Guia para os residentes em lar de idosos em Salvaterra de Magos
Por Sónia Domingues , 24 de Abril de 2025 Lares e Residências
Não é por acaso que Salvaterra de Magos foi o local predileto da Corte Portuguesa durante vários séculos. A beleza natural, aliada à proximidade da capital fez desta localidade o destino de férias de reis e rainhas e da nobreza. Era nesta bela vila que estava instalada a Casa do Infantado, para os segundos filhos dos reis. Outro dos ex-libris do concelho é a Falcoaria Real Classificada como Património Imaterial da Humanidade desde 2016. Vários reis portugueses escolheram Salvaterra de Magos para caçar e essa foi a razão pela qual aqui se instalou a falcoaria real.
Salvaterra de Magos preserva ainda os traços clássicos e tradicionais que fazem desta vila encantadora um local ideal para quem deseja ingressar num lar de idosos.
As ruas são ladeadas por pequenos chalés e moradias caiadas de branco, com os rebordos a amarelo ocre ou azul forte. A Praça de Toiros, de cor terracota, destaca-se na entrada da vila, denunciando o entusiasmo pelas tradições tauromáquicas do concelho.
Neste artigo, vamos indicar os motivos pelos quais Salvaterra de Magos é o local histórico perfeito para quem procura um lar de idosos perto de Lisboa.
Em Salvaterra de Magos, o idoso pode escolher por entre 5 lares e residências sénior, 2 dos quais de natureza solidária. No entanto, se alargar a busca a todo o distrito de Santarém, irá encontrar 167 equipamentos de vida assistida. Em Salvaterra de Magos, a Rede Lares Online tem 44 camas.
Os lares de idosos da Rede Lares Online em Salvaterra de Magos têm habitualmente uma lotação pequena a média, com 32 residentes de capacidade média, e estão instalados em agradáveis moradias tradicionais da zona, com as paredes de branco e os rebordos coloridos tão característicos da região. A luminosidade natural é refletida pelas janelas abundantes e no interior, as salas são simples e mais despojadas, para dar maior frescura às habitações. Em comum, os lares de idosos da Rede Lares Online dispõe de acomodações em quartos duplos e individuais, com sistema de chamada e camas articuladas. Todos os lares da Rede lares Online nesta localidade têm jardim e horta, para que os idosos possam desfrutar e participar em atividades no exterior.
Os Planos de Atividades dos lares da Rede lares Online em Salvaterra de Magos são dinâmicos, oferecendo ocupação para o tempo livre dos idosos, nomeadamente através de aulas de manutenção física, sessões de estimulação cognitiva, expressão plástica e leitura. Os idosos também são convidados a participar em passeios e visitas culturais com regularidade.
Quando se trata de população idosa, não se podem descurar os cuidados de saúde. Desta forma, todos os lares da Rede Lares Online asseguram a visita de um clínico de medicina geral uma vez por semana, assim como oferecem animação sociocultural para os residentes se manterem ativos e participativos. 50% dos lares da Rede Lares Online garantem serviços de enfermagem três vezes por semana, assim como fisioterapia de grupo uma vez por semana.
Os valores da mensalidade mínima num lar de idosos em Salvaterra de Magos, é de 1000€, para quarto partilhado e 1500€ para o idoso que prefere um quarto individual. Os valores expressos não incluem outros, como sejam transportes para unidades hospitalares, terapias individuais, cremes e medicação, entre outras despesas extraordinárias.
A combinação única entre uma localização privilegiada, um património histórico de grande valor e muito bem preservado, a beleza natural do seu entorno e a tradição faz de Salvaterra de Magos uma vila ímpar na Lezíria do Tejo. Para os idosos que procuram um lar para envelhecer com qualidade, Salvaterra de Magos pode ser uma excelente opção a ter em conta.
A Praça da República é o centro nevrálgico da vila histórica da Lezíria do Tejo. É o local onde os populares confraternizam e se juntam para eventos de vária ordem. Nesta praça, o residente em lar de idosos encontra bancos de jardim, que estão cuidadosamente colocados à sombra das árvores centenárias, que garantem a frescura necessária aos verões quentes de Salvaterra de Magos.
