A minha residência sénior não cativa idosos autónomos, porquê?

Por Sónia Domingues , 26 de Abril de 2023 Profissionais

Hoje, as residências sénior apostam em serviços mais diferenciados, com qualidade que não era habitual nos lares de idosos mais tradicionais. Mas, apesar de as residências sénior estarem equipadas com quartos e espaços comuns atrativos e oferecerem serviços premium, algumas continuam a não atrair os idosos mais ativos e ainda autónomos. Este é um público que interessa às residências sénior, porque podem usufruir dos serviços por mais anos, e não carecem de tantos cuidados, que cansam e ocupam os colaboradores. Neste artigo, vamos conhecer os motivos que desmotivam os idosos a residir no seu lar enquanto são autónomos e ativos.

Ler mais

Lares Online do outro lado da linha: Andreia Rosário

Por Sónia Domingues , 21 de Abril de 2023 Empresa


Depois de tirar a licenciatura em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Faculdade de Lisboa, Andreia Rosário percebeu que tinha mais interesse e vocação para a área da terceira idade. Optou por tirar uma pós-graduação em Gerontologia Social, para aprofundar o seu conhecimento. Em 2021, decidiu abraçar o desafio proposto pela Lares Online como consultora de cuidados, onde auxilia as famílias em busca de uma escolha segura de um lar para os idosos. Fique a conhecer quem está do outro lado da linha da Lares Online. Vamos conhecer a Andreia?

Ler mais

IRS 2023: Deduzir no IRS a despesa com o lar de idosos

Por Susana Pedro , 18 de Abril de 2023 Notícias

A entrada de um idoso para um lar, na maioria dos casos, não é situação fácil. Tanto para a família como para o idoso, este processo pode ser muito complexo, seja pela difícil decisão de retirar o idoso da sua casa, seja pelas consequências da admissão do idoso num lar ou residência. Entre as maiores questões, por parte da família, está o financiamento deste tipo de serviços. Sendo um trabalho bastante qualificado e específico, as mensalidades podem ascender a largos milhares de euros por ano. Nem sempre a pensão ou reforma do idoso cobre este tipo de serviços, pelo que muitas vezes é necessária uma contribuição familiar, seja ela maior ou menor.
No entanto, estas despesas são dedutíveis no IRS do agregado familiar. Veja neste artigo como!

Ler mais

Porque ter licença não basta num lar de idosos

Por Sónia Domingues , 24 de Março de 2023 Profissionais

Vai-não-vai, as televisões e páginas de jornais são inundadas por notícias negativas sobre lares de idosos. Maus-tratos, negligência, más condições, ou alimentação deficiente são algumas das situações reportadas. Muitos dos lares referidos nas notícias são ilegais, mas existem outros que, apesar de ter licença, não garantem condições e serviços de qualidade aos idosos. O que têm estes lares em comum? Apesar de ter licença e cumprirem genericamente os requisitos técnicos, alguns lares falham na qualidade necessária ao cuidado com dignidade. Saiba porque ter licença da Segurança Social não basta, e o que o lar de idosos deve fazer para ser desejado pelas famílias.

Ler mais