Guia para os residentes de lar de idosos em Coimbra

Por Madalena Silva , 26 de Julho de 2024 Envelhecimento

Para os estudantes “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida”, mas para os idosos, Coimbra poderá ter mais atrativos na hora de ingressar num lar. A cidade marca o centro de Portugal e tem as características certas para quem quer viver uma terceira idade em pleno.
Banhada pelo rio Mondego, a cidade é conhecida por acolher a mais antiga Universidade de Portugal e uma das mais antigas do mundo. De resto, a Unesco atribuiu-lhe o estatuto de Património Mundial da Humanidade em 2013. 

A juventude e a irreverência estudantil dão vida à cidade que, para além da universidade, tem um vasto património histórico. É aqui, no centro da cidade, onde se encontra o túmulo do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Coimbra, a cidade que tem o fado universitário a estalar na garganta, tem uma extensão de 319,40 km2 e contabiliza um pouco mais de 140 mil habitantes. Já os romanos consideravam esta localidade muito importante e o legado que deixaram para trás assim o comprova.
A cidade histórica de Coimbra é considerada, ano após ano, uma das dez cidades portuguesas com mais qualidade de vida e não é por acaso que isso acontece. 



Oferta geral de lares de idosos em Coimbra


No concelho de Coimbra, existem 31 lares de idosos e residências sénior, 23 dos quais de natureza solidária, pelo que o idoso que procura apoio e cuidados tem muitas opções de escolha. No distrito de Coimbra, por sua vez, existem 147 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 164 camas.



Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Coimbra?


Os lares de idosos da Rede Lares Online em Coimbra são luminosos e elegantes, com  conforto nos quartos e espaços comuns. Os idosos podem escolher entre várias tipologias de quartos, entre eles o individual. Alguns lares e residências da Rede Lares Online apresentam quartos triplos, suítes individuais com sala e casa de banho, suítes duplas e apartamentos com copa ou kitchenette.

A capacidade média dos lares em Coimbra é de 41 residentes e as visitas não apresentam restrições horárias Em comum, os lares da Rede Lares Online têm sala de atividades e gabinete de estética. Todos os quartos da Rede Lares Online em Coimbra disponibilizam sistema de chamada e televisão por cabo.

Serviços dos Lares de Idosos em Coimbra

Os Lares da Rede Lares Online de Coimbra oferecem a possibilidade dos residentes realizarem diversas atividades, de modo a que se mantenham ativos. Atividades como manutenção física, estimulação cognitiva, expressão plástica e musicoterapia são as mais habituais. Os lares da Rede Lares Online também asseguram a prática religiosa católica e fazem a Celebração da Palavra periodicamente. 


Atividades nos Lares da Idosos em Coimbra

Os serviços de saúde propostos pelos lares da Rede Lares Online no concelho de Coimbra asseguram aos seus residentes a atenção de que necessitam para manter a qualidade de vida. 25% dos lares da Rede Lares Online disponibilizam médico de clínica geral todos os dias, 75% têm serviços de enfermagem todos os dias e 50% oferece aos seus residentes fisioterapia de grupo duas vezes por semana. Mas os cuidados de saúde não estão completos, sem uma vertente mais social e 75% dos lares garantem a presença de um animador sociocultural de segunda a sexta-feira. 


Cuidados de Saúde nos Lares de Idosos em Coimbra

A mensalidade no lar de idosos da Rede Lares Online em Coimbra tem uma média de 1919€ em quarto partilhado e 212€ em quarto individual. Estes valores não incluem extras como descartáveis, medicação ou cremes.


Preços praticados nos Lares de Idosos em Coimbra


O que distingue a cidade: Coimbra


Ocupa um lugar central no mapa de Portugal e tem uma história rica e bem preservada, mas é também uma cidade que se soube atualizar, sendo muito funcional e acessível para quem tem necessidades especiais. Para os idosos que procuram acomodar-se num lar, Coimbra promove uma vida dinâmica e ativa, em que se une a história e a contemporaneidade numa perfeita harmonia. A beleza desta cidade, aliada à centralidade que ocupa no mapa do país, faz de Coimbra um local de eleição para quem procura um lar de idosos no distrito e nas regiões limítrofes.



Zona emblemática: Coimbra


A Baixa de Coimbra, ou centro histórico, é feita  de pequenos recantos encantadores e ruas pitorescas. Aqui concentra-se muito do que é emblemático nesta cidade: a universidade, o Mosteiro de Santa Cruz, o mercado municipal, vários jardins, o comércio e serviços que dão vida a estas ruas pitorescas. Seguramente que os idosos residentes em lares, irão apreciar a baixa de Coimbra, quer para fazer um pequeno passeio, descansar nos jardins ou fazer pequenas compras e convívios.



Pratos típicos de Coimbra


A gastronomia de Coimbra é muito rica e apreciada, não só pela comunidade local, mas também pelos visitantes. De resto, foi distinguida como Região Europeia de Gastronomia 2021-2022 pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo. Os residentes na Rede Lares Online de Coimbra certamente apreciarão o sabor rico da tradicional chanfana, feita de cabra velha, com tempero de vinho tinto e alho, cozinhada em fogão de lenha. Outro prato típico desta localidade é o peculiar arroz de lampreia, considerado uma iguaria para apreciadores. Mas o prato que tem mais adeptos por todo o país é seguramente o leitão, muito típico desta região. Para os idosos que apreciam os doces, não podem perder o pastel de Tentúgal.



Envelhecimento ativo em Coimbra


A autarquia de Coimbra tem vários projetos entre mãos que visam a melhoria da qualidade de vida aos idosos, que abrangem serviços de cuidado ao idoso, medidas de promoção ao envelhecimento ativo e medidas de prevenção e proteção ao idoso.

