Diretora técnica num Lar Online: Liliana Pegado
Por Susana Pedro , 09 de Março de 2023 Profissionais
A Lares Online orgulha-se de colaborar com profissionais que agregam características fundamentais para singrar na área social. São profissionais íntegros, empáticos e com notável aptidão para a comunicação. Os profissionais têm o know how e a competência imprescindível para estabelecerem nos lares onde trabalham um ambiente agradável, saudável e digno, para que os idosos se sintam realmente em casa.
As diretoras técnicas que trabalham nos parceiros da Lares Online são empáticas e compreensivas, e fazem a diferença na vida das famílias e dos idosos!
Com a ajuda especializada da Lares Online, estas Diretoras Técnicas movem-se com desenvoltura e distinção para que os lares de idosos onde trabalham sejam líderes no setor. O sucesso das instituições parceiras da rede Lares Online passa muito pela competência, não só de quem as detém, mas também de quem as dirige: as diretoras técnicas. Hoje é a vez de Liliana Pegado brilhar!
Diretora técnica no Lar Estrela da Vida
Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga, Liliana Pegado cedo se empenhou no setor da terceira idade, tendo ganhado experiência como assistente social e posteriormente assumindo o cargo de diretora técnica. No Lar Estrela da Vida desde 2021, a diretora técnica acredita que a personalização e humanização dos cuidados ao idoso é essencial para o sucesso da instituição.
Quais são as principais Soft Skills necessárias para uma diretora técnica trabalhar em lar?
Liliana Pegado - Não há fórmula mágica, no entanto acredito que o essencial passa por escuta ativa em cada um dos funcionários, estar atenta às suas necessidades e ou dificuldades. Também é importante ser assertiva e ter espírito de liderança.
O essencial passa por uma escuta ativa, principalmente com os funcionários, e também sendo assertiva e com espírito de liderança.
O que faz para encantar as famílias no 1º contacto?
Liliana Pegado - Numa resposta direcionada para a população sénior, tem de haver desde logo a preocupação de diferenciar e personalizar os cuidados a cada idoso. Ter empatia com os familiares e seus cuidadores, para que desde logo se sintam tranquilos com a decisão que tomam.
As famílias ainda têm muito receio dos lares de idosos. Por isso, eu tenho muita preocupação em colocar nas redes sociais as nossas atividades diariamente. As festas populares, a festa do Natal, celebramos sempre os aniversários, para que os idosos se mantenham o mais ativos possível. Transmitimos isso sempre à família. Faço questão que a casa esteja sempre aberta, para que as famílias tenham acesso e para que tenham a máxima confiança, porque nem todos os lares dignificam esta resposta.Gostamos de ter a casa e as janelas sempre abertas, para que as famílias tenham acesso e ganhem confiança em nós.
Para cativar as famílias, é preciso criar empatia, para que desde logo se sintam tranquilas com a decisão que tomam.
Ainda há pouco tempo tivemos uma admissão difícil. No dia da admissão, a idosa e os filhos choravam e, nos primeiros dias, foi mesmo muito difícil. Ela dizia que só queria a casa dela, que odiava este lar e fazia trinta por uma linha. Atualmente, passado um mês já diz às filhas que adora cá estar e que de facto foi uma boa resolução. São este tipo de exemplos que nos faz saber que estamos no caminho certo.
Qual a história mais bonita que ouviu, no lar?
Liliana Pegado - Nesta área aprendemos que cada residente idoso tem a sua História de vida e vemos para além das suas debilidades físicas ou mentais.
Temos aqui um casal que se conheceram em Moçambique, ainda eram adolescentes, e desde logo gostaram um do outro, mesmo contra a família, por um ser mais abastado que o outro. Fugiram para casar, sem nada apenas com a roupa que tinham vestida, e conseguiram refazer a sua vida num país desconhecido. O amor que partilhavam era suficiente para ultrapassaram sempre os seus obstáculos.
Construíram a sua família, tiveram filhos e, há alguns anos mudaram-se para o Lar Estrela da Vida, porque a casa deles deixou de ter todas as condições. Ela tem uma «loucura» por ele que só visto e ele é muito cuidadoso e atencioso com a esposa. São um casal lindo e amoroso!
É um casal que hoje vive no lar e já está junto há muitas décadas. É bonito ver como continuam muito apaixonados, mesmo depois de tantas mudanças na vida.
Lares Online: é a nossa linha de angariação de clientes
Liliana trabalha em proximidade com a Lares Online desde 2021, altura em que tinha muitas vagas que precisava de preencher rapidamente. Desde aí, a parceria mantém-se muito importante no seu dia-a-dia, nas decisões operacionais que a diretora técnica toma a nível dos serviços que oferece e até dos preços que pratica.
Que serviços do Lares Online são hoje imprescindíveis para o seu trabalho?
