Por Carolina França , 03 de Março de 2020 Envelhecimento
Qualquer que seja o contexto, na comunidade ou institucionalizado em casas de repouso, a dor é um sintoma comum entre os idosos e pode ter uma forte repercussão na sua qualidade de vida.
Condições comuns, como a medicação, múltiplas doenças associadas e declínio da função física e mental, geram um grande desafio aos profissionais de saúde na gestão da dor nesta população. Este artigo aborda as dificuldades na avaliação e tratamento no controlo da dor crónica em pessoas com idade avançada.
Ler mais Por Carolina França , 19 de Fevereiro de 2020 Profissionais
A queda é a principal causa de acidente em pessoas com mais de 65 anos, e pode levar à perda de autonomia ou ao desenvolvimento de condições médicas mais graves. Conviver com um familiar idoso é conhecer os desafios do medo de cair.
A boa notícia é que as quedas podem ser evitadas e existe um profissional que pode ajudá-lo na prevenção destes eventos: o fisioterapeuta.
Ler mais Por Carolina França , 28 de Janeiro de 2020 Profissionais
A fisioterapia pode e deve ser vista como uma parte importante do cuidado do idoso, porém é um processo exigente e, para se obter todos os benefícios, deve ser realizada com frequência.
A presença de um terapeuta no lar elimina algumas preocupações e pode ser um fator diferenciador. O profissional desloca-se até à instituição, diminuindo a quantidade de tempo e energia gastos. Em alguns casos, o idoso poderá participar em mais sessões por semana e o tratamento progride mais rapidamente.
Ler mais Por Carolina França , 10 de Janeiro de 2020 Longevidade
Caminhar é uma ótima forma de exercício físico para idosos. É uma maneira eficaz de reduzir o risco de doenças crónicas e melhorar a saúde e bem-estar em geral.
Conheça agora as vantagens deste tipo de exercício e como implementar na sua rotina diária.
Ler mais Por Carolina França , 06 de Janeiro de 2020 Longevidade
Com tantas tentações alimentares, é quase impossível passar pelo período das festas de fim de ano sem cometer algum excesso. Ninguém, incluindo os mais idosos, consegue resistir aos doces, bebidas e convívio próprios desta altura festiva.
O importante é retomar o mais rápido possível os seus hábitos saudáveis. É hora de repensar sua alimentação e voltar à forma física. Conheça algumas sugestões para recuperar dos excessos do Natal e passagem de Ano!
Ler mais