Diretora técnica num Lar Online: Ana Cristina Reis
Por Susana Pedro , 07 de Junho de 2021 Profissionais
A Lares Online entrevista Diretoras Técnicas que, com a nossa ajuda, dão tudo o que têm para alcançar ótimos resultados para os lares de idosos onde trabalham.
O sucesso das instituições da rede Lares Online passa pela competência, não só de quem as detém, mas também de quem as dirige: as diretoras técnicas.
Diretora Técnica na Casa de Repouso Solar de Santa Catarina
Ana Cristina Reis trabalha com idosos há cerca de 13 anos, os últimos 3 e meio como Diretora Técnica na Casa de Repouso Solar de Santa Catarina. Defensora ferrenha da solidariedade, e inspirada por Nelson Mandela, trabalha com a Lares Online desde Maio de 2018. Esta diretora técnica contou à Lares Online como é trabalhar numa casa de repouso.
Quais são as características e Soft Skills necessárias para uma diretora técnica trabalhar em lar?
Ana Cristina: Ser proativa, dinâmica, empreendedora, comunicativa, empática, capaz de desempenhar qualquer serviço em prol do bem estar dos idosos residentes e colegas ajudantes de ação direta.
O que faz para encantar as famílias no 1º contacto?
Ana Cristina: Estou sempre disponível para as famílias e atenta às necessidades dos idosos residentes na casa de repouso. Basta ser eu própria!Como se prepara para visitas inesperadas das famílias?
Ana Cristina: Não tenho de me preparar... surge tudo com naturalidade.Qual a história mais bonita que ouviu, no lar?
Ana Cristina: Cada residente idoso tem a sua história. Para mim não há histórias mais bonitas que outras, há toda uma vida vivida que tem importância!
Desde um idoso com dificuldade a alimentar outro, uma idosa com demência a aconchegar a outra na cama, os jogos que fazem juntos, a partilha de sorrisos... A cumplicidade entre idosos é a história mais bonita desta casa.
A instituição onde trabalha
Diretora Técnica na Casa de Repouso Solar de Santa Catarina há mais de três anos e meio, Ana Cristina percebeu a importância de trabalhar num lar que seja realmente uma segunda família.
Como é chegar ao lar de manhã?
Ana Cristina: Estou novamente num dos lugares que mais me preenche enquanto ser humano e profissional. É com um sorriso na cara!O que distingue a instituição onde trabalha?
Ana Cristina: Na instituição onde trabalho, distingue-se a sensação de estarmos em família. Esta proximidade que preenche a nossa alma e coração.Conte-nos o dia mais difícil que viveu no lar
Ana Cristina: Um dia tivemos de isolar os utentes devido à pandemia de Covid-19, foi muito difícil. Existem muitos dias difíceis, nomeadamente quando algum residente idoso parte...O que a trouxe ao mundo dos lares?
Ana Cristina: Ter a perceção de que os idosos precisam de pessoas que assegurem os seus cuidados e valorizem as suas vidas. Descobri há 13 anos o prazer de trabalhar com idosos.Descobri nos lares o prazer de trabalhar com idosos, assegurando-lhes cuidados e valorizando as suas vidas.
Lares Online: onde as pessoas nos conhecem
Ana Cristina e a Casa de Repouso Solar de Santa Catarina trabalham em proximidade com o serviço Lares Online desde Maio de 2018.
Como é trabalhar com os colegas da Lares Online?
Ana Cristina: Trabalho com os colegas da Lares Online há mais de 3 anos e corre sempre tudo bem! Com a Lares Online conseguimos que as pessoas nos conheçam e contactem para admissões futuras.
Qual o papel da Lares Online na sua instituição?
Ana Cristina: Quando transmito mais uma admissão aos colegas da Lares Online, sinto satisfação, o dever cumprido de ambas as partes. A Lares Online tem um impacto bastante positivo nesta instituição!A Lares Online é um serviço que aproxima os idosos e as suas famílias de casas de repouso e lares de idosos. Trabalhamos com uma rede alargada de residências sénior, na busca das melhores soluções para os idosos que todos os dias chegam até nós.