Liliana Pegado - O mais imediato é a visibilidade dos nossos serviços aos potenciais novos residentes. Utilizo também o serviço de consultoria. Ainda há pouco tempo reuni com um consultor da Lares Online, para perceber como as coisas estão no mercado dos lares. Dão-nos informações preciosas sobre como é que nós somos vistos perante a procura. Isto a mim também me interessa saber, para saber se estamos no caminho certo. A Lares Online auxilia-me com as suas diretrizes e o seu conhecimento sobre o mercado atual dos lares, principalmente na minha zona geográfica.
O serviço de consultoria da Lares Online é um grande auxílio à minha gestão do lar, para saber se estamos no caminho certo e como nos posicionarmos no mercado.
Por outro lado, as assistentes sociais que nos encaminham pedidos de famílias estão também sempre atentas e disponíveis. Quando eu tenho uma vaga, informo logo os colegas da Lares Online, e trabalhamos a partir daí.
Em que beneficiam os lares e as famílias do serviço Lares Online?
Liliana Pegado - A Lares Online veio dar maior visibilidade online aos serviços do Lar Estrela da Vida. Nas admissões, a Lares Online é a nossa primeira linha. Quando temos vaga, informo as colegas da Lares Online, e a partir daí vamos percebendo a viabilidade de uma admissão. É mais fácil gerir as admissões com a esta ajuda.
A Lares Online também é a primeira linha de ajuda especializada às famílias. Tanto é apoio para as famílias, como é para nós. Para nós, porque nos ajuda a defender a nossa imagem e angariar clientes, e para as famílias porque são a primeira linha na defesa dos seus interesses. Há muitas respostas sociais, mas nem todas têm qualidade e a rede Lares Online apenas tem lares de confiança.
A Lares Online representa uma mais-valia para as famílias, ao direcioná-las para lares de confiança, e para o setor, ao representar e defender os lares que têm boas-práticas.
Humanidade e empatia como chave do sucesso
Qual é a sua prioridade quando chega ao lar de manhã?
Liliana Pegado - A minha maior preocupação é que esteja garantido o bem-estar dos nossos residentes. Também verifico todos os dias que a equipa tem todos os recursos e condições para o sucesso do seu trabalho no dia-a-dia, com os padrões que exigimos. Ou seja, logo de manhã é possível verificar estas duas situações numa pequena visita às instalações do lar.
Confirmo todos os dias de manhã se os residentes do lar estão bem e satisfeitos, e também verifico os recursos e condições de trabalho da equipa técnica.
O que distingue a instituição onde trabalha?
Liliana Pegado - A nossa preocupação é proporcionar um envelhecimento ativo, e que os idosos residentes no lar estejam felizes conosco. Saber que os idosos são felizes é o nosso ex libris e tentamos de tudo para que seja sempre assim. A formação dos profissionais também é muito importante na instituição onde trabalho. Promovemos formações constantes junto das nossas auxiliares geriátricas, para humanizar cada vez mais os cuidados.
Preocupamo-nos muito com a felicidade dos residentes. Para isso investimos na formação das nossas auxiliares geriátricas e na dinamização das atividades.
Como foi o dia mais difícil que viveu no lar?
Liliana Pegado - Ver a morte de um residente, sem que a equipa conseguisse reverter a situação. Sempre que perdemos alguém é muito difícil gerir as emoções e a perda. São pessoas que estão conosco há muito tempo e é muito complicado ultrapassar a morte de um residente que nos é querido. Muitos idosos optam por falecer no lar, em vez de irem para o hospital, preferem morrer aqui. E nós estamos presentes, desde o primeiro minuto até ao último suspiro. É este o nosso trabalho.
Sempre que morre um residente idoso é um dia difícil para o lar, e uma diretora técnica tem de gerir as emoções e a perda de todos.
O que a trouxe ao mundo dos lares e ao lar onde trabalha hoje?
Liliana Pegado - A base populacional da nossa pirâmide cada vez tem maior percentagem. Ou seja, as pessoas vivem cada vez mais e precisam de respostas diferenciadoras. Senti, assim, que poderia dar essa mesma resposta nesta área. No lar em que trabalho vim dar o meu olhar mais alargado e rigoroso nas respostas a cada residente como ser individual. Inspira-me a ajuda pelo outro e a população idosa está muito esquecida, tem poucas respostas sociais em Portugal.
Na área social, sinto que podemos fazer a diferença. Podemos proporcionar um envelhecimento ativo, podemos fazer os idosos felizes e assim os lares podem deixar de ser vistos como a última instância.
Na Lares Online, garantimos ajuda especializada às famílias e consultoria profissional e avançada às instituições. Promovemos informação atualizada e relevante sobre residências sénior e lares de idosos de norte a sul do país. Trabalhamos com uma rede alargada de lares com qualidade garantida, na busca das melhores soluções para os idosos e famílias que todos os dias chegam até nós.