3 Coisas que um lar de idosos nunca lhe dirá no primeiro contacto
Por Joana Marques , 04 de Novembro de 2019 Lares e Residências
A decisão de colocar os pais num lar de idosos nunca é tomada de ânimo leve. Pode gerar conflitos familiares, despoletar a incompreensão do idoso e levar a sentimentos de culpa. No entanto, se for uma decisão benéfica para ambas as partes, e existirem condições financeiras que garantam a qualidade de vida e o bem-estar do idoso, o primeiro passo é escolher o sítio certo.
Deve considerar o orçamento familiar disponível (contando já com a reforma ou os apoios sociais de que o seu pai idoso possa usufruir), uma localização próxima da sua residência, mas, acima de tudo, um lar que seja isso mesmo: uma segunda casa numa fase mais avançada da vida.
É fundamental que visite várias instituições e opte pela que mais lhe agradou. Tendo em conta não só o cumprimento dos requisitos legais, mas também as normas de segurança e higiene.
Leia com atenção os documentos que lhe devem ser disponibilizados, como o Regulamento Interno e o Contrato de Prestação de Serviços, e desconfie se não lhe forem cedidos.
Neste processo, existem sempre coisas sobre o seu pai ou mãe que não dirá no primeiro contacto com o lar, da mesma forma que o lar pode não ser completamente transparente consigo. Ambas só têm a beneficiar ao serem verdadeiros em relação às expectativas, direitos e deveres, mas quando tal não acontece, esteja atento às coisas que um lar de idosos nunca lhe dirá numa primeira visita.
Que o seu familiar pode ser convidado a sair
Por norma, fala-se dos direitos dos idosos, mas quando são utentes de um lar também existe uma série de deveres a cumprir, que ao serem sistematicamente desrespeitados podem levar à expulsão.
Em caso de agressões físicas ou verbais continuadas, a outros utentes ou aos funcionários, o lar pode decidir-se pela expulsão do idoso.
Os deveres dos utentes (e mesmo dos familiares) constam do regulamento interno de cada instituição (pública ou privada) e devem ser do conhecimento de todas as partes envolvidas:
Tratar com respeito e dignidade os outros companheiros, os funcionários e dirigentes;
Comunicar procedimentos médicos ou prescrição de medicamentos feitos fora da instituição (no caso de impossibilidade, o dever é dos familiares), como por exemplo doenças infeto-contagiosas.
Proceder atempadamente ao pagamento da mensalidade;
Não exigir prestações de serviços para além dos contratualizados;
Respeitar os horários em vigor (banhos, refeições, visitas e deitar);
Não danificar equipamentos;
- Não denegrir por injúria ou calúnia o nome da instituição, pois as queixas ou denúncias devem ser comunicadas às instituições competentes.
Que não há limite para as despesas extra
No Regulamento Interno dos lares para idosos também devem estar discriminados os serviços que estão incluídos no preçário e os que não estão, ou seja, os “extras”. Regra geral, a mensalidade inclui o alojamento (utilização do quarto, das casas de banho e dos espaços comuns), cuidados de saúde ao nível de enfermagem, alimentação (refeições principais e intermédias), todas as atividades recreativas, o tratamento da roupa de cama e de uso pessoal, apoio nos cuidados de higiene, limpeza e manutenção diária das instalações, vigilância permanente e assistência religiosa de acordo com as crenças individuais, sempre que possível.
A mensalidade não é a única despesa a considerar quando faz o orçamento na escolha de um lar de idosos. Tenha atenção a todas as despesas suplementares e informe-se previamente se há um preçário.
Os extras podem variar consoante a instituição, mas esteja atento aos seguintes serviços que poderão aumentar a fatura mensal:
Alimentos que não constem na ementa habitual, tais como de dieta, produtos sem lactose ou à base de sucedâneos de carne ou peixe no caso de uma alimentação estritamente vegetariana;
Material de incontinência;
Material necessário à prestação de cuidados de enfermagem;
Medicamentos e suplementos vitamínicos;
Fisioterapia de reabilitação;
Exames complementares de diagnóstico;
Aluguer de aparelhos hospitalares;
Transporte (privado, ambulância, táxi);
Excursões;
Que a fiscalização identificou irregularidades
Quando vai visitar um lar de idosos pela primeira vez, tenha especial atenção às instalações e ao funcionamento. Peça uma visita guiada para que possa observar as rotinas e as atitudes dos funcionários.
Sente-se confortável dentro dos espaços comuns e no quarto onde irá ficar o seu familiar?
As instalações estão devidamente limpas e sem maus-cheiros?
As casas de banho e quartos estão devidamente adaptadas às necessidades geriátricas?
Os espaços interiores e exteriores são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida?
Existe a sensação de que os funcionários são em número insuficiente ou nota alguma falta de qualificação?