Casa de Repouso Sonhos Meus: tudo mudou com a Lares Online
Por Sónia Domingues , 11 de Novembro de 2022 Profissionais
Num bairro da pacata localidade de Marinhais, em Santarém, destaca-se a vivenda típica alentejana com rebordos pintados a ocre que acolhe a Casa de Repouso Sonhos Meus. Idealizada pela mãe de Cínia Pereira, diretora técnica da instituição, a simpática moradia térrea é perfeita para garantir a mobilidade e independência dos residentes. Parceira da Lares Online desde 2017, Cínia já não se preocupa com a angariação de clientes e tem mais tempo para se dedicar à gestão da instituição.
Uma casa pensada na mobilidade e na relação com os idosos
Cínia Pereira tinha 19 anos quando a Casa de Repouso Sonhos Meus foi inaugurada. Foi ao trabalhar lado a lado com a mãe, no cuidado ao idoso, que intensificou a sensibilidade para a área social. Mais tarde, quando a vida permitiu, optou por formar-se na área de Ciências Sociais, para reforçar e ampliar os conhecimentos que adquiriu com a experiência.
A Casa de Repouso Sonhos Meus está instalada numa moradia térrea. Que vantagens tem esta estrutura para os idosos?
Cínia Pereira - Existem muitas vantagens deste tipo de estrutura: é a facilidade de movimentação, a luminosidade e os acessos para os idosos, que podem movimentar-se normalmente sozinhos e com muita segurança. Mas também simplifica o trabalho para entidades como os bombeiros, com quem trabalhamos muitas vezes.
Que ganha a família ao optar pelo seu lar, em vez de uma residência de grande dimensão?
Cínia Pereira - O facto de serem poucos utentes permite-nos conhecer as particularidades dos nossos idosos. Sabemos quem gosta de kiwi e quem gosta de pêra, que aquele utente não gosta de salada, mas gosta de cenoura. São essas pequenas diferenças que diariamente fazem falta numa residência muito grande. É uma relação mais pessoal, de familiaridade.
O que é fundamental para uma boa adaptação do idoso ao lar?
Cínia Pereira - É preciso que haja um apoio e uma interligação entre a família e a instituição. A família fornece-nos o máximo de informação pormenorizada do utente, o pequeno-almoço, a que horas gosta de se levantar, aqueles pequenos pormenores que ajudam a que o acolhimento seja mais fácil nos primeiros dias. A família também traz objetos pessoais, fotos e outras coisas para colocar no quarto, para que seja um espaço acolhedor para o idoso, como sendo um espaço familiar.
Como é que se praticam preços acessíveis numa estrutura pequena?
Cínia Pereira - Vai-se fazendo uma grande ginástica. O facto de ser um edifício próprio, e não alugado, dá-nos uma margem de manobra para não sobrecarregarmos tanto os nossos utentes com mensalidades que não podem comportar. Tentamos também procurar sempre os melhores serviços aos melhores preços. Seja o senhor da fruta, seja a mercearia, seja segurança e higiene alimentar, sejam seguros, em todos os serviços é preciso ter o melhor ao preço justo.
Lares Online, a parceria exclusiva para o marketing e angariação de clientes
A Casa de Repouso Sonhos Meus está presente na plataforma online desde 2017, havendo uma parceria muito consolidada. Sempre que surge uma vaga, esta é comunicada à equipa Lares Online, que envia candidatos rapidamente, neste momento, todas as camas estão ocupadas.
A Lares Online é a sua plataforma de eleição?
Cínia Pereira - Sim, definitivamente. É a nossa plataforma de eleição e é a única com que trabalhamos. Estamos muito satisfeitas com a parceria da Lares Online. É uma ligação muito simpática e sobretudo empática. Todas as assistentes sociais da Lares Online são muito profissionais e simpáticas, dão indicações muito úteis.
Definitivamente, a Lares Online é a nossa plataforma de eleição e a única com que trabalhamos. Estou muito satisfeita com a Lares Online.
Onde entra a Lares Online na sua gestão das vagas?