O Programa Municipal Socioeducativo e Intergeracional proporciona aos idosos que estão integrados em IPSS, a oportunidade de se exprimirem através da arte cénica, em colaboração com a Companhia de Teatro “Teatrão”. (IPSS), que desenvolve diversos projetos envolvendo os idosos.

Coimbra é berço do consórcio Ageing@Coimbra , que visa valorizar e criar condições para um envelhecimento ativo e saudável. Este consórcio, liderado pela Universidade de Coimbra cria novos produtos e serviços inovadores, assim como novos meios de diagnóstico e terapêuticas, que melhoram os cuidados de saúde aos idosos. 



Festas e eventos em Coimbra


O Jardim da Sereia é palco habitual das Festas da Cidade de Coimbra, em honra da Rainha Santa Isabel, a santa padroeira desta localidade. As festividades decorrem na primeira semana de julho e compreendem uma série de iniciativas e eventos culturais, concertos musicais, cerimónias religiosas e desportivas. 



O clima em Coimbra


O clima em Coimbra é muito ameno, sendo ideal para o repouso do residente em lar de  idosos mais frágil. O verão é morno e seco, com temperaturas que raramente ultrapassam os 35ºC e o inverno é fresco, com alguma chuva, mas as temperaturas raramente baixam dos 4ºC.



Parques e jardins em Coimbra


Apesar de ser vastamente populada, Coimbra criou e conservou vários espaços verdes, que se fundem com a paisagem urbana. Fora do centro histórico, a cidade desenvolveu-se à volta das margens do rio Mondego, ostentando vastos jardins e parques onde, reza a história, se apaixonaram D. Pedro e Inês de Castro, naquela que viria a ser a mais trágica história de amor de Portugal. 

Os Parques Manuel Braga, Parque do Choupalinho e o Parque Verde do Mondego encontram-se junto às margens do rio Mondego, com vistas panorâmicas, equipamentos de lazer e várias esplanadas para os idosos desfrutarem da natureza. Estes parques têm passeios amplos e acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.

Com treze hectares de extensão, o Jardim Botânico de Coimbra é o maior de todo o país. Fundado em 1772, o jardim era utilizado como fonte de pesquisa pela universidade. Para além de plantas de todo o mundo, o jardim tem duas estufas, uma fonte, uma capela que pertenceu a monges beneditinos, um bosque de bambu e parte das muralhas originais da cidade.

​Este passeio poderá ser indicado para os idosos mais fisicamente aptos, uma vez que a extensão do parque exige alguma resistência. 


A natureza em Coimbra


O residente em lar de idosos em Coimbra tem na Mata Nacional do Choupal 79 hectares de arvoredo, onde se destacam o choupo, o plátano, a nogueira-preta e o cedro dos pântanos. 
É considerada um dos pulmões de Coimbra, com os seus 79 hectares onde predominam o choupo, o plátano, a nogueira-preta e o cedro dos pântanos. 
É um dos locais que os populares mais apreciam, para momentos de lazer e para respirar o ar puro da mata e para fazer atividades físicas ao ar livre.  



Hospitais e unidades de saúde em Coimbra


Ao nível de serviços de saúde oferecidos, Coimbra destaca-se do restante país com aquele que é considerado o melhor hospital do país. Trata-se do Hospital da Universidade de Coimbra, mas também existe variada oferta privada, como o Hospital da Luz e o Hospital da CUF.



Museus e cultura em Coimbra


Entre a universidade, os parques à beira-rio, os vestígios romanos e o vasto património religioso, Coimbra está repleta de locais de interesse. 

Dentro da Universidade de Coimbra há todo um mundo a explorar, destacando-se a Capela de São Miguel, com a sua torre sineira; o Museu da Ciência que tem várias coleções históricas de ciência; o Paço das Escolas, uma amplo espaço rodeado de edifícios históricos, onde são realizadas as cerimónias académicas; a Biblioteca Joanina, com os 60.000 volumes do século XII ao século XVIII e com um imponente edifício de três pisos que data do século XVIII.

O Mosteiro de Santa Cruz foi fundado em 1131 pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, e contou com o generoso apoio de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, que foram sepultados precisamente neste mosteiro, que é um dos principais monumentos históricos e artísticos do país. Fernando Martins de Bulhões, que se tornou no Santo António de Lisboa, foi estudante neste mosteiro, no século XIII. 

Quem nunca ouviu falar no Portugal dos Pequenitos? Um parque temático que reproduz, à escala das crianças, os principais monumentos portugueses. Inaugurado em 1940, a obra pensada pelo professor Bissaya Barreto, faz parte do imaginário português de há gerações, e mais não fosse, está repleto de crianças felizes aos saltinhos por entre os pequenos edifícios. Certamente será um prazer para os idosos visitar este espaço.


Transportes e acessibilidades em Coimbra


Por se encontrar numa área geográfica privilegiada, no centro do país, Coimbra está a 120 quilómetros do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, a 190 quilómetros do aeroporto de Lisboa e a pouco mais de 200 quilómetros  da capital. A cidade está coberta por uma rede de transportes públicos eficiente e acessível. As viaturas, em algumas linhas como a do hospital, têm piso rebaixado e rampas de acesso para cadeira de rodas. A autarquia também disponibiliza um serviço de transporte de porta a porta nos dias úteis. Coimbra também dispõe de linha de comboio, que faz ligações a várias cidades do país, entre as quais Lisboa e Porto. De resto, a cidade está bem servida de acessos rodoviários e a viagem até à costa faz-se em menos de uma hora, podendo os idosos desfrutar das belas praias da Costa de Prata.



Procura um lar de idosos em Coimbra?

Submeta o seu pedido ou então ligue 939 667 800.