Para os idosos amantes da boa gastronomia, a pacata vila tem muito que oferecer, com especial destaque para a enguia, que é a estrela de um certame que se realiza habitualmente no mês de março. Mas existem outros pratos que são muito típicos da zona, como o muito apreciado torricado de bacalhau, o sarrabulho ou a sopa de ossos. Já do lado dos doces, destacam-se os barretes, os lagartos, o arroz doce e os bolos de erva-doce.
Na antiga escola do Parque, está instalada a Universidade Sénior de Salvaterra de Magos, que já tem mais de uma década de existência. O residente em lar de idosos poderá optar por disciplinas como Inglês, Informática, Direito, Yoga, Aguarela ou Desporto, entre muitas outras áreas.
Existem diversas festas e eventos que preenchem de animação esta pequena vila, mas há uma que se destaca por ser única: a Festa do Foral dos Toiros e do Fandango. Esta é a celebração das tradições mais emblemáticas do Salvaterra de Magos, festejando os touros e o fandango, uma dança tradicional antiga. Os residentes em lares de idosos no concelho, vão poder assistir a touradas e largadas de touros, animação musical, grupos de folclore, muita gastronomia típica e eventos culturais. A festa ocorre no início de junho, à volta do dia 7, data em que a vila recebeu o seu foral.
O residente em lar de idosos em Salvaterra de Magos pode desfrutar de um clima quente durante longos períodos do ano. O verão é especialmente quente e seco, registando temperaturas médias acima dos 29 ºC . O inverno também é de temperaturas muito amenas, com o termómetro a não baixar para além dos 6 ºC de mínima.
O Jardim Público representa um autêntico oásis no meio da vila de Salvaterra de Magos. É o local perfeito para o residente em lar de idosos dar breves passeios na calçada acessível do jardim e aproveitar a sombra das árvores para descansar sentado num dos muitos bancos de jardim ali existentes.
Anteriormente a Mata Nacional do Escaroupim pertencia às Matas do Reino e desde 1836 é propriedade do Estado. Cobre uma área total de 438 hectares e é ocupada pelo pinheiro-manso, pinheiro-bravo e eucalipto. O residente em lar de idosos que esteja em boa forma física, poderá percorrer o Percurso Pedestre da Mata Nacional do Escaroupim, que pretende dar a conhecer o património natural da aldeia avieira, do Rio Tejo e também da Mata Nacional.
Em Salvaterra de Magos, existem sete unidades de cuidados primários de saúde personalizados, incluindo uma unidade de medicina dentária. Já no que refere a cuidados privados e hospitalares, o residente em lar de idosos em Salvaterra de Magos pode optar pela Clínica Médica Doutor Luís Marçal, para consultas, ou dirigir-se ao Hospital distrital de Santarém, para cuidados hospitalares. Também terá de ir até à capital de distrito receber cuidados hospitalares no privado, em que tem duas opções: o Hospital Privado de Santarém e o Hospital da CUF.
Classificada como Património Imaterial da Humanidade desde 2016, a arte da falcoaria portuguesa existe desde a Idade Média. Vários reis portugueses escolheram Salvaterra de Magos para caçar e essa foi a razão pela qual aqui se instalou a falcoaria real. O residente em lar de idosos certamente irá apreciar o edifício construído no início do século XVII. As atuais instalações resultam de um profundo restauro realizado em 2009. Mantiveram-se os edifícios originais, incluindo um pombal circular coberto com cúpula. Correntemente alberga dezenas de falcões, que poderão ser observados pelos idosos que apreciam estas aves de grande beleza.
A Aldeia avieira do Escaroupim foi construída em meados dos anos 30 do século passado por pescadores que vinham da Praia da Vieira, na Marinha Grande, durante o inverno, para continuar a pescar no rio, uma vez que o mar era demasiado forte naquela altura do ano. O residente de lar de idosos certamente irá desfrutar da história destas famílias que viviam em barcos coloridos. Mais tarde construíram casas, também de cores alegres e vistosas, que assentavam sobre estacas, para evitar inundações com as subidas do caudal do Tejo.
Por ser uma vila de pequena dimensão, Salvaterra de Magos não tem uma rede de transportes públicos urbanos. No entanto, a autarquia tem no seu Plano Plurianual de Investimentos a criação de uma resposta imediata, de transportes coletivos tendencialmente gratuitos que garantam mobilidade no concelho, nomeadamente no acesso aos serviços essenciais, de modo a combater a exclusão da população mais carenciada e dependente.