Cínia Pereira - A Lares Online tem tido um papel fundamental para mantermos a lotação habitualmente totalmente preenchida. Nesse aspeto, a parceria é muito útil. Sempre que temos alguma vaga, informamos a Lares Online, que rapidamente encaminha idosos. Conseguimos avaliar no imediato se o candidato enviado pela plataforma é adequado para a vaga disponível na casa de repouso. Sempre que há vaga num quarto duplo ou triplo, temos que analisar também as características dos idosos que já lá estão, para ver se o candidato se encaixa no grupo.
Com uma casa de repouso desta dimensão, não podemos demorar a reocupar as vagas. Quando surge uma vaga, não perdemos tempo. Informamos logo a Lares Online e a vaga é ocupada de imediato.
O que mudou: antes e depois da Lares Online?
Cínia Pereira - Tudo, tudo mudou. Já não tenho preocupação com a angariação de clientes, o que é ótimo, porque o dia-a-dia já é tão corrido e facilita-nos muito a vida. Tenho mais tempo para os residentes idosos e acabo por trabalhar mais a gestão da casa de repouso.
Já não me preocupo com a promoção da casa de repouso e com a angariação de clientes. A Lares Online facilita-me muito a vida.... agora tenho mais tempo para os residentes e para a gestão da casa de repouso.
O equilíbrio entre o resguardo da Covid-19 e o convívio social
A pandemia de Covid-19 mudou as rotinas e as prioridades dos lares de idosos. Mas estão lentamente a voltar à normalidade, ainda que promovendo a segurança dos residentes idosos.
O uso das tecnologias ficou para além da Covid-19 na Casa de Repouso Sonhos Meus?
Cínia Pereira - Sim, utilizamos cada vez mais as novas tecnologias. Fazemos videochamadas para as famílias, e fazemos também jogos ou trabalhos no computador. Isto porque temos idosos que já sabem mexer nas tecnologias, quase todos têm telemóvel. Criámos grupos na rede social Whatsapp, onde diariamente vamos colocando as fotos e as atividades que os idosos fazem com a animadora.
As indicações da Direção-Geral de Saúde pós-pandemia estão definidas para os lares?
Cínia Pereira - Não, até agora não temos indicações claras, apenas o uso de máscara. Somos nós que tentamos ter um pouco de cautela, porque os idosos são muito sensíveis, mas as famílias têm sido bastante compreensivas. Esta abertura já é muito positiva, tendo em conta o que tivemos nos últimos dois anos.
Então como estão a retomar a normalidade depois da pandemia?
Cínia Pereira - Os idosos já podem fazer atividades no exterior do lar, já podem ir a casa almoçar com as famílias e o regresso também é mais tranquilo. Há já um bocadinho mais de abertura, mas claro que ainda temos que usar máscara dentro do lar e as visitas ainda não se processam como nós gostaríamos. Pelo menos neste inverno, ainda vamos manter um pouco de cautela. A duração máxima de visitas é de uma hora, e o máximo de três visitas para cada utente por dia, para mantermos um número limitado de pessoas na instituição. Sempre com máscara e desinfeção das mãos.
A moral da equipa está no topo das prioridades
Qual é a principal dificuldade de trabalhar com idosos?
Cínia Pereira - Emocionalmente, as demências. No geral, há muito desconhecimento sobre as demências, há necessidade que as famílias saibam o que têm em mãos. Mas nós enquanto instituição já temos um outro conhecimento, e a luta diária é sensibilizar e formar os colaboradores para esta realidade. Temos que ser camaleões para nos adaptarmos aos residentes que sofrem com alguma demência. Porque agora sou a Odete, daqui a bocado sou o marido, para aquele idoso sou a prima e mais logo sou a mãe. Com a demência não vale a pena contrariar. Isto, todos os dias, torna-se muito desgastante emocionalmente para as colaboradoras.
Como combate o desgaste e o cansaço da sua equipa profissional?
De entre a pacata localidade de Marinhais, Cínia Pereira espreita o futuro dos Lares de Idosos em Portugal e espera que os cuidados prestados aos idosos tenham cada vez mais qualidade.
Também quer uma parceria forte?
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