Guia para os residentes de Lares de Idosos em Bragança

Por Madalena Silva , 29 de Julho de 2024 Envelhecimento

Bragança, na região de Trás-os-Montes, é uma cidade ímpar para os amantes da história e da natureza. Habitada desde tempos remotos, foi uma zona de atração para povos como os romanos, celtas, suevos e visigodos. Ali acabou por se edificar uma localidade, e ainda hoje se podem visitar belíssimos e bem preservados vestígios monumentais dos tempos idos e autênticas peças de arquitetura. Assim, e por este motivo, acreditamos que poderá ser uma cidade em muito apreciada para quem procura um lar de idosos. 

Sendo uma região rodeada por uma beleza paisagística absolutamente deslumbrante, é, ainda, uma cidade que reúne condições bastante válidas no que toca a uma terceira idade ativa.
Uma das coisas mais importantes para uma vida ativa e qualitativa é rodear os idosos de atividades que os possam estimular. Assim, pela sua posição privilegiada em termos naturais, é possível realizar imensas atividades ao ar livre em Bragança que irão trazer a harmonia e o equilíbrio físico e mental tão necessário a quem entra nesta fase da vida. 



Oferta geral de lares em Bragança


No concelho de Bragança, existem 23 lares e residências para idosos, 15 dos quais de natureza solidária. Já no distrito de Bragança existem 104 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 60 camas.



Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Bragança?


O lar de idosos em Bragança tem habitualmente uma dimensão pequena a média e apresenta um ambiente aconchegante, para fazer face aos invernos mais rigorosos. Veste-se de cores quentes e aposta numa decoração elegante, com traços tradicionais. A esmagadora maioria dos lares e residências sénior em Bragança têm espaços exteriores que os idosos podem usufruir.

Os lares da Rede Lares Online de Bragança têm uma capacidade média para 30 residentes, oferecem acomodações em quartos individuais e duplos, quartos individuais com casa de banho, quartos triplos, suítes individuais com sala e casa de banho e suítes duplas com cama de casal. Em comum, têm camas articuladas e colchões anti-escaras, assim como sala de massagens. Existem lares de idosos da Rede Lares Online em Bragança que aceitam animais de estimação. As visitas fazem-se sem restrições.


Serviços dos Lares de Idosos em Bragança

Os lares de idosos da rede Lares Online de Bragança apostam em atividades diversas, de forma a que os residentes mantenham competências físicas, mentais e sociais, nomeadamente através de manutenção física, estimulação cognitiva, novas tecnologias e expressão plástica. Os residentes são convidados a participar em passeios e visitas culturais, assim como a fazer jardinagem regularmente para terem um maior contacto com a natureza e socializar mais.

Atividades nos Lares da Idosos em Bragança
Os lares de idosos da Rede Lares Online em Bragança dispõem de cuidados de saúde, que promovem o bem-estar e conforto dos idosos, sendo que 100% dos lares asseguram serviços de enfermagem de segunda a sexta-feira, 50% dos lares disponibilizam consultas de gerontologia 5 dias por semana, 50% oferecem a visita de um médico de clínica geral, semanalmente e 100% dos lares da Rede Lares Online oferecem serviços de enfermagem de segunda a sexta-feira. Por fim, também 100% dos lares da Rede Lares Online dispõe de animação sociocultural nos dias úteis.


Cuidados de Saúde nos Lares de Idosos em Bragança

O preço a pagar por um quarto privado em Bragança tem um valor médio de 1500 € por mês. Para os idosos que preferem ficar num quarto partilhado, a mensalidade média situa-se nos 1200€. Os valores aqui apresentados representam apenas a mensalidade fixa, não incluindo outros valores, como a medicação, as deslocações ao médico e consultas individuais.

Preços praticados nos Lares de Idosos em Bragança

O que distingue a cidade: Bragança


O concelho de Bragança é uma excelente opção para quem procura um lar de idosos na região. Esta localidade distingue-se por oferecer o equilíbrio perfeito entre os benefícios do ar da montanha, mantendo as comodidades necessárias para um envelhecimento ativo. Os idosos poderão usufruir dos serviços que apenas uma cidade moderna pode oferecer, ao mesmo tempo que estão rodeados da história monumental da cidade brigantina. Desde as pedras do romano Domus Municipalis até ao moderno Teatro Municipal de Bragança, a cidade tem cultura, gastronomia e sentido de comunidade.



Zona emblemática: Bragança


A coroar a cidade de Bragança, encontra-se a Cidadela, com as suas ruas estreitas protegidas pelas orgulhosas muralhas que protegem o castelo. Com comércio local, eventos múltiplos como a Feira das Cantarinhas e a Feira Medieval, a Cidadela é um local especial para os brigantinos. O residente em lar de idosos pode apreciar o ambiente medieval e muito rústico que se vive na Cidadela, podendo descansar num dos múltiplos cafés, restaurantes e esplanadas que dão vida às ruas da Cidadela.
Desde a Praça da Sé e subindo a rua Almirante Reis, o residente em lar de idosos em Bragança tem um espaço privilegiado para passear, fazer algumas compras nas inúmeras lojas de montras coloridas, e apreciar a monumental Sé de Bragança, enquanto descansa numa das várias esplanadas que preenchem a rua.




Pratos típicos de Bragança


A região transmontana destaca-se pela variedade de enchidos, desde logo a alheira e alheira de caça, de sabor fumado e intenso que se come habitualmente com a batata e grelos cozidos. O butelo com cascas é também um prato tradicional, que consiste num enchido de porco com ossos e a vagem de feijão, que é colocada a secar ao sol. Mas a posta de vitela mirandesa é também um prato muito tradicional que o residente em lar de idosos pode encontrar em muitos restaurantes típicos de Bragança. A carne impera nesta região montanhosa, sendo também muito conhecida pelos assados de cordeiro e cabrito. O folar salgado, recheado de enchidos, também não pode faltar nas casas dos bragançanos, na época Pascal. 



