Diretora técnica num Lar Online: Anabela Filipe
Por Sónia Domingues , 09 de Fevereiro de 2023 Profissionais
A Lares Online orgulha-se de trabalhar com profissionais íntegros, com grandes capacidades comunicativas e empáticas. Os profissionais que têm as competências necessárias para criarem nos lares onde trabalham um ambiente saudável, leve e com rigor, para que os idosos se sintam realmente em casa. Com a ajuda especializada da Lares Online, esta Diretora Técnica atua em todas as frentes para que o lar de idosos onde trabalha seja líder no setor.
As diretoras técnicas que trabalham com os parceiros Lares Online são inclusivas, sensíveis e fazem a diferença na vida das famílias e dos idosos!
O sucesso das instituições parceiras da rede Lares Online passa muito pela competência, não só de quem as detém, mas também de quem as dirige: a diretora técnica. Hoje é a vez de Anabela Filipe brilhar!
Diretora técnica da Mar Sénior - Quinta das Memórias
Finalista de um curso profissional de Técnicas Aplicadas aos Serviços e à Comunidade, a jovem Anabela Filipe iniciou a sua experiência profissional como auxiliar numa Instituição Particular de Solidariedade Social, que acolhia pessoas com deficiência cognitiva ou física. A direção do lar logo percebeu o seu potencial e estimulou-a continuar os seus estudos na área social. Depois de formada em Serviço Social pela Universidade Lusófona, Anabela Filipe começou a trabalhar como animadora sociocultural numa ERPI, tendo sido posteriormente promovida ao cargo de diretora técnica, onde fez carreira. Fruto da sua dinâmica e reputação, foi convidada a assumir a responsabilidade técnica da recente residência Mar Sénior, um empreendimento de grande qualidade e potencial, com o objetivo de fazer deste um lar de referência.
Quais são as principais Soft Skills necessárias para uma diretora técnica trabalhar em lar?
Anabela Filipe - Eu já fui auxiliar e animadora ao longo do meu percurso profissional. Não seria uma diretora técnica tão completa se não tivesse desenvolvido todas estas experiências. O facto de ter desenvolvido o meu trabalho de auxiliar e hoje estar na coordenação dos recursos humanos permitiu-me criar uma empatia muito grande, que obviamente culmina na valorização da minha palavra. Ou seja, aquilo que eu digo é tido em consideração, como diretora técnica. Porque eu não digo apenas por dizer, eu digo com conhecimento de causa e mostro que efetivamente fazendo daquela forma o sucesso será muito superior.
Para mim, uma diretora técnica tem que ter resiliência, a capacidade de resistir às adversidades, mas acima de tudo tem que ter empatia para com as pessoas e idosos residentes no lar.
O que faz para encantar as famílias no 1º contacto?
Anabela Filipe - Aquilo que eu faço para encantar as famílias, quer nas entrevistas presenciais, quer nas telefónicas, muitos deles, encaminhadas pela Lares Online, é ser o mais transparente e honesta possível. Eu não digo às famílias que uma instituição é só coisas boas. Uma instituição também tem as suas dificuldades, os seus problemas e há coisas do dia a dia que não correm tão bem. Mas há uma coisa que, para mim enquanto diretora técnica, é importantíssima: é a comunicação.
Sou o mais transparente e honesta possível, para desenvolver com as famílias uma relação de comunicação e confiança.
Qual a história mais bonita que ouviu no lar?
Anabela Filipe - Recebi um utente, que tinha vindo de uma condição social muito adversa, vítima de um despejo coercivo por parte do seu senhorio. Era uma pessoa que tinha hábitos de acumulação e vivia numa situação de insalubridade completa, era uma situação muito delicada. Quando ele entrou na instituição, era indescritível a forma como ele estava, do ponto de vista físico e do ponto de vista mental.
Fizemos um percurso muito difícil e muito desafiante com este utente, mas depois descobrimos que ele tinha aptidões fantásticas, como o uso do computador. O senhor ainda tentou ter alguma acumulação de objetos durante algum tempo, mas com o nosso trabalho diário, e com muito respeito pela singularidade e identidade do utente, conseguimos ultrapassar esta compulsão. De fato, ele continuou a acumular, mas em pastas de computador, criando pastas organizadas para músicas, fazia pastas e downloads de filmes e de livros que ele lia. O utente continuava a acumular mas de uma forma organizada, estruturada e com muito mais saúde mental para ele, porque a acumulação que ele fazia era positiva. É um exemplo claro que uma ERPI pode dar uma resposta distinta e diferenciada e que traz tudo o que é de melhor do ponto de vista físico e cognitivo das pessoas.
Lembro-me de um idoso que precisava de acompanhamento para direcionar de forma saudável as suas necessidades diárias.
Lares Online: a única forma de lotar um lar
A diretora técnica recorre aos serviços da Lares Online porque considera que a exposição online da instituição onde trabalha é fundamental para o seu sucesso. A Residência Mar Sénior estabeleceu uma parceria com a Lares Online desde o primeiro momento. E em boa hora o fez, porque a Lares Online tem vindo a contribuir muito consideravelmente para o sucesso desta residência sénior.
Como é trabalhar com a Lares Online?