Salvaterra de Magos preserva ainda os traços clássicos e tradicionais que fazem desta vila encantadora um local ideal para quem deseja ingressar num lar de idosos.
As ruas são ladeadas por pequenos chalés e moradias caiadas de branco, com os rebordos a amarelo ocre ou azul forte. A Praça de Toiros, de cor terracota, destaca-se na entrada da vila, denunciando o entusiasmo pelas tradições tauromáquicas do concelho.
Neste artigo, vamos indicar os motivos pelos quais Salvaterra de Magos é o local histórico perfeito para quem procura um lar de idosos perto de Lisboa.
Oferta geral de lares em Salvaterra de Magos
Em Salvaterra de Magos, o idoso pode escolher por entre 5 lares e residências sénior, 2 dos quais de natureza solidária. No entanto, se alargar a busca a todo o distrito de Santarém, irá encontrar 167 equipamentos de vida assistida. Em Salvaterra de Magos, a Rede Lares Online tem 44 camas.
Como são os lares da Rede Lares Online em Salvaterra de Magos?
Os lares de idosos da Rede Lares Online em Salvaterra de Magos têm habitualmente uma lotação pequena a média, com 32 residentes de capacidade média, e estão instalados em agradáveis moradias tradicionais da zona, com as paredes de branco e os rebordos coloridos tão característicos da região. A luminosidade natural é refletida pelas janelas abundantes e no interior, as salas são simples e mais despojadas, para dar maior frescura às habitações. Em comum, os lares de idosos da Rede Lares Online dispõe de acomodações em quartos duplos e individuais, com sistema de chamada e camas articuladas. Todos os lares da Rede lares Online nesta localidade têm jardim e horta, para que os idosos possam desfrutar e participar em atividades no exterior.

Os Planos de Atividades dos lares da Rede lares Online em Salvaterra de Magos são dinâmicos, oferecendo ocupação para o tempo livre dos idosos, nomeadamente através de aulas de manutenção física, sessões de estimulação cognitiva, expressão plástica e leitura. Os idosos também são convidados a participar em passeios e visitas culturais com regularidade.

Quando se trata de população idosa, não se podem descurar os cuidados de saúde. Desta forma, todos os lares da Rede Lares Online asseguram a visita de um clínico de medicina geral uma vez por semana, assim como oferecem animação sociocultural para os residentes se manterem ativos e participativos. 50% dos lares da Rede Lares Online garantem serviços de enfermagem três vezes por semana, assim como fisioterapia de grupo uma vez por semana.

Os valores da mensalidade mínima num lar de idosos em Salvaterra de Magos, é de 1000€, para quarto partilhado e 1500€ para o idoso que prefere um quarto individual. Os valores expressos não incluem outros, como sejam transportes para unidades hospitalares, terapias individuais, cremes e medicação, entre outras despesas extraordinárias.

O que distingue a cidade: Salvaterra de Magos
A combinação única entre uma localização privilegiada, um património histórico de grande valor e muito bem preservado, a beleza natural do seu entorno e a tradição faz de Salvaterra de Magos uma vila ímpar na Lezíria do Tejo. Para os idosos que procuram um lar para envelhecer com qualidade, Salvaterra de Magos pode ser uma excelente opção a ter em conta.
Zona emblemática: Salvaterra de Magos
A Praça da República é o centro nevrálgico da vila histórica da Lezíria do Tejo. É o local onde os populares confraternizam e se juntam para eventos de vária ordem. Nesta praça, o residente em lar de idosos encontra bancos de jardim, que estão cuidadosamente colocados à sombra das árvores centenárias, que garantem a frescura necessária aos verões quentes de Salvaterra de Magos.
Pratos típicos de Salvaterra de Magos
Para os idosos amantes da boa gastronomia, a pacata vila tem muito que oferecer, com especial destaque para a enguia, que é a estrela de um certame que se realiza habitualmente no mês de março. Mas existem outros pratos que são muito típicos da zona, como o muito apreciado torricado de bacalhau, o sarrabulho ou a sopa de ossos. Já do lado dos doces, destacam-se os barretes, os lagartos, o arroz doce e os bolos de erva-doce.