Envelhecimento ativo em Bragança


A Universidade Sénior de Rotary de Bragança, fundada em 2006 oferece uma série de actividades e disciplinas, que promovem o envelhecimento ativo à população sénior do concelho. Entre as várias opções de formação, o residente em lar de idosos pode estudar Direito e Cidadania, Inglês, Espanhol, Literatura, Expressão Musical e Artística, Artes Plásticas, História e Etnografia, Saúde e Qualidade de Vida, Ecologia e Direito Canónico. A universidade também promove uma série de atividades, como Clube de Inglês, Teatro, Oficina Escrita Criativa, Informática, Dança e Ginástica. 



Festas e eventos em Bragança


As Festas de Bragança são o ponto alto do ano para a comunidade local e os visitantes durante o mês de agosto à sua terra. A Nossa Senhora das Graças, padroeira de Bragança, festeja-se a 22 de agosto, feriado municipal, é o motivo que leva a comunidade para a rua, para assistir às efemérides religiosas, concertos e muita animação, que certamente o residente em lar de idosos também vai apreciar. 



O clima em Bragança


Se é um idoso que gosta de sentir a neve a cair, na segurança e conforto de um lar de idosos quente e acolhedor, então este é o local ideal para si. Bragança é uma região de temperatura árida, com invernos rigorosos e verões curtos, com temperaturas elevadas, mas nada que assuste os idosos transmontanos. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 1 °C a 29 °C e raramente é inferior a -4 °C ou superior a 35 °C. 



Parques e jardins em Bragança


O Jardim José António de Almeida, que se situa ao longo do rio Fervença, que atravessa a cidade de -bragança, o residente em lar de idosos pode passear por entre a população local, que habitualmente frequenta este jardim, para praticar atividade física, levar as crianças ao parque, ou simplesmente descansar nos seus bancos, abrigados do sol pelas árvores abundantes existentes. O jardim é também utilizado para inúmeros eventos culturais e recreativos.
Com um refrescante chafariz e inúmeras árvores em toda a volta, o Parque do Eixo Atlântico é um excelente espaço de lazer para os brigantinos. Este é um local privilegiado para a prática de exercício físico para o idoso que queira manter-se em forma, ou para um simples passeio. O parque é equipado com casas de banho, jardim infantil, equipamentos desportivos e bancos, onde o residente em lar de idosos pode descansar. 




A natureza em Bragança


O Parque Natural de Montesinho é um paraíso ecológico de quase 75 mil hectares, que alberga 240 espécies animais, 150 das quais são aves. Para o residente em lar de idosos que gosta de interagir com a natureza, o Parque de Montesinho oferece passeios pedestres e percursos interpretativos, entre outras atividades. Destaque também para as aldeias históricas de Rio de Onor, considerada uma das mais bonitas aldeias de Portugal, Montesinho e Gimonde, que preservam orgulhosamente a traça típica de outros tempos.



Hospitais e unidades de saúde em Bragança


O residente em lar de idosos no concelho de Bragança conta com uma extensa rede de cuidados de saúde primários, que cobrem perfeitamente todo o concelho. Com vinte unidades,entre as quais vários centros de saúde, unidades de cuidados de saúde personalizados e várias extensões de saúde que facilitam o acesso a cuidados de saúde à população que vive mais longe do centro urbano. No que refere a cuidados hospitalares, os idosos podem dirigir-se ao Hospital público, ou, se preferirem, podem optar pelo Hospital Privado de Bragança.



Museus e cultura em Bragança


Construído no século XIII, o Castelo de Bragança é um monumento nacional de estilo gótico, que está muito bem preservado. Esta é uma visita imprescindível para quem vai a Bragança e também será um local certamente apreciado pelo residente em lar de idosos, pelo exterior bem preservado e também pelo Museu Militar que alberga no interior. Note-se que apenas idosos com boa mobilidade poderão visitar o espaço interior, dadas as escadarias mais estreitas do interior do edifício histórico. 

Numa pequena habitação antiga da Cidadela de Bragança, fica guardado um tesouro de valor inestimável que é o Museu Ibérico da Máscara e do Traje. Trata-se da preservação da identidade e cultura transmontana, através da exposição de trajes utilizados pelos populares, as máscaras muito criativas utilizadas no Entrudo, e outros artigos recuperados. Com toda a certeza, as exposições patentes no museu merecerão um olhar atento do residente em lar de idosos em Bragança.

A reconhecida pintora Graça Morais, que nasceu na vizinha terra de Vila Flor, tem uma relação muito especial com Bragança, de tal forma que o município decidiu dar o seu nome ao Centro de Arte Contemporânea da cidade. O residente em lar de idosos que aprecia arte, irá encontrar neste espaço dezenas de obras de grande beleza e expressão, destacando-se o amplo acervo de Graça Morais, que doou 70 quadros avaliados em meio milhão de euros ao acervo do centro. De referir que o edifício onde está instalado este espaço de cultura, é da obra do premiado arquiteto Souto de Moura. 




Transportes e acessibilidades em Bragança


O concelho de Bragança é facilmente acessível através da A4 e fica a apenas duas horas do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Existem serviços de transportes públicos que fazem a ligação entre o concelho e outras localidades próximas e as cidades mais importantes do país. De resto, a cidade de Bragança dispõe de um serviço de Transportes Urbanos que permite à população deslocar-se facilmente por vários pontos da cidade e para as freguesias mais próximas.



​​Procura um lar de idosos em Bragança? 

Garanta uma escolha segura. Submeta o seu pedido, aqui!