Como garantir uma integração tranquila em lar de idosos

Por Sónia Domingues , 25 de Outubro de 2023 Lares e Residências

A integração do idoso num lar ou residência sénior é um momento particularmente sensível para o idoso e também para toda a família, que tem de lidar com o peso da responsabilidade de garantir que a mudança seja benéfica para o idoso. Os primeiros tempos de vivência no lar são fundamentais para garantir que a integração do idoso se dê tranquilamente e com segurança. Mas, antes do idoso ir para o lar, a família deve ter consciência da importância de fazer uma escolha segura e informada, para que a mudança seja bem sucedida e seja benéfica para o idoso. Mas, quais os passos que a família deve seguir para garantir a integração plena e uma vivência feliz no lar de idosos?  Saiba tudo neste artigo.

Ler mais

Do outro lado da linha: Ana Oliveira

Por Sónia Domingues , 24 de Outubro de 2023 Empresa

Ana Oliveira nasceu e cresceu em Tomar rodeada de idosos e animais. Por isso, não estranha que tenha enveredado pela área social. Mas nem sempre teve as ideias claras quanto ao caminho a seguir. No secundário optou por enveredar pela área científica, mas concluiu que não se identificava com a matéria. Foi apenas quando ouviu uma colega a falar do curso de serviço social que descobriu a direção que queria seguir e prosseguiu os seus estudos em Lisboa, onde se formou em Serviço Social, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Saiba quem está do outro lado da linha: vamos conhecer a Ana Oliveira, consultora da Lares Online!

Ler mais

Vida ativa em lar de idosos: José Robala

Por Sónia Domingues , 16 de Outubro de 2023 Idosos

Com 104 anos de idade, José Robala já passou por muito. Nascido a 17 de setembro de 1919, o idoso levou sempre uma vida ativa e preenchida. Natural da Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, José Robala foi para Angola depois de cumprir o serviço militar obrigatório.
Casou aos 50 anos, teve um filho e fez vida em Angola, de onde teve que fugir devido à Guerra do Ultramar. De regresso a Portugal, continuou a sua vida até que, já depois dos 100 anos, a Polícia lhe retirou o carro e a carta de condução. Decidiu assim ingressar num lar de idosos, em setembro de 2022 no lar de idosos Quinta do Outeiro, nos Carvalhais, Figueira da Foz, acompanhado da esposa de 87 anos, onde pretende continuar a viver confortavelmente a sua centenária vida.

Ler mais

Efeito Lares Online: Villa Natura Residência Sénior

Por Rita Gomes , 03 de Outubro de 2023 Profissionais

Na serenidade de Palmela, a Villa Natura veio revolucionar o mercado local dos lares de idosos, prometendo proporcionar o mesmo conforto da casa dos seus idosos, mas com apoio médico de qualidade e atividades estimulantes. Abriu portas pela primeira vez em 2015 como uma casa de acolhimento, e devido à vontade de ajudar cada vez mais idosos realizaram obras de expansão que formam a atual residência sénior.

Numa comunidade pequena, afastada dos centros urbanos, o crescimento da instituição era limitado pelos seus recursos. Em 2021, surge uma parceria que viria a impulsionar a Villa Natura: a Lares Online. Desde a sua entrada, esta parceria gerou uma receita de 154 586,7 € para a residência sénior. 

Ler mais

Lares e família em tribunal: morte atribuída ao lar

Por Sónia Domingues , 25 de Setembro de 2023 Notícias

Com 76 anos de idade, tinha sofrido um AVC que o obrigou a um internamento hospitalar de quase duas semanas. A esposa já não tinha condições de dar-lhe o apoio e os cuidados que ele necessitava, os filhos trabalhavam em tempo integral e a solução que melhor satisfazia as necessidades de conforto, segurança e cuidados de enfermagem era um lar de idosos. Mas, passado pouco mais de dois meses, o senhor Gomes acabou por falecer depois de ter dado entrada no hospital, mais magro e febril.

Para a família não havia dúvidas: o lar não tinha cumprido com a obrigação contratual de providenciar os cuidados de saúde e enfermagem que constavam no contrato. Neste artigo, vamos contar-lhe um caso que chegou às barras de um tribunal português. Apesar dos fatos relatados serem reais, a história e as personagens são ficcionados. 
Ler mais