Envelhecimento ativo em Salvaterra de Magos
Na antiga escola do Parque, está instalada a Universidade Sénior de Salvaterra de Magos, que já tem mais de uma década de existência. O residente em lar de idosos poderá optar por disciplinas como Inglês, Informática, Direito, Yoga, Aguarela ou Desporto, entre muitas outras áreas.
Festas e eventos em Salvaterra de Magos
Existem diversas festas e eventos que preenchem de animação esta pequena vila, mas há uma que se destaca por ser única: a Festa do Foral dos Toiros e do Fandango. Esta é a celebração das tradições mais emblemáticas do Salvaterra de Magos, festejando os touros e o fandango, uma dança tradicional antiga. Os residentes em lares de idosos no concelho, vão poder assistir a touradas e largadas de touros, animação musical, grupos de folclore, muita gastronomia típica e eventos culturais. A festa ocorre no início de junho, à volta do dia 7, data em que a vila recebeu o seu foral.
O clima em Salvaterra de Magos
O residente em lar de idosos em Salvaterra de Magos pode desfrutar de um clima quente durante longos períodos do ano. O verão é especialmente quente e seco, registando temperaturas médias acima dos 29 ºC . O inverno também é de temperaturas muito amenas, com o termómetro a não baixar para além dos 6 ºC de mínima.
Parques e jardins em Salvaterra de Magos
O Jardim Público representa um autêntico oásis no meio da vila de Salvaterra de Magos. É o local perfeito para o residente em lar de idosos dar breves passeios na calçada acessível do jardim e aproveitar a sombra das árvores para descansar sentado num dos muitos bancos de jardim ali existentes.
A natureza em Salvaterra de Magos
Anteriormente a Mata Nacional do Escaroupim pertencia às Matas do Reino e desde 1836 é propriedade do Estado. Cobre uma área total de 438 hectares e é ocupada pelo pinheiro-manso, pinheiro-bravo e eucalipto. O residente em lar de idosos que esteja em boa forma física, poderá percorrer o Percurso Pedestre da Mata Nacional do Escaroupim, que pretende dar a conhecer o património natural da aldeia avieira, do Rio Tejo e também da Mata Nacional.
Hospitais e unidades de saúde em Salvaterra de Magos
Em Salvaterra de Magos, existem sete unidades de cuidados primários de saúde personalizados, incluindo uma unidade de medicina dentária. Já no que refere a cuidados privados e hospitalares, o residente em lar de idosos em Salvaterra de Magos pode optar pela Clínica Médica Doutor Luís Marçal, para consultas, ou dirigir-se ao Hospital distrital de Santarém, para cuidados hospitalares. Também terá de ir até à capital de distrito receber cuidados hospitalares no privado, em que tem duas opções: o Hospital Privado de Santarém e o Hospital da CUF.
Museus e cultura em Salvaterra de Magos
Classificada como Património Imaterial da Humanidade desde 2016, a arte da falcoaria portuguesa existe desde a Idade Média. Vários reis portugueses escolheram Salvaterra de Magos para caçar e essa foi a razão pela qual aqui se instalou a falcoaria real. O residente em lar de idosos certamente irá apreciar o edifício construído no início do século XVII. As atuais instalações resultam de um profundo restauro realizado em 2009. Mantiveram-se os edifícios originais, incluindo um pombal circular coberto com cúpula. Correntemente alberga dezenas de falcões, que poderão ser observados pelos idosos que apreciam estas aves de grande beleza.
A Aldeia avieira do Escaroupim foi construída em meados dos anos 30 do século passado por pescadores que vinham da Praia da Vieira, na Marinha Grande, durante o inverno, para continuar a pescar no rio, uma vez que o mar era demasiado forte naquela altura do ano. O residente de lar de idosos certamente irá desfrutar da história destas famílias que viviam em barcos coloridos. Mais tarde construíram casas, também de cores alegres e vistosas, que assentavam sobre estacas, para evitar inundações com as subidas do caudal do Tejo.
Transportes e acessibilidades em Salvaterra de Magos
Por ser uma vila de pequena dimensão, Salvaterra de Magos não tem uma rede de transportes públicos urbanos. No entanto, a autarquia tem no seu Plano Plurianual de Investimentos a criação de uma resposta imediata, de transportes coletivos tendencialmente gratuitos que garantam mobilidade no concelho, nomeadamente no acesso aos serviços essenciais, de modo a combater a exclusão da população mais carenciada e dependente.