Guia para os residentes de Lares de idosos em Braga

Por Madalena Silva , 30 de Julho de 2024 Envelhecimento

A cidade de Braga mistura como nenhuma outra a tradição secular muito virada para a religião católica, com a juventude e dinamismo de uma cidade universitária, que tem vindo a crescer exponencialmente nas últimas décadas. Para os idosos católicos que procuram vivenciar as solenidades religiosas com fervor, Braga é a cidade ideal. Mas também é muito procurada para os idosos que buscam a jovialidade e vitalidade associadas a uma cidade que se mantém jovem. 

No café Vianna, n’A Brasileira e nas pastelarias tradicionais de Braga, pode-se observar continuamente grupos de idosos que aproveitam o tempo de reforma para pôr a conversa em dia. 

Neste guia, vamos citar apenas alguns dos principais elementos que fazem de Braga uma cidade ideal para ingressar num lar de idosos.



Oferta geral de lares em Braga


Braga tem à disposição dos idosos 35 lares e residências sénior, onde se podem acomodar e desfrutar de serviços diferenciados e cuidados de saúde de qualidade. Já no distrito de Braga, existem 170 lares de idosos e residências sénior.



Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Braga


Os lares de idosos da Rede Lares Online em Braga são de médias dimensões, e têm linhas contemporâneas em harmonia com detalhes ancestrais, características inerentes à cidade, que mistura as linhas mais clássicas com as mais vanguardistas, como nenhuma outra. Numa cidade onde a chuva cai com frequência, a luz natural é muito explorada.

Muitos lares da Rede Lares Online de Braga localizam-se na cidade, o que faz desta localidade muito apreciada pelos idosos autónomos, que gostam de dar os seus passeios pelas ruas da cidade. A capacidade média dos lares é de 36 residentes, e tem como espaços comuns disponíveis o jardim e a capela. Todos os lares da Rede Lares Online disponibilizam quartos individuais e duplos, que têm televisão por cabo e aquecimento central. Os lares não têm quaisquer restrições horárias para as visitas.


Serviços dos Lares de Idosos em Braga

Para assegurar que os idosos residentes tenham um envelhecimento ativo, os lares da Rede Lares Online proporcionam diversas atividades, entre elas destacam-se sessões de manutenção física, musicoterapia, expressão plástica, atelier de culinária e novas tecnologias.


Atividades nos Lares da Idosos em Braga

Todos os lares da Rede Lares Online em Braga oferecem cuidados de saúde de excelência, designadamente através da visita de um médico de clínica geral uma vez por semana e serviços de enfermagem de segunda a sexta-feira, oito horas por dia. Os residentes também são acompanhados por um nutricionista, cujo custo está incluído na mensalidade. De resto, contam também com animação sociocultural todos os dias úteis da semana.


Cuidados de Saúde nos Lares de Idosos em Braga

O preço médio da mensalidade num lar de idosos da Rede Lares Online em Braga situa-se nos 1650€ para quarto partilhado. Se o idoso prefere acomodar-se num quarto individual, o valor médio é de 2100€ . Estes valores não incluem extras como descartáveis, medicação e cremes.

Preços praticados nos Lares de Idosos em Braga

O que distingue a cidade: Braga


Cidade construída pelos Romanos, a “Bracara Augusta”, como então era chamada, era uma das metrópoles mais importantes da Península Ibérica. Mantém um centro histórico de traça antiga, com a histórica Sé de Braga a servir de coroa à zona que é prolífera em lojas de vestuário e afins e restauração. Ao contrário de muitas cidades, que perderam comércio tradicional quando chegaram os centros comerciais, Braga conseguiu manter o dinamismo económico nas ruas do centro, que continuam a atrair os bracarenses e muitos outros visitantes.



Zona emblemática: Braga


Desde a Rua do Souto até ao Arco da Porta Nova, os residentes em lares de idosos podem passear pelas ruas do Centro Histórico, onde podem encontrar um pouco de tudo. Desde vestuário, calçado, restauração e cafés e até lojas de venda de artigos religiosos. Mas o Centro Histórico não é apreciado apenas pelo comércio, mas também pela miríade de edifícios históricos e brasonados. É por estas ruas que os idosos e população em geral podem ter acesso à Sé de Braga e ao Largo do Paço, onde está instalada a Reitoria da Universidade do Minho. As ruas pedonais são acessíveis a cadeiras de rodas.



Pratos típicos de Braga


Os residentes em lares de idosos em Braga podem apreciar a gastronomia rica, dos quais são saborosos exemplos o Bacalhau à Braga ou à Narcisa, o cabrito assado e o Pudim Abade de Priscos. 
As “tíbias” de recheio cremoso, os “sameirinhos” e outros doces típicos podem ser encontrados a cada esquina, uma vez que Braga é rica em comércio de rua. 



Envelhecimento ativo em Braga


Na Academia Sénior de Braga, os residentes em lares de idosos podem estudar várias disciplinas como História e Cultura de Braga, inteligência emocional, informática, inglês, literatura, cidadania, dança, atividade física, música ou artes, e conta com um conjunto de parceiros e professores, formados em várias áreas específicas.



