Guia para os residentes em lares de idosos em Macedo de Cavaleiros
Por Sónia Domingues , 23 de Abril de 2025 Lares e Residências
Em pleno coração da Terra Quente do Nordeste Transmontano, a cidade de Macedo de Cavaleiros é uma localidade muito calma e pouco populada, com pouco mais de 14 mil habitantes a ocuparem uma área de 700 quilómetros quadrados. A cidade é de pequena dimensão e oferece excelentes condições para quem quer envelhecer com qualidade de vida. Mas não se pense que Macedo de Cavaleiros é uma cidade pouco dinâmica e silenciosa, pelo contrário, o Instituto Politécnico oferece muito animação e frescor às ruas bem cuidadas de Macedo de Cavaleiros, que também é beneficiada por um custo de vida acessível, muita tradição e cultura, excelentes acessibilidades e uma variada oferta de lares e residências sénior. Neste guia, vamos descobrir as características de Macedo de Cavaleiros, que faz desta bela cidade transmontana uma excelente opção para um envelhecimento com qualidade.
Oferta geral de lares em Macedo de Cavaleiros
Em Macedo de Cavaleiros existem 8 Lares e Residências para Idosos em Macedo de Cavaleiros, 3 de natureza solidária. A rede Lares Online no concelho é composta por 125 camas. O distrito de Bragança tem 103 lares e residências disponíveis para os idosos.
Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Macedo de Cavaleiros
Os lares de idosos da Rede Lares Online em Macedo de Cavaleiros são modernos e aconchegantes, muito espaçosos, com espaços verdes, ideais para os idosos desfrutarem a vista para as magníficas paisagens do Nordeste Transmontano. A capacidade média dos lares da Rede Lares Online em Macedo de Cavaleiros é de 32 residentes, e todos têm Capela e Jardim, como espaços de lazer e tranquilidade. Em comum, os todos os lares da Rede oferecem acomodações em quartos duplos ou individuais, equipados com sistema de chamada e colchões anti-escaras. As visitas fazem-se sem quaisquer restrições horárias, de forma a facilitar a manutenção dos laços afetivos com a família e amigos.

Os idosos residentes em lares de idosos integrados na Rede Lares Online em Macedo de Cavaleiros são convidados a participar em atividades que lhes asseguram um envelhecimento socialmente ativo e com qualidade, nomeadamente através de aulas de manutenção física, expressão plástica, ateliers de costura, estimulação cognitiva e sensorial, assim como são incentivados a participar em passeios e visitas culturais com regularidade. Numa região onde a religião católica é praticada com grande desvelo, os lares de idosos da rede Lares Online realizam muitas vezes Celebração da Palavra.

Todos os lares da Rede Lares Online no concelho de Macedo de Cavaleiros empregam um animador sociocultural a tempo inteiro, que é responsável pela dinamização do plano de atividades. Em termos de saúde, 66% dos lares da Rede Lares Online garantem a visita de um médico de clínica geral duas vezes por semana e serviços de enfermagem todos os dias da semana. 67% dos lares integrados fazem sessões de fisioterapia de grupo todos os dias.

Os valores praticados pelos Lares de idosos da Rede Lares Online em Macedo de Cavaleiros têm valores médios de 1350€ em quarto partilhado e 1683€ em quarto privado. A mensalidade não cobre despesas pessoais e extraordinárias, como sejam a hidratação da pele, produtos descartáveis, transporte e consultas no exterior, entre outros custos.
O que distingue a cidade: Macedo de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros é uma terra cheia de tradições históricas, que marcam a sua identidade cultural feita dos Caretos de Podence, da paixão pela caça e pelo Património Natural que se encontra na Albufeira do Azibo. Mas, além da riqueza cultural, a cidade oferece uma qualidade de vida indelével para a comunidade em geral e, em especial para os idosos que queiram passar a sua velhice com tranquilidade e segurança, numa zona pacata, com todos os serviços disponíveis e acesso a cuidados de saúde pública e privada. Esta conciliação entre a tradição, natureza e qualidade de serviços é a marca distintiva de Macedo de Cavaleiros.
Zona emblemática: Macedo de Cavaleiros
A Praça das Eiras é o centro nevrálgico da cidade de Macedo de Cavaleiros, onde os residentes em lares de idosos podem encontrar vários serviços e restauração, nas ruas que cercam o jardim. Esta praça é um espaço de convívio, funcionando como um palco para festividades populares e animação local.
Pratos típicos de Macedo de Cavaleiros
Tal como é típico na região transmontana, os pratos tradicionais de Macedo de Cavaleiros são muito ricos e generosos, começando pelo rancho à moda antiga, que até tem um evento especialmente dedicado a este prato, confecionado com massa, grão de bico, carnes e enchidos variados, azeite e legumes da terra. A caça, em especial o javali, produz também uma série de pratos tradicionais, como o javali estufado ou assado no forno. Moelas, rojões, as alheiras e uma variedade de enchidos também estão sempre disponíveis pela Terra Quente.
As castanhas produzidas em Macedo também são utilizadas em diversos pratos, como o javali ou a posta mirandesa, que podem ser acompanhadas com a castanha estufada ou assada. De resto, nas noites de inverno, os idosos podem também apreciar a castanha cozida como sobremesa, tal como é muito tradicional.

