Alzheimer, acolher e cuidar sem segredos
Por Ana Palma , 28 de Maio de 2019 Profissionais
Por Ana Palma , 28 de Maio de 2019 Profissionais
Por Ana Palma , 26 de Fevereiro de 2019 Envelhecimento
Muito poucos idosos ingressam num lar pela sua vontade ou por considerarem que a vivência num lar pode acarretar benefícios.
Contudo, valerá a pena enunciar alguns aspetos que podem levar a que idosos que beneficiem de um certo grau de autonomia considerem vantajoso viver em residências sénior.
O que pode levar, então, a que pessoas autónomas prefiram viver em residências sénior?
Por Ana Palma , 19 de Fevereiro de 2019 Idosos
Os animais de estimação são uma fonte inquestionável de amor e companhia. Todos nos sentimos felizes quando acarinhamos o nosso animal de estimação, seja um cão, gato ou qualquer outro animal doméstico.
Para além de serem excelentes companheiros, os animais de estimação trazem consigo imensos benefícios, seja sociais ou ao nível da saúde. Neste artigo vamos abordar a importância e benefício dos animais de estimação para os idosos.
Por Ana Palma , 05 de Fevereiro de 2019 Envelhecimento
A sexualidade na terceira idade é um tema muito pouco debatido, estando envolto em ideias pré-concebidas e preconceitos ultrapassados.
No entanto, seremos, em algum momento, no percurso das nossas vidas demasiado velhos para amarmos e vivenciarmos a nossa sexualidade? Neste artigo do Lares Online, exploramos a importância da sexualidade e vida amorosa na terceira idade. Abordamos algumas medidas que os lares podem tomar para não melindrarem uma esfera tão necessária no ser humano. Saiba mais!
Por Ana Palma , 24 de Janeiro de 2019 Lares e Residências
As IPSS ou Instituições Particulares de Solidariedade Social integram o terceiro setor, e têm desenvolvido um papel preponderante junto da sociedade.
Ao nível do assistencialismo, estas substituem o Estado, tendo sido o seu papel no enfrentamento de situações de pobreza e vulnerabilidade de extrema importância:
«Especificamente no que à Segurança Social diz respeito, o Estado tem valorizado o papel das instituições particulares de solidariedade social e promovido a cooperação concretizando a repartição de obrigações e responsabilidades com vista ao desenvolvimento de serviços e equipamentos sociais que visam a proteção social dos cidadãos», poder-se-á ler na Portaria nº196-A/2015.