7 Critérios para escolher bem um Lar de Idosos
Por Marina Lopes , 09 de Dezembro de 2017 Lares e Residências
Para escolher bem um Lar de Idosos é necessário ter plena consciência das necessidades e das condições pessoais do seu familiar. Tenha especialmente em conta os seguintes critérios.
1 - Localização
Comece por definir a área geográfica da sua preferência, considerando a zona onde residem os seus familiares e amigos mais próximos, tendo em conta duas ou três possibilidades. Se definir uma área muito restrita, pode não encontrar o lar de idosos que gostaria...
2 - Tipo de alojamento e grau de autonomia
Selecione Lares de Idosos de acordo a modalidade de alojamento de que dispõem. Se a modalidade de alojamento for em quartos - no chamado de alojamento coletivo - este adequa-se mais a idosos mais dependentes, se for em apartamentos ou moradias - nas chamadas tipologias habitacionais - adequa-se a idosos mais autónomos.
As razões são óbvias, as tipologias habitacionais proporcionam mais privacidade, mas, também mais isolamento. Logo, no caso de uma pessoa necessitar de assistência ou de vigilância permanentes, deve optar por a modalidade de alojamento colectivo (em quartos). Existem alguns Lares de Idosos a disponibilizar estas duas modalidades de alojamento.
3 - Valor de mensalidade
A questão realmente limitadora na sua escolha será o valor de mensalidade que pode pagar. Pelo que convém saber, antes de mais, qual é o valor mínimo de mensalidade cobrado por cada Lar de Idosos.
Em Lares de Idosos de cariz social necessita saber qual é o valor da comparticipação familar, para além, de saber qual é o valor da comparticipação estatal. Tenha em conta que aquando o ato de admissão alguns Lares de Idosos ainda pedem uma caução ou jóia. No que respeita às tipologias habitacionais pode ser-lhe requerido um valor de aquisição ou direito de utilização vitalício.
4 - Vagas
Para não perder muito tempo, o ideal é aferir logo a existência de vagas. Mesmo que se entusiasme, num Lar de Idosos 100% lotado ninguém lhe poderá garantir que venham a existir vagas num curto espaço de tempo, a não ser que exista alguma ocupação temporária. No entanto, se não tiver urgência, pode sempre inscrever o idoso em lista de espera.
5 - Licenciamento
Se escolher um Lar de Idosos com licença de funcionamento, em princípio, não terá que se preocupar com o cumprimento dos requisitos legalmente exigidos para o exercício de atividade, no que respeita quer a instalações, a equipamentos ou à existência de pessoal qualificado.
6. Especialidades e comodidades
Ultrapassados os primeiros critérios de seleção de Lares de Idosos, deverá verificar se os mesmos disponibilizam especialidades de atendimento e comodidades que correspondam às necessidades individuais do seu familiar idoso, tais como, doenças que necessitem de acompanhamento especializado ou espaços de ocupação e lazer que o mesmo gostasse de ter ao seu dispor.
7 - Atividades
Por último, e não menos importante, deve ter em conta o plano de atividades que o Lar de Idosos tem para oferecer. O desenvolvimento de atividades contribui para um envelhecimento com qualidade e facilita a integração do seu familiar se o mesmo encontrar no Lar outros idosos com os quais possa partilhar alguma atividade que lhe dê prazer realizar.