário mais em conta para maiores de 65 anos.
Em termos de acessibilidade para idosos com mobilidade reduzida, Loures tem em andamento um plano que visa a eliminação de barreiras nos edifícios públicos e acessibilidade a todos os pontos de paragem dos transportes públicos de passageiros. Aliás, a cidade ostenta orgulhosamente o galardão da Bandeira de Cidades de Excelência - Nível II, por se constituir um "Município de Excelência nas áreas da acessibilidade e da mobilidade ciclável e pedonal”, o que é uma mais-valia para os residentes em lares de idosos do concelho.



Procura lares de idosos em Loures? 

Faça uma escolha segura, submeta um pedido.