O Regime do Maior Acompanhado em 2024 - Como funciona?

Por Madalena Silva , 18 de Junho de 2024 Idosos

O Regime do Maior Acompanhado prevê um conjunto de medidas aplicáveis a adultos ou idosos que, por doença, dependência, deficiência ou pelo seu comportamento, estejam impossibilitados de exercer os seus direitos e cumprir os seus deveres. O Regime de Maior Acompanhado é muitas vezes solicitado pelos filhos, para poderem tomar decisões que digam respeito aos pais idosos e já com dificuldades cognitivas.

Este modelo preserva a capacidade de autodeterminação da pessoa ou do idoso, prevendo que o acompanhante só possa tomar decisões em domínios específicos e previamente estipulados pelo tribunal, em que for demonstrado que o idoso já não tem condições de decidir. Neste artigo, vamos saber quem pode pedir o Regime de Maior Acompanhado em 2024 e como o pode fazer!

Read more

SAMS – Comparticipação para Lares e Residências de Idosos em 2025

Por Madalena Silva , 18 de Junho de 2024 Comparticipações

O SAMS é um subsistema de saúde que assegura assistência médica e social, através da prestação de serviços vários. Estes serviços também asseguram uma comparticipação no acesso a lares e residências de idosos, seja o Lar de Idosos de Brejos de Azeitão, seja residências assistidas de carácter privado. Veja neste artigo quanto poderá receber em 2025. 
Read more

Quando o cuidador familiar do idoso precisa de descanso | 2024

Por Madalena Silva , 18 de Junho de 2024 Apoios Sociais

Ser responsável pelas atividades quotidianas de um idoso não é tarefa fácil. O grau de dificuldade é proporcional à carga de trabalho exigida ao cuidador e a carga emocional representa, também, uma pressão acrescida.

O cuidador tem de cuidar da saúde, da alimentação, da higiene pessoal, da administração da medicação e proporcionar momentos de recreação e lazer do idoso ou da pessoa dependente. Não raras vezes, o cuidador acaba por se descurar a ele próprio em prol da pessoa cuidada.

Não é inusitado que o cuidador acabe por se anular e negligenciar a sua saúde física e mental. O cuidador informal é um familiar, um amigo ou uma pessoa próxima, que é o principal responsável por zelar pelo bem estar e segurança da pessoa dependente, o que exige uma grande disponibilidade, tempo e responsabilidade. Mas, existe uma figura de apoio social que o Governo criou para o descanso do cuidador. Neste artigo, vamos explicar-lhe o que é o Descanso do Cuidador, quem tem direito e como se processa o pedido.

Read more

Índice de Satisfação em Lar: 7 em cada 10 portugueses têm uma experiência positiva

Por Sónia Domingues , 17 de Maio de 2024 Notícias

Um estudo realizado pela avaliarlares.pt, plataforma criada pela Lares Online no início de 2023, concluiu que 7 em cada 10 portugueses avaliam a sua experiência em lares de idosos de forma positiva. Denominado por “Índice de Satisfação em Lar”, o estudo procurou analisar a opinião dos residentes em lar, dos seus familiares, dos colaboradores e de outros portugueses que já tiveram alguma experiência com um lar de idosos. A recolha destes testemunhos permitiu uma avaliação criteriosa da situação atual dos lares de idosos em Portugal e revelou que alguns portugueses continuam a contactar com lares que operam em situação de ilegalidade e à margem de qualquer fiscalização. Neste artigo, expomos os resultados do estudo, que surpreendem pela positiva!
Read more

IASFA/ADM - Comparticipação em Lares de Idosos e Apoio Domiciliário em 2025

Por Sónia Domingues , 19 de Abril de 2024 Comparticipações

A ADM (Assistência na Doença aos Militares) é um subsistema de saúde direcionado aos militares dos três ramos das Forças Armadas: Exército, Marinha e Força Aérea. Abrange os militares no ativo, na reserva ou reformados, assim como os ex-combatentes e membros da família militar que cumpram os requisitos vertidos na lei. Neste artigo, vamos explicar como os beneficiários podem solicitar reembolso das despesas médicas em 2025, como também a possibilidade de requerer apoios e comparticipações nos lares de idosos ou no apoio domiciliário e em que circunstâncias o podem fazer.

Read more