Anabela Filipe - Trabalhar com a Lares Online é fácil e é muito intuitivo. É muito bom trabalhar com as colegas assistentes sociais, que fazem o encaminhamento na Lares Online. Elas fazem um trabalho fantástico. Têm uma capacidade de criar uma relação, tem uma forma de estar e uma forma de comunicar muito assertiva e intuitiva.
A Lares Online facilita-me muito o trabalho. Quando eu recebo o utente encaminhado pela Lares Online, a família já vem com uma referência muito positiva da instituição e da diretora técnica.
As colegas passam uma mensagem tremendamente positiva, assertiva e muito direcionada para aquilo que o utente efetivamente procura. A minha articulação com as assistentes da Lares Online tem sido excelente, denoto que do outro lado há muita preocupação com o bem-estar do utente e com a escolha do local correto para abraçar a resposta adequada àquela necessidade do utente.
Qual é a sua apreciação do trabalho da Lares Online?
Anabela Filipe - A Lares Online faz um trabalho fantástico do ponto de vista da exposição, da publicidade ao lar, os textos estão bem redigidos, as fotografias são de uma grande qualidade. Eu elogiei muito o trabalho do fotógrafo da Lares Online, que fez um trabalho fantástico, as fotografias estão lindas.
Para além da exposição e da publicidade que é feita ao lar pela Lares Online, há um rigoroso trabalho, porque quando as famílias chegam até mim a sua ideia do lar é extremamente positiva.
Eu sinto perfeitamente que há um rigoroso trabalho prévio porque, quando as famílias chegam até mim, a sua ideia do apoio é extremamente positiva. A Lares Online é uma plataforma muito facilitadora para as famílias, que muitas vezes se sentem completamente perdidas. A Lares Online tem a capacidade de ajudar e de orientar de uma forma estruturada, organizada e coerente e guiar as famílias para os locais certos.
Em que beneficia o lar do serviço Lares Online?
Anabela Filipe - A Lares Online tem um peso extremamente significativo na taxa de ocupação, contribuindo de forma extremamente ativa e positiva na nossa taxa de ocupação. Também têm muito cuidado com a articulação connosco e estamos sempre em contacto de alguma forma. É muito fácil a forma de comunicar. São muito dedicados, os colegas da Lares Online gostam do que estão a fazer, tal como eu. Isto é notório na forma como nos transmitem a mensagem, como se dirigem a nós, e como nos passam a informação.
A Lares Online é responsável pela grande maioria dos clientes angariados pela Residência Mar Sénior, tem sido, por isso, indispensável para o crescimento da nossa instituição.
Um lar com instalações pensadas ao pormenor
O que faz do lar onde trabalha um lar de qualidade?
Anabela Filipe - Os nossos auxiliares diariamente são trabalhados para tratar as pessoas da forma como elas gostam de ser tratadas. Preocupamo-nos muito com a imagem da pessoa, com a roupa que a pessoa tem vestida, com a forma como está penteada. Preocupamo-nos muito com o conforto da pessoa quando está sentada na sala e com a ocupação das pessoas no dia-a-dia. A Mar Sénior oferece aos seus clientes um ambiente afável, familiar e acolhedor. Acima de tudo gostamos de trabalhar nas características e necessidades individuais dos nossos utentes e trabalhamos os nossos recursos humanos para poder dar essa resposta diferenciada e distinta a cada um deles.
É uma instituição que eu considero muito voltada para o bem estar do residente idoso, que trabalha em função da sua condição individual.
Como é chegar ao lar de manhã?
Anabela Filipe - A primeira tarefa do dia e a última do dia, é sempre o «bom dia» e o «até amanhã». Há coisas que são imprescindíveis, e sempre que alguma coisa faz com que isto não aconteça, os meus utentes estranham e perguntam por mim. Os idosos têm a necessidade de me transmitir que necessitam disto ou aquilo, que houve qualquer coisa que não correu tão bem durante a noite ou outra coisa qualquer. Eles têm muito à vontade e sabem que eu, enquanto diretora técnica, estou sempre disponível para os ouvir com atenção.
Quando chego ao lar, tento sempre falar com os residentes idosos, eles procuram-me para falar de pequenas coisas e eu estou disponível.
Como foi o dia mais difícil que viveu no lar?
Anabela Filipe - Na residência sénior Mar Sénior, no cargo de diretora técnica, foi a experiência do primeiro óbito, sem sombra de dúvida. O pior de tudo é comunicar à família, é passar a mensagem, é acordar a família e dizer-lhe que sou portadora de uma má notícia. Por muito que se repitam situações destas, por muito que seja uma situação até previsível, nunca temos as palavras certas para dizer às pessoas.
O primeiro óbito foi, sem sombra de dúvida, o dia pior que vivi no lar. Mas um falecimento no lar é sempre difícil de ultrapassar, mesmo que não seja a primeira vez.
Na Lares Online, oferecemos ajuda especializada a famílias e instituições. Damos informação atualizada e relevante sobre residências sénior e lares de idosos de norte a sul do país. Trabalhamos com uma rede alargada de lares com qualidade garantida, com uma diretora técnica de sucesso, na busca das melhores soluções para os idosos e famílias que todos os dias chegam até nós.