Comparticipação para ex-trabalhadores Idosos da Câmara de Lisboa | 2024

Por Madalena Pombal , 18 de Junho de 2024 Comparticipações

Os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa (SSCML) têm um programa específico de apoio aos idosos ex-funcionários da autarquia. Os apoios englobam comparticipações para as mensalidades de lares de idosos, apoio domiciliário, subsídio por morte, apoios à educação dos ex-funcionários idosos, entre outros.
Neste artigo, atualizado para o ano de 2024, explicamos-lhe como pode recorrer a este apoio e as condições do seu requerimento.

Ler mais

Complemento por Dependência em 2024 - Como funciona?

Por Madalena Pombal , 18 de Junho de 2024 Apoios Sociais

Com o envelhecimento, é frequente a perda de faculdades físicas e cognitivas, o que faz com que os idosos cada vez mais necessitem de um tipo de cuidado particular, com vigilância e apoios constantes. Estão em situação de dependência os cidadãos que não têm autonomia para satisfazer necessidades básicas e que, assim sendo, precisam da assistência de uma terceira pessoa na sua vida corrente.

​Nestas situações, o Estado prevê um conjunto de apoios que, aliados às pensões de velhice e/ou invalidez, podem de certa forma ajudar os idosos a obter os cuidados de que necessitam. (atualizado 2024).

Ler mais

O Regime do Maior Acompanhado em 2024 - Como funciona?

Por Madalena Silva , 18 de Junho de 2024 Idosos

O Regime do Maior Acompanhado prevê um conjunto de medidas aplicáveis a adultos ou idosos que, por doença, dependência, deficiência ou pelo seu comportamento, estejam impossibilitados de exercer os seus direitos e cumprir os seus deveres. O Regime de Maior Acompanhado é muitas vezes solicitado pelos filhos, para poderem tomar decisões que digam respeito aos pais idosos e já com dificuldades cognitivas.

Este modelo preserva a capacidade de autodeterminação da pessoa ou do idoso, prevendo que o acompanhante só possa tomar decisões em domínios específicos e previamente estipulados pelo tribunal, em que for demonstrado que o idoso já não tem condições de decidir. Neste artigo, vamos saber quem pode pedir o Regime de Maior Acompanhado em 2024 e como o pode fazer!

Ler mais

Quando o cuidador familiar do idoso precisa de descanso | 2024

Por Madalena Silva , 18 de Junho de 2024 Apoios Sociais

Ser responsável pelas atividades quotidianas de um idoso não é tarefa fácil. O grau de dificuldade é proporcional à carga de trabalho exigida ao cuidador e a carga emocional representa, também, uma pressão acrescida.

O cuidador tem de cuidar da saúde, da alimentação, da higiene pessoal, da administração da medicação e proporcionar momentos de recreação e lazer do idoso ou da pessoa dependente. Não raras vezes, o cuidador acaba por se descurar a ele próprio em prol da pessoa cuidada.

Não é inusitado que o cuidador acabe por se anular e negligenciar a sua saúde física e mental. O cuidador informal é um familiar, um amigo ou uma pessoa próxima, que é o principal responsável por zelar pelo bem estar e segurança da pessoa dependente, o que exige uma grande disponibilidade, tempo e responsabilidade. Mas, existe uma figura de apoio social que o Governo criou para o descanso do cuidador. Neste artigo, vamos explicar-lhe o que é o Descanso do Cuidador, quem tem direito e como se processa o pedido.

Ler mais