Festas e eventos em Braga


À semelhança do que acontece na vizinha Espanha, Braga tem na Semana Santa o apogeu das celebrações católicas. Numa localidade onde se respira o catolicismo, a Semana Santa é vivida com grande devoção e fervor religioso por todos, desde os mais jovens até aos idosos. Milhares de visitantes, sobretudo espanhóis, assomam à cidade para assistir às majestosas procissões e recriações históricas que se realizam, assim como outros eventos do calendário católico. Os residentes em lares de idosos vão com certeza apreciar as celebrações a Jesus Cristo.

Tal como na cidade vizinha do Porto, o São João é o rei dos santos populares. Contando com oito dias de festa, os residentes em lares de idosos em Braga podem assistir aos vários cortejos, desde os gigantones aos bombos, passando pelo cortejo etnográfico, existem várias opções para deleite dos idosos e da comunidade local. Os festejos contemplam também concertos, barraquinhas, concursos e até há programas destinados à participação dos idosos, como o torneio de boccia, para além das celebrações religiosas. 




O clima em Braga


De temperatura amena, os residentes em lares de idosos em Braga podem contar com muita chuva, mas com temperaturas moderadas, onde os termómetros raramente apontam para mais do que 33 °C ou abaixo do 1ºC. Agosto é o mês mais quente do ano em Braga, com a temperatura média máxima de 26 °C e a mínima de 15 °C. O inverno também é moderado, com a média das temperaturas a se fixar em 6 °C de máxima e 12 °C de mínima.



Parques e jardins em Braga


Localizado no Casco Histórico da cidade de Braga, o Jardim de Santa Bárbara é de uma beleza geométrica inigualável. Na primavera, alcança todo o seu esplendor, com as flores cuidadosamente arranjadas a desabrochar, apresentando um leque magnífico de cores. Os idosos podem aproveitar os bancos existentes, para descansar e apreciar ao fundo os arcos da Ala Medieval do Paço Episcopal Bracarense e a fonte do século XVII dedicada a Santa Bárbara.

Ao fundo da avenida da Liberdade, os residentes em lares de idosos de Braga, podem aceder a um autêntico oásis no centro da cidade. O Parque de São João da Ponte, que chegou a receber um prémio nacional para Espaços Públicos, é pejado de árvores e jardins, tem um lago, um coreto, um cruzeiro, um auditório ao ar livre e um monumento que celebra o 25 de Abril. Os idosos podem passear pelos extensos caminhos e utilizar o circuito de manutenção, para se manterem fisicamente ativos. O parque dispõe também de restaurante e bar de apoio. 



A natureza em Braga


Mesmo às portas de Braga, os residentes em lares de idosos podem encontrar o Parque Nacional de Peneda-Gerês, com as suas numerosas cascatas e que preenche quilómetros e quilómetros de paisagem das mais distintas nuances da cor verde. Não é por acaso que a vegetação abunda nesta região, o facto é que o Gerês é conhecido por ser a região onde mais chove em Portugal continental. Os idosos podem encontrar cinco portas para o Parque, cada uma delas dedicada a uma temática diferente.

​A Porta de Lamas de Mouro, em Melgaço, é dedicada à História e Ocupação do território; a Porta de Mezio, em Arcos de Valdevez, é dedicada à Conservação da Natureza e da Biodiversidade; a Porta de Montalegre é dedicada à Paisagem; a Porta do Lindoso, na POnte da Barca, é dedicada à Geologia e Água e, por fim, a Porta de São João do Campo, em Terras de Bouro, é dedicada à História e Civilizações.



Hospitais e unidades de saúde em Braga


Braga tem um hospital público e também dispõe de 28 unidades de saúde primárias, entre centros de saúde, unidades de cuidados de saúde personalizados, unidades de cuidados na comunidade, e unidades de saúde familiares, entre outros. ainda um hospital público Os residentes em lares de idosos em Braga também podem optar por em duas unidades hospitalares privadas.



Museus e cultura em Braga


Os residentes em lares de idosos em Braga podem visitar dois santuários, que para além do alimento espiritual, oferecem uma paisagem deslumbrante e recantos encantadores para conhecer. 
O Santuário do Bom Jesus, que tem umas extensas escadarias desde o sopé do monte até ao cume. Muitas pessoas optam por subir os 573 degraus das escadas, mas para o idoso que já não tem o frescor físico de antigamente, pode optar pela subida através do funicular, conhecido por Elevador do Bom Jesus, que foi inaugurado em 1882. 

Para além do Santuário, o Bom Jesus oferece uma vista impressionante sobre a cidade de Braga e ainda um belo jardim romântico, com lagos, pequenas pontes e parque de merendas.
O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é o segundo santuário mariano de Portugal. Oferece uma panorâmica sem igual sobre Braga. No Sameiro, o idoso pode visitar a Casa das Estampas, a Casa do Reitor, a Capela do Santíssimo Sacramento, a igreja principal, a cripta e a magnífica escadaria que vai dar aos monumentos do Sagrado Coração de Jesus e da Nossa Senhora da Conceição. 




Transportes e acessibilidades em Braga


Com uma extensa rede de transportes urbanos, o idoso residente em Braga pode viajar com desconto pela cidade e chegar até às freguesias periurbanas e rurais, assim como viajar até aos concelhos vizinhos, como o Porto, que fica a apenas 30 minutos de distância, através da A3. De resto, Braga tem uma estação ferroviária, que é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.



Procura um lar de idosos em Braga?

Ligue 939 667 800 ou submeta o seu pedido!