Envelhecimento ativo em Macedo de Cavaleiros
A Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros procura valorizar o envelhecimento ativo e integrado dos idosos na comunidade, através do aprofundamento de disciplinas como português e inglês, ensino de instrumentos musicais como flauta e cavaquinho, aulas de educação física e hidroginástica, informática e oficinas diversas.
Festas e eventos em Macedo de Cavaleiros
O município de Macedo de Cavaleiros promove dois eventos de grande dimensão, que unem animação, gastronomia, artesanato e produtos locais. A Feira de São Pedro é um cartaz que se destaca na região transmontana, realiza-se no final de junho e tem a duração de uma semana. O Parque Municipal de Exposições acolhe o evento, que compreende uma mostra empresarial e comercial do concelho, com o objetivo de promover as empresas locais. Mas, certamente que o foco dos residentes em lares de idosos de Macedo de Cavaleiros estará na animação proporcionada pelas tasquinhas locais, que apresentam uma variada mesa de petiscos tradicionais, preenchendo o estômago enquanto assistem aos animados concertos de figuras nacionais da música portuguesa.
Outro evento que enche de animação alguns dias de inverno é a Feira da Caça e do Turismo, que habitualmente decorre entre o final do mês de janeiro e fevereiro. A caça tem um peso histórico e cultural nesta região, honrando a tradição com este certame, que inclui eventos de falcoaria, montarias, showcookings, exposição de fauna viva e parque aventura. Os restaurantes locais também são convidados a participar através da Rota do Javali, integrando na sua ementa pratos de caça.
O clima em Macedo de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros faz parte da Terra Quente do Nordeste Transmontano, que também tem o outro lado da moeda, a Terra Fria. Como se poderá concluir pela designação, Macedo de Cavaleiros tem um clima bastante mais moderado, o que lhe permite o cultivo de sequeiros, oliveiras e vinha. O clima é mais seco e quente, quando comparado com a Terra Fria, bastante mais agreste. Os verões são bastante quentes e secos, o que pode ser ideal para os idosos mais friorentos, com as temperaturas médias frequentemente a subirem até aos 35ºC. Pese embora fazer parte da Terra Quente, os residentes em lares de idosos em Macedo de Cavaleiros, podem esperar invernos com temperaturas mínimas muitas vezes abaixo dos 0ºC, com muitas geadas matinais.
Parques e jardins em Macedo de Cavaleiros
O Parque Urbano de Macedo de Cavaleiros reúne todas as condições que os residentes em lares de idosos procuram. É um espaço verde desenvolvido no centro da cidade, o que facilita o acesso a pé, e tem percursos pedonais, que poderão ajudar à mobilidade e exercício físico dos residentes. As zonas de estar estão equipadas com bancos, protegidos pelas sombras das árvores circundantes, o que faz deste parque ideal para quem procura integrar um pouco de atividade física e contacto com a natureza, sem ter de sair da cidade.

A natureza em Macedo de Cavaleiros
A Albufeira do Azibo é conhecida a nível nacional, principalmente pelas praias fluviais de grande qualidade, muito procuradas por populares e visitantes. Mas esta albufeira vai além da zona balnear, uma vez que foi reconhecida como Paisagem Protegida em 1999, pela Unesco, estando integrada na Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica. Esta zona é reconhecida pela sua biodiversidade, que inclui castanheiros bravos, azinheiras, freixos, sobreiros e carvalhos negral, entre outras espécies. Na Albufeira do Azibo, os residentes em lares de idosos em Macedo de Cavaleiros podem também observar a fauna selvagem, que inclui as adoráveis lontras, lagartos de água e muitas aves, como a petinha ribeira, cegonha branca, e águia real, entre outras.
Hospitais e unidades de saúde em Macedo de Cavaleiros
Em Macedo de Cavaleiros os residentes em lares de idosos têm acesso a uma unidade hospitalar pública, integrada no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, que compreende urgências básicas, consulta externa, análises clínicas e internamentos de curta duração. Em termos de serviços de saúde primários, os idosos podem recorrer à Unidade Local de Saúde do Nordeste, ao Centro de Saúde e à Unidade de Cuidados de Saúde Pública. Existe também no concelho uma Unidade de Cuidados Continuados. Em termos de cuidados de saúde privados, a Clínica Gabriel oferece cuidados de saúde convencionais e terapias alternativas, a Santos Clínica Médica tem consultas médicas, exames de diagnóstico e medicina dentária, e a Clínica Macedense promove consultas de várias especialidades, cuidados de enfermagem e fisioterapia, entre outros serviços.
Museus e cultura em Macedo de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros tem uma cultura de preservação histórica, albergando alguns museus que recolhem e expõem o legado municipal. De entre eles se destaca o Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo, que homenageia o homem que salvou o rei D. João I, na famosa Batalha de Aljubarrota. Os residentes em lares de idosos em Macedo de Cavaleiros poderão apreciar a exposição permanente “Assim se fez Portugal”.
De referir que o espaço que alberga o museu faz também parte das memórias de todos um povo, uma vez que este núcleo museológico está instalado numa antiga escola primária do concelho.
Mas o que realmente se destaca e que é uma marca conhecida e reconhecida em todo o país são os Caretos de Podence, figuras de máscaras e fatos coloridos, que são utilizados no Carnaval na aldeia de Podence, percorrendo as ruas ao som dos chocalhos que trazem consigo. Na Casa do Careto, os idosos são convidados a imergir neste ritual histórico, através da exposição das máscaras, trajes tradicionais, chocalhos e artefactos de outros tempos ligados ao Carnaval de Podence. A casa está adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.

Transportes e acessibilidades em Macedo de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros dispõe de excelentes acessibilidades, através da A4, que faz a ligação ao Porto, Bragança e outras cidades vizinhas. Em termos municipais, os transportes públicos fazem a ligação entre a sede do concelho e as freguesias, conectando as povoações mais distantes aos serviços existentes na cidade.